Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7400

Palabras clave:

Matemática financeira, GeoGebra, Sequência didática

Resumen

O conhecimento de conceitos da matemática financeira se faz presente na compreensão de questões do cotidiano, além de ser previsto no currículo escolar para a educação básica. Na perspectiva de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta uma sequência didática que teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência de atividades com o auxílio do GeoGebra, no ensino de juros compostos. A estratégia metodológica consistiu em realizar uma sequência didática tendo o GeoGebra como ferramenta auxiliar na apropriação e diferenciação entre os sistemas de capitalização de juros simples e compostos. A realização dessa proposta contou com a participação de duas turmas, ambas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola localizada na Região Centro-Sul do estado do Ceará, durante as aulas de matemática. Denominamos de grupo de controle e grupo experimental, de modo que este último obteve melhores resultados de aprendizagem. Estes resultados evidenciam que o GeoGebra pode auxiliar na compreensão de juros compostos e coloca a sequência didática como oportunidade na reflexão e planejamento, visando à eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a proposta da realização da sequência didática com o GeoGebra, revelou que os discentes conseguem assimilar um conteúdo quando eles são parte integrante do processo de aprendizado. Assim, com essa metodologia o discente possui papel ativo, sendo constantemente instigado e tendo o professor como   mediador para o alcance do conhecimento. Por fim, o GeoGebra além de apresentar ser de fácil utilização, possibilitou o desenvolvimento e a interpretação geométrica dos estudantes, bem como comprovou ser uma importante ferramenta para o docente, uma vez que oportuniza a renovação de sua prática metodológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cícera Janete Alves de Oliveira, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Cedro (2018). Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE, especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante).Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia no ensino e aprendizagem de Matemática,Tecnologias no ensino de Matemática, processo de ensino e aprendizagem lúdica e Educação Matemática. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática. 

Citas

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 29 maio 2021.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J.Gêneros orais e escritos na escola.Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

GRÖHS, Décio de Oliveira; OLIVEIRA, Michael Araújo de; MELO, Gilberto Francisco Alves de. A utilização do aplicativo geogebra para smartphone na construção de gráficos de situações-problemas envolvendo juros simples e compostos. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...] . Cuiabá: Issn 2178-034X, 2019. p. 1-10. Disponível em: https://moedaria.com/wp-content/uploads/2020/03/relato_1.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.

GUEDES, Ana Maria Silva; SOUZA, Thamires Silva Aquino de; AZEVEDO, Italândia Ferreira de; NORONHA, Wedson Francelino Ribeiro; ALVES, Francisco Régis Vieira. Engenharia Didática como ferramenta para a concepção de um objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de probabilidade. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n.11, p. 1-22, 24 ago. 2019 http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1430. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1430. Acesso em: 06 jul. 2021.

MORAES, Aline Reissuy de; SANTOS, Melina Nymann dos; SANTOS, Arieli dos; PEREIRA, Luiz Henrique Ferrraz. Educação financeira escolar: uma proposta para o ensino médio. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 1-22, 21 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70255. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e70255. Acesso em: 01 jun 2021.

OLIVEIRA, Willian Peres de; MENEGAIS, Denice Aparecida Fontana Nisxota; MELENDEZ, Thiago Troina. Aplicação de uma proposta de aula: Investigação de juros através de planilhas eletrônicas. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Bagé, v. 13, n. 1, p. 1-2, nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/110205. Acesso em: 10 jan. 2022

PAIS, Luiz Carlos. (2015). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3. ed.Belo Horizonte: Autêntica. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

RAMOS, Maria. do Socorro. Ferreira; MOURA, Patricia. de Souza.; LAVOR, Otávio. Paulino. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32047. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047. Acesso em: 29 nov. 2021.

SANTOS, Martielle Soledade Sousa; NOUR, Alfredo Dib. Educação financeira: aprendizagem de progressões geométricas aplicadas aos juros compostos na perspectiva da educação matemática crítica. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 45-64, 1 maio 2020. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607. Disponível em: Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/607/258. Acesso em: 25 maio 2021.

SANTOS, Renan André Barbosa dos; LOUREDO, Fábio Moita; MACHADO, Jorge Luiz Matta; SALES, Maria Leonor de Carvalho Gastar; FERNANDES, Gustavo Henrique Mendes. Matemática financeira: conceitos básicos e a importância do seu ensino nas escolas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 2, p. 1-14, 1 abr. 2021. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/883. Acesso em: 02 jul. 2021.

SANTOS, Victor Balbino dos; SOUSA, Júlia Vieira; FARIA, Elisabeth Cristina de. O ensino de função exponencial no ensino médio com a utilização do software GeoGebra: o esboço de gráficos e a tecnologia digital como ferramenta. Cadernos do Ime - Série Matemática, Rio de Janeiro, v. 17, p. 35-49, nov. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadmat/article/view/63124/40354. Acesso em: 10 jan. 2022.

SOUZA, Ricado; CALEJON, Laura. Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software geogebra no ensino da estatística descritiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 227-244, 18 jul. 2019. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2432. Disponível em:

https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2432. Acesso em: 06 jul. 2021.

Publicado

2022-03-23

Cómo citar

OLIVEIRA, C. J. A. de; LAVOR, O. P. . Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 96–110, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.7400. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400. Acesso em: 25 nov. 2024.