Contribuições de Nicolino Trompieri Filho nas áreas da Teoria da Mensuração e da Avaliação Educacional
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.12285Schlagworte:
Formação de pesquisadores, Medidas educacionais, Métodos quantitativosAbstract
Este artigo tem o objetivo de evidenciar as contribuições do Prof. Nicolino Trompieri Filho nas áreas da Teoria da Mensuração e da Avaliação Educacional a partir de seu currículo, produções disponíveis na internet e percepções de ex-orientandos. A partir de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, realizamos um levantamento do percurso acadêmico, atuação na formação de pesquisadores e bibliografia do professor nas áreas da Teoria da Mensuração e Avaliação Educacional. Iniciamos com uma breve caracterização do professor, sua atuação profissional e seu cotidiano na universidade. Apresentamos suas contribuições na discussão sobre a teoria da mensuração, ressaltando alguns pontos importantes do seu pensamento. Descrevemos ainda sua atuação na formação de pesquisadores, principalmente em pesquisa quantitativa e psicometria. Por fim, suas contribuições para o campo da Avaliação Educacional, principalmente sua relevante atuação na estruturação do Saeb e Spaece na década de 1990 e na criação do Mestrado em Avaliação Educacional. Concluímos destacando a importância do Prof. Nicolino nas diferentes dimensões apresentadas.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
BARRETO, José Anchieta Esmeraldo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. O Mestrado em Avaliação Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha (Orgs.). Psicologia da Educação. Fortaleza: UFC, 1999. (Cadernos de Educação, n. 23).
BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html
COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloisa Maia (Org.). Spaece história, memórias, atores e políticas (1992 – 2022). vol.1. Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. Disponível: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/11/20221018-spaece_livro1_historias_memorias.pdf Acesso em: 26 dez. 2023.
DANTAS, Larissa Martins; SILVA, Antônia Bruna; TROMPIERI FILHO, Nicolino; MARQUES, Claudio Albuquerque IDEB: em busca da qualidade da Educação Básica. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Avaliação: um caminho para o descortinar de novos conhecimentos. 1ed.Fortaleza - CE: EdUECE, 2015, v. 1, p. 83-104.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª Edição. Editora Vozes, Petrópolis, 2002 Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf
HOEL, Paul Gerhard. Estatística Elementar. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1961.
PARTIDO COMUNISTA MARXISTA-LENINISTA – BRASIL (PCML-Br). Nicolino: A prática como critério de verdade. Inverta, 2021. Disponível em: https://inverta.org/jornal/agencia/movimento/nicolino-a-pratica-como-criterio-de-verdade
SOUSA, Leandro Araujo; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Psicometria em avaliação educacional: apontamentos sobre a teoria clássica dos testes. In: SOUSA, Leandro Araujo; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; SILVA, Solonildo Almeida da (Org.). Avaliação educacional e formação de professores. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 91-104
MENDONÇA, A. V et al. Avaliação Formativa: caminho para superação dos exames?. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Avaliação Educacional: referenciais diferenciados. 1ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 1-373.
OLIVEIRA, José Valmir Guimarães; PAULA, Julio César Pereira de; TROMPIERI FILHO, Nicolino. SPAECE: avaliação do sistema educacional do Ceará, seus primórdios e perspectivas contemporâneas. In: ANDRADE, Francisco Ari de et al. (Org.). Educação brasileira: aportes e tendências. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 175-186.
PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Utilização das escalas de medida na avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar. In: LEITE, Raimundo Hélio (Org.). Diálogos em Avaliação Educacional. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 135-147.
PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas.; SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino.; ALMEIDA, Leandro Silva.. Análise Fatorial Exploratória e Alfa de Cronbach: elementos iniciais na validação de instrumentos de avaliação educacional. Revista Educação e Linguagem, v. 1, p. 63-75, 2014. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/revista-educacao-e-linguagem/edicoes/2014-1/ Acesso em: 02 dez. 2023.
SILVA, Jáderson Cavalcante da; SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Significados e sentidos das avaliações em larga escala em ambiente educacional na concepção de professores. In: CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SILVA, Lucas Melgaço da; ARAUJO, Karlane Holanda (Org.). Avaliação da aprendizagem: a pluralidade de práticas e suas implicações na educação. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 191-209.
SILVA, Jáderson Cavalcante da; SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Debate sobre avaliação e exame no ambiente escolar. In: SILVA, Lucas Melgaço da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima (Org.). As Voltas da Avaliação Educacional em Múltiplos Caminhos. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2016. p. 63-84.
SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Elementos teóricos e práticos sobre a validade e fidedignidade de instrumentos de medida. In: VIANA, Tânia Vicente; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga (Org.). Múltiplas Dimensões em Avaliação Educacional. 1ed. Fortaleza: IMPRECE, 2010, v. p. 47-65.
SOARES, E. S.; SOUSA, S. L.; TROMPIERI FILHO, N. Características do conhecimento científico e alguns encaminhamentos para a Educação Física. In: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida. (Org.). Educação Física em Diferentes Contextos. 1ed. Assis, SP: Storbem Gráfica e Editora, 2015, v. , p. 145-.
SOARES, E. S.; TROMPIERI FILHO, N. Estatística Descritiva com o software SPSS versão 13.0. 2007.
SOUSA, Leandro Araujo de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Psicometria em avaliação educacional: apontamentos sobre a teoria clássica dos testes. In: SOUSA, Leandro Araujo de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas; SILVA, Solonildo Almeida da (Org.). Avaliação educacional e formação de professores. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 91-104.
SOUSA, Leandro Araujo; TROMPIERI FILHO, Nicolino. A superação da falsa dicotomia entre qualidade e quantidade na Lógica de Hegel. In: CHAGAS, Eduardo Ferreira; ROQUE, Joaquim Iarley Brito; PEREIRA, Antonio Marcondes dos Santos (Org.). Filosofia da ciência e formação humana. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 37-48.
SOUSA, Leandro Araujo et al. Teoria de resposta ao item como possibilidade de análise de dados em testes educacionais de educação física. In: PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas et al. Métodos quantitativos em atividade física. Vol. 1. Curitiba: CRV - Coedição: Fortaleza, CE: EdUECE, 2018.
TROMPIERI FILHO, Nicolino; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Teoria da mensuração: incoveniente necessário. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo (Org.). Registros de Pesquisas na Educação. Fortaleza: Editora Gráfica LCR; Programa de Pós-graduação em Educação/UFC, 2002. p. 140-157.
TROMPIERI FILHO, Nicolino; LAZARINI, Tânia Chiari Gomes; SOARES, Agostinho José. Estatística Descritiva. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1974. v. 1. 114p .
TROMPIERI FILHO, Nicolino. Análise dos resultados da avaliação do SAEB/2003 via regressão linear múltipla. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira: Fortaleza, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3146/1/2007_Tes_NTFilho.pdf Acesso em: 26 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Diretoria da Faculdade de Educação da UFC. Prof. Nicolino Trompieri Filho, aposentado da Faculdade de Educação. Notícias, 15 Setembro 2021. Disponível em: https://www.ufc.br/noticias/notas-de-pesar/16133-prof-nicolino-trompieri-filho-aposentado-da-faculdade-de-educacao Acesso em: 12 dez. 2023.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 José Airton de Freitas Pontes Junior, Leandro Araujo de Sousa, Antônia Bruna da Silva
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.