Trilha das Expressões no ensino de Expressões Numéricas
uma experiência no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4978Parole chiave:
Expressões Numéricas, Trilha das Expressões, Jogos, Educação MatemáticaAbstract
Este trabalho tem como objetivos apresentar uma proposta para o ensino de Expressões Numéricas e relatar uma experiência de aplicação vivenciada pelos autores com duas turmas de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo (EEPJBM), localizada na cidade de Natal no estado do Rio Grande do Norte (RN). Tal proposta foi aplicada pelos autores, que são bolsistas (residentes) do subprojeto de Matemática do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e que atuam na escola supracitada. Além disso, em virtude do contexto de pandemia, fato que culminou em diversas medidas de prevenção nas mais diversas esferas, em particular, no âmbito da UFRN e no governo do estado do RN, nossa atuação ocorreu em formato remoto. Por extensão, a aplicação da proposta também. Durante nossa atuação, observamos que aulas meramente expositivas não funcionavam com essas turmas. Diante dessa situação, sempre buscávamos levar jogos para nossas aulas e, portanto, para o ensino de Expressões Numéricas não foi diferente. Inicialmente, fizemos um estudo sobre como os documentos oficiais sugerem o ensino desse conteúdo, a exemplo, estudamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Documento curricular do estado do Rio Grande do Norte e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, optamos pela criação de um jogo, uma vez que para Nacanallo e Mori (2008), com base em Vygotsky, jogos possuem atributos (memória, imaginação, percepção) indispensáveis nos processos de ensino e de aprendizagem, pois, para além do conhecimento científico, o aluno precisa buscar compreender e relacionar o objeto de conhecimento à sua realidade. Já havíamos observado que os alunos das turmas do 6º ano da Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo ficavam bastante inquietos durante as aulas de Matemática, mas eram participativos quando levávamos propostas diferenciadas. No dia em que fizemos a aplicação da Trilha, observamos uma notória participação, sobretudo, advinda do “espírito de competição” entre os alunos. Além disso, por meio das discussões acerca de alguns cartões, foi possível observar uma falha nossa: ao explicar a questão das prioridades para se resolver as expressões numéricas, acabamos dando mais evidência às quatro operações aritméticas básicas em detrimento dos colchetes, parênteses e afins. Diante disso, os alunos estavam resolvendo às questões da forma como lhes foi explicado, ou seja, como a ênfase recaiu sobre as operações, os alunos priorizaram somente estas. Percebendo essa situação, aproveitamos a ocasião para enfatizar que existem outros critérios de prioridade que também deveriam ser seguidos. Consideramos tal fato bastante interessante, uma vez que os alunos, motivados pela competitividade, estavam bem participativos e, portanto, chegaram a comentar o modo como estavam operando as expressões. Nesse sentido, o jogo nos forneceu elementos (auto)avaliativos muito proveitosos, instigou a participação dos alunos na aula e propiciou espaço para os alunos praticarem essas operações de forma divertida.
Palavras-chave: Expressões Numéricas; Jogos; Trilha das Expressões; Educação Matemática.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2021.
LORENZATO, Sérgio; VILA, Maria do Carmo. Século XXI: qual matemática é recomendável?. Zetetike, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 41-50, jan./dez. 2009. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646825>. Acesso em: 27 fev. 2021.
NACANALLO, Luciana Figueiredo; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Jogos em matemática: uma possibilidade de desenvolvimento de funções psicológicas superiores. Seminário de Pesquisa, 2008. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2008/pdf/c025.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2021.
MARTINS, Ronei Ximenes. A COVID-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620/574>. Acesso em: 27 fev. 2021.
OTTES, Aline Brum; FAJARDO, Ricardo. Um olhar sobre a hierarquia das quatro operações aritméticas nas expressões numéricas. Educação Matemática Debate, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/30/20>. Acesso em: 27 fev. 2021.
PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; COELHO, Caroline Pugliero; SOARES, Renata Godinho; ROEHRS, Rafael. Metodologias ativas e o ensino remoto de biologia: uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development, São Paulo, v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: <https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8465/7374>. Acesso em: 28 mar. 2021.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.524, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias para o enfrentamento da Situação de Emergência em Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 18 mar. 2020a.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.583, de 01 de abril de 2020. Consolida as medidas de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 02 abr. 2020b.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.634, de 22 de abril de 2020. Prorroga as medidas de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 23 abr. 2020c.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.725, de 29 de maio de 2020. Prorroga o prazo de suspensão das atividades escolares presenciais nas unidades da rede pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte, para fins de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 30 maio 2020d.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.794, de 30 de junho de 2020. Dispõe sobre as medidas de saúde e a política de isolamento social rígido para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19) durante a retomada gradual responsável das atividades econômicas no âmbito do Rio Grande do Norte, prorroga a suspensão das atividades escolares presenciais e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 30 jun. 2020e.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.928, de 14 de agosto de 2020. Prorroga o prazo de suspensão das atividades escolares presenciais nas unidades da rede pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte, para fins de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), dispõe sobre o retorno das aulas presenciais práticas e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 15 ago. 2020f.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.989, de 18 de setembro de 2020. Prorroga o prazo de suspensão das aulas presenciais nas unidades da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte e autoriza a retomada das atividades escolares presenciais nas unidades da rede privada de ensino, para fins de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 19 set. 2020g.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria da Educação e da Cultura. Documento Curricular do estado do Rio Grande do Norte: ensino médio [recurso eletrônico]. Natal: Offset, 2018. Disponível em: <http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000192913.PDF>. Acesso em: 27 jan. 2021.
SILVA, Graziele Cristine Moraes da; SILVA, Maria José Ferreira da. O jogo Contig 60, as expressões numéricas e os registros de representação semiótica. Horizontes, Itatiba, v. 27, n. 1, p. 61-67, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/revsta_27_em%20baixa%5B14024%5D.pdf#page=61>. Acesso em: 27 fev. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Administração. Portaria nº 452/2020-R, de 17 de março de 2020. Instrução Normativa nº 001/2020-PROGESP, Natal: Pró-Reitoria de Administração, ano 2020a, n. 053, 17 mar. 2020. Disponível em: <https://sipac.ufrn.br/public/baixarBoletim.do?publico=true&idBoletim=2982>. Acesso em: 27 fev. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Administração. Resolução nº 023/2020-CONSEPE, de 01 de junho de 2020. Natal: Pró-Reitoria de Administração, ano 2020, n. 023, 1 jun. 2020b. Disponível em: <https://ufrn.br/resources/documentos/calendarioacademico/periodo_letivo_suplementar_excepcional.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Administração. Resolução nº 031/2020-CONSEPE, de 16 de julho de 2020. Natal: Pró-Reitoria de Administração, ano 2020, n. 031, 16 jul. 2020c. Disponível em: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducao?idProducao=7685916&key=fc0b13bd821ad490a87698c7399b7020>. Acesso em: 27 fev. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Administração. Resolução nº 140/2019-CONSEPE, de 10 de setembro de 2019. Natal: Pró-Reitoria de Administração, ano 2019, n. 140, 10 set. 2019. Disponível em: <https://sipac.ufrn.br/public/baixarBoletim.do?publico=true&idBoletim=2865>. Acesso em: 27 fev. 2021.