A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Cibelle Castro Assis UFPB
  • Verônica Gitirana
  • Luc Trouche

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i16.908

Palavras-chave:

Recurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática.

Resumo

Neste artigo apresentamos parte de um estudo desenvolvido durante o Estágio de Pós-Doutorado da autora sob supervisão dos coautores entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em matemática através da análise do seu trabalho com recursos. Como referencial teórico e metodológico nós nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Realizamos uma Investigação Reflexiva e um Estudo de Caso com uma licencianda cujos dados coletados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa compreendeu quatro fases: estudo e representação da Trajetória Documental da licencianda; coleta e análise de tarefas matemáticas em situações de estudo e de ensino; entrevistas com a licencianda; análise da atividade da licencianda durante a implementação de uma aula em uma escola. Podemos afirmar que a constituição do sistema de recursos para ensinar da licencianda pode ser compreendido através de um processo que denominamos de metamorfose. Em síntese, o caso estudado contribuiu para identificar recursos de transição e profissionais como aspectos importantes da formação da licencianda além de uma percepção diferenciada para os recursos e seus usos, quer sejam pelos licenciandos ou pelos professores dos cursos de formação ou da escola. A Trajetória Documental trouxe um panorama geral da formação do estudante e do próprio curso, assim como a necessidade do acompanhamento do processo de Metamorfose dos licenciandos e suas especificidades pela equipe de professores envolvidos na formação.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

ASSIS, C. C.; GITIRANA, V.; TROUCHE, L. A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 33–47, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i16.908. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/908. Acesso em: 28 mar. 2024.