A Educação Financeira e o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12996

Palavras-chave:

Temas contemporâneos transversais, Escola , Competências

Resumo

A Educação Financeira é reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um tema contemporâneo transversal essencial para a vida humana e uma habilidade obrigatória nos componentes curriculares das escolas. Ao se tornar obrigatória, a Educação Financeira ganhou maior representação na literatura devido à falta de conhecimentos sobre o assunto, à importância da formação de cidadãos com consciência financeira e ao seu reconhecimento mundial como política de inclusão e cidadania. Este trabalho tem por objetivo discutir os conceitos de Educação Financeira que têm sido trabalhados na Educação Básica. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura por meio de buscas na base de dados do Google Acadêmico, analisando 42 trabalhos incluindo artigos, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, produtos educacionais, capítulos de livros e trabalhos publicados em anais de eventos. A análise revelou que a Educação Financeira deve ser trabalhada de forma interdisciplinar no contexto escolar, integrando diferentes componentes curriculares. Observou-se a importância do envolvimento dos professores na formação e capacitação em Educação Financeira, destacando seu papel crucial no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, identificou-se uma falta de consenso sobre a abordagem conceitual de Educação Financeira e a ausência de diretrizes claras para sua implementação, o que pode dificultar a integração efetiva desse tema na Educação Básica. Além disso, a pesquisa identificou lacunas no conhecimento sobre os resultados positivos e negativos da Educação Financeira na Educação Básica, indicando a necessidade de mais estudos voltados à avaliação de sua eficácia nas escolas. Assim, o desenvolvimento contínuo de estratégias pedagógicas específicas para a Educação Financeira se mostra imprescindível para assegurar que os estudantes adquiram habilidades financeiras necessárias para sua vida pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréia Alves de Carvalho Borges, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduação em PEDAGOGIA (96.776 DE 27/09/1988) pelo Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado (1998). # Graduação MATEMÁTIICA pela UEG (Agosto de 2003), # Pós-gradução a nivel de especialização em Matemática e Estatística pela UFLA (Agosto de 2001). # Pós-gradução a nivel de especialização em Psicopedagogia pela UNIVERSO (Dezembro de 2005) - com a lnha de pesquuisa "O TDAH e a banalização do diagnóstico: uma afronta a aprendizagem". # Pós-gradução a nivel de especialização em GDE pela UFG (Junho de 2012) - com a a linha de pesquisa "Reflexões e Possibilidades da Educação para a Diversidade Sexual no PPP do Colégio Estadual Pr José Antero Ribeiro". # Mestranda em Profissional em Ensino de Ciências pela UEG # Professora regente efetiva da SEE-Goiás, desde 2004 - trabalhei até janeiro. de 2022 no COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS-UNIDADE PR JOSÉ ANTERO RIBEIRO em Bom Jesus de Goiás, pedi remoção e hoje estou desempenhando a mesma função (professora de Matemática e Matemática Financeira) no Colégio Estadual Moisés Santana, na mesma cidade.

Plauto Simão de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Licenciado em Biologia (2004) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com formação em coleta e estudos botânicos da flora do Cerrado, técnicas de herbário, noções básicas de Anatomia Vegetal; Especialista em Biologia Vegetal (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com enfoque em estudos fitossociológicos e comunidades de plantas lenhosas de cerrado sentido restrito; Mestre em Botânica (2008) pela Universidade de Brasília (UnB) com enfoque em taxonomia de Myrtaceae, Doutor em Ecologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado Sanduíche pela University of Oxford e Royal Botanic Gardens, Kew (2012) com enfoque em ecologia de populações, sistemática filogenética e biogeografia de plantas, especialmente da família Myrtaceae. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG - 2019-2024) com enfoque na formação de recursos com enfoque em estudos de formação de professores, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem Significativa; é Membro permanente da Especialização (Lato Sensu) Manejo e Conservação dos Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários (UEG/Câmpus Palmeiras de Goiás) com enfoque em estudos de biodiversidade, flora de Angiospermas e Sistemática Filogenética. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Molecular, Biogeografia, Botânica e Estrutura Populacional de Plantas. Além disso, atua com formação de professores, Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa; possui vários anos de experiência como coordenador de projeto PIBID-Biologia/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Atua como pesquisador associado ao LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) com enfoque em conservação, serviços ecossistêmicos e botânica no Cerrado brasileiro. 

Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB.Atua nos cursos de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas da UEG-Palmeiras de Goiás ministrando disciplinas, orientação de TCC e IC.Tem experiência em estudos florísticos, fitossociológicos e ecológicos com enfoque na análise de biomassa e estoque de carbono nas formações savânicas e florestais do Cerrado.Se dedica à pesquisa na área de Ensino, voltada à formação de professores e desenvolvimento de Produtos e Processos Educacionais, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis (http://www.ppec.ueg.br).Para saber mais acesse o LoVEPlantsCerrado (https://sabrinacmiranda.wixsite.com/loveplantscerrado).

Referências

ALMANSA, S. D. Inflação sob a perspectiva da Educação Financeira escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Matemática (EBRAPEM), 2017. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/files/2018/10/gd15_Suziane_Almansa.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2023.

ARAÚJO, A. de. Educação Financeira na Educação Básica: Uma Proposta Didática a Partir do Letramento Financeiro. 2021. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Araguaína, Araguaína, TO, 2021. Disponível em: <https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4695>. Acesso em: 18 dez. 2023.

BARBOSA, B. B.; CONTE, E. Educação financeira na educação básica: limites e possibilidades. In: FOSSATTI, P.; JUNG, H. S.; CASAGRANDE, C. (org.). Pedagogia, epistemologia e prática docente: aspectos da docência e da aprendizagem - processos emergentes. 2. ed. Canoas: Unilasalle, 2019. p. 50-63. Disponível em: <https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/1247>. Acesso em: 17 dez. 2023.

BATISTA, J. A. L.; GONÇALVES, V. P. A importância da educação financeira nas escolas: uma análise dos possíveis benefícios para as famílias brasileiras. 2021. 37 f. Monografia (Bacharel em Administração de Empresas) - Departamento de Gestão e Negócios, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, 2021. Disponível em: <http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6549>. Acesso em: 25 fev. 2024.

BORGES, A. A. Estratégia Nacional de Educação Financeira como Política Pública da Educação Básica. 2021. Trabalho de Curso (Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Rio Verde, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 25 fev. 2024.

BREITENBACH, J. D. Pesquisa em Educação Financeira no Brasil: Elementos da Produção Acadêmica (2010 – 2020). In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (SEMPE), 3., 2020. Anais... v. 3, n. 1, p. 1-5, ISSN 2675-8970.

CAMPOS, M. B. Educação financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. Disponível em: <http://www.repositorio.ufjf.br:8080/jspui/bitstream/ufjf/1789/1/marcelobergaminicampos.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2023.

CARDOSO, A. E. A Educação Financeira na Educação Básica Pública de Goiás. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, GO, 2018.

CHIARELLO, A. P.; SANTOS BERNARDI, L. dos. Educação Financeira Crítica: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 66, p. 31 – 44, 2015. DOI: 10.4322/gepem.2015.026. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/46. Acesso em: 26 dez. 2023.

CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; SILVA, M. N. da. Educação Financeira no Brasil: Uma Perspectiva Panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 69–84, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841. Acesso em: 22 dez. 2023

CUNHA, C. L. da; LAUDARES, J. B. Resolução de problemas na Matemática Financeira para tratamento de questões da educação financeira no ensino médio. Bolema: Boletim de educação matemática, v. 31, p. 659-678, 2017.

D'AQUINO, C. Educação Financeira: Como Educar Seu Filho. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008.

DREBEL, L.; RECKZIEGEL, S. J.; FLACH, R. O.; FERLA, R.; ROTHER, L. Educação financeira: a visão de jovens universitários, em relação a vida financeira familiar. Revista Conexão, n. 11, p. 171-204, 2023. Disponível em: https://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/311/309. Acesso em: 18 jul. 2024.

DIAS, J. N. M. Educação financeira escolar: a noção de juros. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora, 2015.

FERNANDES, L. de F. B.; VILELA, D. S. Educação financeira na escola básica brasileira: um olhar sociológico. Revista Brasileira de História, Educação e Matemática (HIPÁTIA), v. 4, n. 1, p. 176-186, 2019.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GADOTTI, A. C.; BAIRER, T. Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica. Revista de Educação, Ciências e Matemáticas, v. 6, n. 3, p. 100-109, 2016.

