Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional e Tecnológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5441

Palabras clave:

Educação Matemática, Educação Profissional e Tecnológica, Integração Curricular, Formação de professores

Resumen

Este manuscrito parte de uma inquietação dos autores sobre características da formação e da atuação profissional de professores que compartilham experiências de Educação Matemática com alunos de cursos técnicos em diferentes eventos acadêmicos. O artigo é, nesse sentido, um desdobramento de um projeto de Iniciação Tecnológica que instituiu o Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional (REMEP). Nessa pesquisa, objetivamos compreender possíveis traços característicos no perfil dos professores que atuam e ensinam matemática na Educação Profissional e Tecnológica. A estratégia metodológica consistiu em analisar a formação dos docentes, seus vínculos empregatícios, suas experiências com pesquisas de Educação Matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas participações em grupos de pesquisa. O levantamento de dados trouxe resultados otimistas no que tange à participação na busca de um ensino interdisciplinar e a importância da integração entre a Matemática e as demais disciplinas para a emancipação do aluno. Com essa pesquisa, observamos que a preocupação em relação ao ensino profissionalizante está cada vez mais presente no cotidiano de docentes das mais diversas áreas do conhecimento, o que nos permite ampliar a noção de “professores que ensinam matemática” até então associada aos matemáticos e pedagogos.

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Biografía del autor/a

Deborah da Silva Pimentel, Instituto Federal do Espírito Santo

Técnica em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019) e Licencianda em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo Ifes. Desde 2019 participa do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional - EMEP.

Ana Clara Frossard Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

Licencianda em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Lauro Chagas e Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. É professor efetivo do Ifes, lecionando em cursos técnicos e superiores do campus Vila Velha. Também atua como Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica do Ifes. É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), tendo atuado em dois mandatos da diretoria regional da SBEM Espírito Santo (2012-2015 e 2015-2016) e, mais recentemente, na Diretoria Nacional da sociedade (2016-2019). Lidera o EMEP - Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional e participa do Grupo de Trabalho 2 da SBEM - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Trabalhadores e Feiras de Matemática.

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Publicado

2021-07-08

Cómo citar

PIMENTEL, D. da S. .; SOUZA, A. C. F.; SÁ, L. C. e . Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 19–31, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5441. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5441. Acesso em: 3 jul. 2024.