História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422Parole chiave:
História da Matemática, Ceará, Instituto Cearense de Matemática (ICEM), Universidade Federa do Ceará (UFC)Abstract
O presente ensaio teórico, de abordagem historiográfica, se configura como uma primeira aproximação ao tema da história da Matemática no Ceará, visando reconstituir a história dos contextos, instituições e sujeitos que viabilizaram a organização da comunidade matemática cearense, com foco naqueles que se dedicaram à trajetória acadêmica em torno da Universidade Federal do Ceará (UFC), principal reduto da produção matemática nesse estado. Para tanto, discutiu-se a caracterização histórica dividida em três períodos, que abordam desde o cenário de criação dos primeiros cursos de matemática no Brasil, na década de 1930, passando pela criação do Instituto Cearense de Matemática (ICEM) e sua integração à UFC, na década de 1950, e chegando ao período mais contemporâneo, em que a pós-graduação em Matemática no estado é concebida e ganha fôlego. Ressalta-se a importância de lançar novos olhares à História da Matemática, inclusive a história local, considerando suas especificidades, bem como realizar, em iniciativas investigativas futuras, um mapeamento da contribuição cearense à produção de conhecimento matemático nessas mais de cinco décadas de pesquisa e formação de pesquisadores nessa área.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BARROSO JÚNIOR, Eudes. O Instituto Cearense de Matemática (1954-1960): a origem do Instituto de Matemática da UFC. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/132758. Acesso em: 10 dez. 2023.
BOYER, Carl Benjamim. História da matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
CARMO, Fernanda Maria Almeida do; QUEIROZ, Antonio José Melo de. Uma análise de elementos curriculares da disciplina História da Matemática nas licenciaturas do Ceará. Revista Cocar, Belém-PA, v. 14, n. 30, p. 1-18, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3665. Acesso em: 10 dez. 2023.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Uma história concisa da matemática no Brasil. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.
FREIRE, Dianara Figueirêdo; QUEIROZ, Antonio José Melo de. As contribuições de Maurício Peixoto para a Matemática brasileira. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 57-66, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2854. Acesso em: 15 jan. 2024.
GOMES, Maria Laura Magalhães. Os 80 Anos do Primeiro Curso de Matemática Brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 55, p. 424-438, ago. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n55a06. Acesso em: 20 ago. 2022.
INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA (IMPA). 1º Colóquio Brasileiro de Matemática - 1957. Disponível em: https://impa.br/sobre/memoria/coloquios-brasileiros-de-matematica/1o-coloquio-brasileiro-de-matematica-1957/. Acesso em: 10 jan. 2024.
INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA (IMPA). 3º Colóquio Brasileiro de Matemática - 1961. Disponível em: https://impa.br/sobre/memoria/coloquios-brasileiros-de-matematica/3o-coloquio-brasileiro-de-matematica-1961/. Acesso em: 10 jan. 2024.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; GUEDES, Ana Maria Silva. Considerações acerca da disciplina de história da matemática nas universidades cearenses: desvendando uma prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 4, p. 22-33, out./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p22-33. Acesso em: 15 dez. 2023.
ROQUE, Tatiana. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SILVA, Clóvis Pereira da. A Matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. ed. rev. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.
STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. São Paulo: Penso, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Instituto de Matemática. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Matemática. 2022. 136p.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Carlos Ian Bezerra de Melo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.