GRANDO, N. I.; SCHNEIDER, I. J. Educação financeira: o que pensam alunos e professores. Revista Educação em Questão, v. 40, n. 26, p. 195-219, 2011.

HARTMANN, A. L. B.; MALTEMPI, M. V. A abordagem da Educação Financeira na Educação Básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de Matemática. EM TEIA-Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 2, p. 1-23, 2021.

HARTMANN, A. L. B.; MARIANI, R. de C. P.; MALTEMPI, M. V. Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise de atividades didáticas relacionadas a séries periódicas uniformes sob o ponto de vista da Educação Matemática Crítica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, p. 567-587, 2021a.

HARTMANN, A. L. B.; RANGEL, A. C. F.; DOS SANTOS MALHEIROS, A. P. Educação Financeira Escolar e Modelagem Matemática: uma proposta de discussão para a Educação Básica. INTERMATHS, v. 2, n. 1, p. 106-120, 2021b.

HURTADO, A. P. G.; FREITAS, C. C. G. A importância da educação financeira na educação de jovens e adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 56-76, set.-dez. 2020. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/download/52731/30289/245684>. Acesso em: 17 dez. 2023.

KERN, D. T. B. Uma reflexão sobre a importância de inclusão de Educação Financeira na escola pública. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/87>. Acesso em: 11 dez. 2023.

LEFFLER, R.; SOUZA, C. V. F. de; SOUZA, M. A. V. F. de. Educação Financeira e o Desenvolvimento Sustentável: uma Revisão Sistemática de Literatura. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 4, p. 502–513, 2021. Disponível em: <https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9579>. Acesso em: 16 nov. 2023.

LIMA, A. de S.; COSTA, C. S. Educação financeira na educação básica: um bom negócio. Educação Matemática Em Revista, v. 20, n. 44, p. 30-38, 2015. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/25946/>. Acesso em: 15 dez. 2023.

MATTA, R. O. B. Oferta e demanda de informação financeira pessoal: o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

MAZZI, L. C.; DOMINGUES, N.S. Educação financeira na educação básica: um foco nas percepções dos estudantes. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 2, p. 1-24, 2021.

MENEZES, A.; RODRIGUES, C.; DE ASSIS, C. Sequência didática com a temática educação financeira para a educação básica. In: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.). Actas del 7° Congreso Uruguayo de Educación Matemática. Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2017. p. 171-178.

MIRANDA, A. E. C. de. Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica. 2022. Disponível em: <https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4351?mode=full>. Acesso em: 17 dez. 2023.

MODERNELL, Á. Por que educação financeira para crianças? Disponível em: <http://www.capesesp.com.br/web/pep/educacao-financeira-para-criancas>. Acesso em: 13 dez. 2023.

MORLIN, M. F. Educação Financeira: sua importância no Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberaba, Uberlândia, MG, 2023. Disponível em: <https://repositorio.uniube.br/handle/123456789/2420>. Acesso em: 18 dez. 2023.

MÜLLER, T. L. Educação Financeira e Educação Estatística: Inflação como tema de Ensino e Aprendizagem. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, 2018.

NASCIMENTO, C. P. do; STADLER, Be. de L. da S. F.; BECHARA, M. T. Importância da educação financeira na educação básica. Revista Terra e Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. 74, p. 213-225, fev. 2022.

OECD. Advancing National Strategies for Financial Education: A Joint PublicationbyRussia’s G20 Presidencyandthe OECD. Paris: Secretary-General ofthe OECD, 2013. Disponível em: <https://www.oecd.org/finance/financial-education/G20_OECD_NSFinEd_Summary.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2024.

OLIVEIRA, A. dos A. Educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32214>. Acesso em: 17 dez. 2023.

OLIVEIRA, S. da S.; STEIN, N. R. A Educação Financeira na Educação Básica: um novo desafio na formação de professores. Universo Acadêmico, Taquara, v. 8, n. 1, p. 11-31, jan./dez. 2015.

OLIVIERI, M. de F. A. Educação financeira. Revista Eniac Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 43-51, 2013.

PERETTI, L. C. Educação financeira na escola e na família. 2. ed. Dois Vizinhos, PR: Impressul, 2007.

RAMOS, M. C. M. Educação Financeira na Educação Básica: Abordagem em algumas escolas do município do Conde. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Licenciatura em Matemática a distância, Universidade Federal da Paraíba, Conde, PB, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26365>. Acesso em: 19 dez. 2023.

