O Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral de Gustave Bessière: movimentos de um estudo hermenêutico em composição

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7996

Parole chiave:

Gustave Bessière, Cálculo Diferencial e Integral, Hermenêutica de Profundidade, História da Educação Matemática, Formação de professores

Abstract

Este artigo apresenta movimentos de uma pesquisa de iniciação científica em desenvolvimento, a qual vem construindo um estudo hermenêutico acerca do livro “Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral: fácil e atraente”, escrito pelo engenheiro francês Gustave Bessière e publicado pela primeira vez em 1928, em Paris, na França. Nossas inspirações incidem sobre um movimento histórico de compreensão a respeito do ensino de Cálculo em universidades brasileiras e sobre como a disciplina se relaciona com o ensino médio. A partir de alguns movimentos – nos quais traçamos uma introdução trazendo um panorama histórico para o ensino de Cálculo; um incômodo; uma trajetória de pesquisa na qual o livro torna-se objeto de estudo; alguns apontamentos sobre a metodologia utilizada (Hermenêutica de Profundidade); descrições preliminares relativas às traduções da obra e de seu conteúdo; fatos sobre a vida do autor e alguns vislumbres futuros – tentamos evidenciar a relevância do livro em um cenário educacional internacional e, sobretudo, brasileiro. Com isso, esperamos contribuir para que a obra de Gustave Bessière, ainda desconhecida por muitos pesquisadores em nosso país, possa ser amplamente divulgada, inspirando novos movimentos de pesquisa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Danilo Olímpio Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro/SP, mestre em Educação Matemática pela mesma instituição e licenciado em Matemática pelo Centro Universitário UniFafibe - Campus Bebedouro/SP. Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: formação inicial e continuada de professores; ensino-aprendizagem de análise real e cálculo diferencial e integral considerando suas relações intrínsecas com o rigor; história da matemática; filosofia da diferença; arqueologia foucaultiana; filosofia da matemática e da educação matemática; epistemologia do conhecimento matemático. Atualmente, atua como docente do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, coordenando o curso de Licenciatura em Matemática do Campus Piranhas. Também compõe o Comitê Científico Editorial da Revista Educte do Ifal.

Charles Santos Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Piranhas, Alagoas, Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Edclesia Demedes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Licencianda em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal).

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, M. M. Ensaios sobre o ensino em geral e o de matemática em particular, de Lacroix: análise de uma forma simbólica à luz do referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade. 2012. 281 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática)- Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, 2012.

BALDINO, R. R. Grupos de pesquisa-ação em Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 15, p. 83-98, 2001.

BESSIÈRE, G. Manual prático de cálculo diferencial e integral: fácil e atraente. São Paulo: Hemus, [19-].

BESSIÈRE, G. Le Calcul intégral facile et attrayant. 3 ed. Paris: Dunod, 1931.

BESSIÈRE, G. Il Calcolo differenziale ed integrale: reso facile ed attraente. 2 ed. Milão: Ulrico Hoepli, 1930.

COSTA NETO, A. D. O ensino e a aprendizagem de Cálculo 1 na universidade: entender e intervir. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

DIAS, P. A. G. A arquitetura neogótica no período da borracha: um estudo tipológico das construções de Manaus. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes)- Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013.

LIMA, G. L.; SILVA, B. A. As mudanças introduzidas por Luigi Fantappiè nos cursos de cálculo diferencial e integral ministrados no Brasil. Anais do IX Encontro Paulista de Educação Matemática. Bauru: SBEM-SBEM/SP, 2008.

LIMA, G. S. B. Explorando noções elementares do Cálculo em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob uma perspectiva histórica. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

LOPES, A. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação nos cursos de Cálculo da UFRGS. Matemática Universitária, Rio de Janeiro, n. 26/27, p. 123-146, jun./dez. 1999.

MARIN, D. Professores de Matemática que usam a tecnologia da informação e comunicação no ensino superior. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, 2009.

MILANEZ, N. C. A coleção matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo. 2020. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, 2020.

MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.

MIRANDA, G. A. Silvanus Phillips Thompson e a desmistificação do cálculo: resgatando uma história esquecida. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

NASCIMENTO, A. F.; FRANCO JR., M. R. Uma análise do curso de graduação em Engenharia Química da UFU. Educ. e Filos., Uberlândia, n. 5(9), p. 135-146, jul./dez. 1990.

OLIVEIRA, F. D. Análise de textos didáticos: três estudos. 2008. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, 2008.

PINTO, N. B. Marcas históricas da matemática moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.5, n.º 16, p. 25-38, 2005.

ROCHA, J. S. M. O ensino de cálculo no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2018.

SANTOS, D. A. T. A inclusão do cálculo diferencial e integral no currículo do ensino médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2006.

SCHOENFELD, A. H. A brief biography of calculus reform. UME Trends. Nov. 1994.

SILVA, J. N. Uma abordagem intuitiva do cálculo diferencial e suas aplicações a partir das funções polinomiais de 1.º e 2º grau no 1.º ano do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

THOMPSON, S. P. Calculus made easy. Nova York: MacMillan Company, 1914.

Pubblicato

2022-05-11

Come citare

GOMES, D. O.; ALMEIDA, C. S. .; SILVA, E. D. da . O Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral de Gustave Bessière: movimentos de um estudo hermenêutico em composição. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 275–290, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7996. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7996. Acesso em: 22 lug. 2024.