O Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral de Gustave Bessière: movimentos de um estudo hermenêutico em composição

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DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.7996

Parole chiave:

Gustave Bessière, Cálculo Diferencial e Integral, Hermenêutica de Profundidade, História da Educação Matemática, Formação de professores

Abstract

Este artigo apresenta movimentos de uma pesquisa de iniciação científica em desenvolvimento, a qual vem construindo um estudo hermenêutico acerca do livro “Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral: fácil e atraente”, escrito pelo engenheiro francês Gustave Bessière e publicado pela primeira vez em 1928, em Paris, na França. Nossas inspirações incidem sobre um movimento histórico de compreensão a respeito do ensino de Cálculo em universidades brasileiras e sobre como a disciplina se relaciona com o ensino médio. A partir de alguns movimentos – nos quais traçamos uma introdução trazendo um panorama histórico para o ensino de Cálculo; um incômodo; uma trajetória de pesquisa na qual o livro torna-se objeto de estudo; alguns apontamentos sobre a metodologia utilizada (Hermenêutica de Profundidade); descrições preliminares relativas às traduções da obra e de seu conteúdo; fatos sobre a vida do autor e alguns vislumbres futuros – tentamos evidenciar a relevância do livro em um cenário educacional internacional e, sobretudo, brasileiro. Com isso, esperamos contribuir para que a obra de Gustave Bessière, ainda desconhecida por muitos pesquisadores em nosso país, possa ser amplamente divulgada, inspirando novos movimentos de pesquisa.

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Biografie autore

Danilo Olímpio Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro/SP, mestre em Educação Matemática pela mesma instituição e licenciado em Matemática pelo Centro Universitário UniFafibe - Campus Bebedouro/SP. Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: formação inicial e continuada de professores; ensino-aprendizagem de análise real e cálculo diferencial e integral considerando suas relações intrínsecas com o rigor; história da matemática; filosofia da diferença; arqueologia foucaultiana; filosofia da matemática e da educação matemática; epistemologia do conhecimento matemático. Atualmente, atua como docente do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, coordenando o curso de Licenciatura em Matemática do Campus Piranhas. Também compõe o Comitê Científico Editorial da Revista Educte do Ifal.

Charles Santos Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Piranhas, Alagoas, Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Edclesia Demedes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Licencianda em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal).

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Pubblicato

2022-05-11

Come citare

GOMES, D. O.; ALMEIDA, C. S. .; SILVA, E. D. da . O Manual Prático de Cálculo Diferencial e Integral de Gustave Bessière: movimentos de um estudo hermenêutico em composição. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 275–290, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7996. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7996. Acesso em: 21 nov. 2024.