REBELLO, A. P.; HARRES, J. B. S.; DA ROCHA FILHO, J. B. Educação financeira: uma proposta pedagógica para alunos do ensino médio politécnico. Holos, [S.l.], v. 6, p. 308-314, 2015. DOI: 10.15628/holos.2015.3645. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645. Acesso em: 17 dez. 2023.

ROSSI, E.; ARAUJO, A. P. L. A importância da educação financeira no currículo da educação básica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S.l.], v. 7, n. 12, p. 765–776, 2021. Disponível em: <https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/3498>. Acesso em: 12 dez. 2023.

SAITO, A. T. Uma contribuição ao desenvolvimento da educação em finanças. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br>. Acesso em: 11 dez. 2023.

SANTOS, J. C. dos. Educação financeira na educação básica: aplicabilidade no mercado de investimentos na era da moeda digital. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. Disponível em: <http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/886>. Acesso em: 15 jan. 2023.

SARLO, J. C. Atividades visando à inclusão da Educação Financeira no currículo de Matemática no Ensino Básico. 2019. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019. Disponível em: <https://uenf.br/posgraduacao/matematica/wp-content/uploads/sites/14/2020/02/170460181_JONATAS_CAMPOS_SARLO.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2024.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. DE A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1121–1141, nov. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rap/a/XhqxBt4Cr9FLctVvzh8gLPb/>. Acesso em: 20 dez. 2023.

SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013. Disponível em: <https://docplayer.com.br/5940248-Um-programa-de-educacao-financeira-para-a-matematica-escolar-da-educacao-basica.html>. Acesso em: 16 dez. 2023.

SILVA, R. de L.; OLIVEIRA, J. A. de; SILVA, M. A. de A.; NASCIMENTO, G. B. do. Educação financeira como influenciadora de decisões. In: V CONEDU, 2018, p. 1-12. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47129>. Acesso em: 20 dez. 2023.

SOUZA, D. P. de. A Importância da Educação Financeira Infantil. 2012. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Newton Paiva, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Belo Horizonte, 2012.

SOUZA, J. I.; FLORES, C. R. Uma história da educação financeira na educação básica escolar: uma análise de livros didáticos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO (SIPE), 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, 2018. ISBN 978-85-98092-49-2.

SOUZA, J. O. de. Educação financeira nas escolas brasileiras: um estudo da sua importância para a educação básica. Revista Editora Científica Digital, n. 67, p. 916-926, 28 fev. 2023. Disponível em: <https://www.editoracientifica.com.br/artigos/educacao-financeira-nas-escolas-brasileiras-um-estudo-da-sua-importancia-para-a-educacao-basica>. Acesso em: 12 dez. 2023.

TAVARES, C. S. L.; PILÃO, V. A importância de ensinar educação financeira nas escolas. Caderno Intersaberes, Curitiba: v. 12, n. 44, p. 148-164, 2023. Disponível em: <https://cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2963>. Acesso em: 25 fev. 2024.

TEIXEIRA, P. J. M. Educação Financeira crítica: questões e considerações. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 163–193, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8566. Acesso em: 26 fev. 2024.

TEIXEIRA, S. de S. A Educação Financeira como tema transversal na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/ae6b91fd-9ef9-40da-ba16-32e30457251f>. Acesso em: 15 dez. 2023.

TRINDADE, L. B. A Educação Financeira nos anos finais da educação básica: uma análise na perspectiva do livro didático. 2017.Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/jspui/bitstream/handle/20032/2/Lilian%20Brazile%20Trindade.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2023.

VERNIZZI, M. A. Z.; ALVES, C. P.; SANTANA, R. J. A importância da educação financeira na educação básica para uma gestão financeira consciente. I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFBA, 2020.

VIANA, S. L. da S.; LOZADA, C. de O. Uma proposta de atividade de Resolução de Problemas de Educação Financeira sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Revemop, v. 4, p. e202222, 22 dez. 2022.

VITAL, M. C.; SILVA, A. M. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. Produto Educacional apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora (MG), Agosto, 2014.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

BORGES, A. A. de C.; CARVALHO, P. S. de; MIRANDA, S. do C. de. A Educação Financeira e o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 1–21, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i33.12996. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12996. Acesso em: 21 nov. 2024.