Indicadores da qualidade social da educação: contribuições para o contexto dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022005

Palavras-chave:

Política Pública, Indicadores de Qualidade, Âmbitos da Avaliação, Qualidade Social da Educação

Resumo

Esta investigação tem como objetivo desenvolver indicadores da qualidade social da educação no cenário dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Neste exercício teórico nos apoiamos na pesquisa documental, bibliográfica e na consulta de dados estatísticos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A construção destes indicadores levou em consideração a relação estabelecida entre a instituição e a sociedade, a sua natureza enquanto política pública educacional e suas dimensões estruturantes e balizadoras das suas práticas atreladas à organização do trabalho pedagógico. A proposição colocada nesta investigação se mostra como uma possibilidade de entendimento da realidade institucional a partir de um olhar dos seus processos para além das métricas e índices estandardizados tradicionais, considerando ainda a qualidade social da educação como um elemento integrante da própria política educativa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da área de políticas e gestão da educação do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/UFRGS).

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

FONTOURA, J. S. D. de Ávila. Indicadores da qualidade social da educação: contribuições para o contexto dos Institutos Federais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022005, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/7559. Acesso em: 22 dez. 2024.