Contribuições de Nicolino Trompieri Filho nas áreas da Teoria da Mensuração e da Avaliação Educacional
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.12285Parole chiave:
Formação de pesquisadores, Medidas educacionais, Métodos quantitativosAbstract
Este artigo tem o objetivo de evidenciar as contribuições do Prof. Nicolino Trompieri Filho nas áreas da Teoria da Mensuração e da Avaliação Educacional a partir de seu currículo, produções disponíveis na internet e percepções de ex-orientandos. A partir de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, realizamos um levantamento do percurso acadêmico, atuação na formação de pesquisadores e bibliografia do professor nas áreas da Teoria da Mensuração e Avaliação Educacional. Iniciamos com uma breve caracterização do professor, sua atuação profissional e seu cotidiano na universidade. Apresentamos suas contribuições na discussão sobre a teoria da mensuração, ressaltando alguns pontos importantes do seu pensamento. Descrevemos ainda sua atuação na formação de pesquisadores, principalmente em pesquisa quantitativa e psicometria. Por fim, suas contribuições para o campo da Avaliação Educacional, principalmente sua relevante atuação na estruturação do Saeb e Spaece na década de 1990 e na criação do Mestrado em Avaliação Educacional. Concluímos destacando a importância do Prof. Nicolino nas diferentes dimensões apresentadas.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BARRETO, José Anchieta Esmeraldo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. O Mestrado em Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha (Orgs.). Psicologia da Educação. Fortaleza: UFC, 1999. (Cadernos de Educação, n. 23).
BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html
COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloisa Maia (Org.). Spaece história, memórias, atores e políticas (1992 – 2022). vol.1. Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. Disponível: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/11/20221018-spaece_livro1_historias_memorias.pdf Acesso em: 26 dez. 2023.
DANTAS, Larissa Martins; SILVA, Antônia Bruna; TROMPIERI FILHO, Nicolino; MARQUES, Claudio Albuquerque IDEB: em busca da qualidade da Educação Básica. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Avaliação: um caminho para o descortinar de novos conhecimentos. 1ed.Fortaleza - CE: EdUECE, 2015, v. 1, p. 83-104.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª Edição. Editora Vozes, Petrópolis, 2002 Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf
HOEL, Paul Gerhard. Estatística Elementar. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1961.
PARTIDO COMUNISTA MARXISTA-LENINISTA – BRASIL (PCML-Br). Nicolino: A prática como critério de verdade. Inverta, 2021. Disponível em: https://inverta.org/jornal/agencia/movimento/nicolino-a-pratica-como-criterio-de-verdade
SOUSA, Leandro Araujo; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Psicometria em avaliação educacional: apontamentos sobre a teoria clássica dos testes. In: SOUSA, Leandro Araujo; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; SILVA, Solonildo Almeida da (Org.). Avaliação educacional e formação de professores. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 91-104
MENDONÇA, A. V et al. Avaliação Formativa: caminho para superação dos exames?. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Avaliação Educacional: referenciais diferenciados. 1ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 1-373.
OLIVEIRA, José Valmir Guimarães; PAULA, Julio César Pereira de; TROMPIERI FILHO, Nicolino. SPAECE: avaliação do sistema educacional do Ceará, seus primórdios e perspectivas contemporâneas. In: ANDRADE, Francisco Ari de et al. (Org.). Educação brasileira: aportes e tendências. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 175-186.
PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Utilização das escalas de medida na avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Diálogos em Avaliação Educacional. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 135-147.
PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino.; ALMEIDA, Leandro Silva.. Análise Fatorial Exploratória e Alfa de Cronbach: elementos iniciais na validação de instrumentos de avaliação educacional. Revista Educação e Linguagem, v. 1, p. 63-75, 2014. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/revista-educacao-e-linguagem/edicoes/2014-1/ Acesso em: 02 dez. 2023.
SILVA, Jáderson Cavalcante da; SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Significados e sentidos das avaliações em larga escala em ambiente educacional na concepção de professores. In: CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SILVA, Lucas Melgaço da; ARAUJO, Karlane Holanda (Org.). Avaliação da aprendizagem: a pluralidade de práticas e suas implicações na educação. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 191-209.
SILVA, Jáderson Cavalcante da; SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Debate sobre avaliação e exame no ambiente escolar. In: SILVA, Lucas Melgaço da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima (Org.). As Voltas da Avaliação Educacional em Múltiplos Caminhos. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2016. p. 63-84.
SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Elementos teóricos e práticos sobre a validade e fidedignidade de instrumentos de medida. In: VIANA, Tânia Vicente; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga (Org.). Múltiplas Dimensões em Avaliação Educacional. 1ed. Fortaleza: IMPRECE, 2010, v. p. 47-65.
SOARES, E. S.; SOUSA, S. L.; TROMPIERI FILHO, N. Características do conhecimento científico e alguns encaminhamentos para a Educação Física. In: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida. (Org.). Educação Física em Diferentes Contextos. 1ed. Assis, SP: Storbem Gráfica e Editora, 2015, v. , p. 145-.
SOARES, E. S.; TROMPIERI FILHO, N. Estatística Descritiva com o software SPSS versão 13.0. 2007.
SOUSA, Leandro Araujo de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Psicometria em avaliação educacional: apontamentos sobre a teoria clássica dos testes. In: SOUSA, Leandro Araujo de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; SILVA, Solonildo Almeida da (Org.). Avaliação educacional e formação de professores. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 91-104.
SOUSA, Leandro Araujo; TROMPIERI FILHO, Nicolino. A superação da falsa dicotomia entre qualidade e quantidade na Lógica de Hegel. In: CHAGAS, Eduardo Ferreira; ROQUE, Joaquim Iarley Brito; PEREIRA, Antonio Marcondes dos Santos (Org.). Filosofia da ciência e formação humana. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 37-48.
SOUSA, Leandro Araujo et al. Teoria de resposta ao item como possibilidade de análise de dados em testes educacionais de educação física. In: PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas et al. Métodos quantitativos em atividade física. Vol. 1. Curitiba: CRV - Coedição: Fortaleza, CE: EdUECE, 2018.
TROMPIERI FILHO, Nicolino; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Teoria da mensuração: incoveniente necessário. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo (Org.). Registros de Pesquisas na Educação. Fortaleza: Editora Gráfica LCR; Programa de Pós-graduação em Educação/UFC, 2002. p. 140-157.
TROMPIERI FILHO, Nicolino; LAZARINI, Tânia Chiari Gomes; SOARES, Agostinho José. Estatística Descritiva. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1974. v. 1. 114p .
TROMPIERI FILHO, Nicolino. Análise dos resultados da avaliação do SAEB/2003 via regressão linear múltipla. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira: Fortaleza, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3146/1/2007_Tes_NTFilho.pdf Acesso em: 26 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Diretoria da Faculdade de Educação da UFC. Prof. Nicolino Trompieri Filho, aposentado da Faculdade de Educação. Notícias, 15 Setembro 2021. Disponível em: https://www.ufc.br/noticias/notas-de-pesar/16133-prof-nicolino-trompieri-filho-aposentado-da-faculdade-de-educacao Acesso em: 12 dez. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 José Airton de Freitas Pontes Junior, Leandro Araujo de Sousa, Antônia Bruna da Silva
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.