História da Matemática em sala de aula
um olhar histórico para uma das plêiades da matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5120Palabras clave:
Ensino e História da Matemática, Hipátia de Alexandria, Educação MatemáticaResumen
Há, em diversos estudos produzidos por pesquisadores em Educação Matemática, muitos argumentos voltados à adoção da História da Matemática como recurso pedagógico e metodológico. Este artigo consiste em um desdobramento de uma pesquisa do Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (GEMPAE), com o propósito de explicitar a história de Hipátia, a mais famosa e antiga matemática, astrônoma, filósofa e dirigente do Museu que abrigava a famosa Biblioteca de Alexandria. Para tanto, assume-se uma postura qualitativa para realização de um estudo bibliográfico, buscando pelo que dizem matemáticos e educadores matemáticos sobre a temática aqui discutida. Ao realizamos tal abordagem, concluímos e sugerimos a necessidade de inserir na sala de aula de matemática temáticas que também evidenciem e provoquem reflexões a respeito da presença e contribuição de mulheres ao longo da história até os dias atuais na Matemática.
Palavras-chave: Ensino e História da Matemática; Hipátia de Alexandria; Educação Matemática.
Descargas
Métricas
Citas
BARONI, Rosa L. S.; TEIXEIRA, Marcos V.; NOBRE, Sérgio R. A Investigação científica em história da matemática e suas relações com o programa de pós-graduação em educação matemática. In: BICUDO, Maria Ap. V.; BORBA Marcelo C. (Orgs.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004, v. 1, p. 164-185.
BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção em Educação Matemática).
BOYER, Carl B. História da matemática. São Paulo: Blucher, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CAJORI, Florian. Uma história da Matemática. Rio de Janeiro: Moderna, 2007.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexões na educação matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1996. P. 97-115.
D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática da teoria à prática. 16. ed. Campinas: Papirus, 2008.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática – arte de explicar e conhecer. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.
DEAKIN, Michael A.B. (2013) Theano: the world's first female mathematician?, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 44:3, 350-364, DOI:10.1080/0020739X.2012.729614
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicmap, 2004.
FERNANDEZ, Cecília de Souza; AMARAL, Ana Maria Luz Fassarella; VIANA, Isabela Vasconcelos. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2019.
GORMAN, P. Pythagoras: A Life, Routledge, London, 1979.
MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: Sbhmat, 2016. 124 p.
MIGUEL, A.; BRITO, A. J. A história da matemática na formação do professor de matemática. In: FERREIRA, Eduardo Sebastiani (Org.) Cadernos Cedes 40. Campinas: Papirus, 1996.
MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: propostas e desafios. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
ONU - Organização das Nações Unidas. Progrees of the world´s women 2019-220. Disponível em : https://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2019/06/Progress-of-the-worlds-women-2019-2020-en.pdf. Acesso em :19 abril 2021.
PACHECO, Edilson R. História da Matemática em abordagens pedagógicas. In: BURAK, Dionísio; PACHECO, Edilson R.; KLUBER, Tiago E. (Orgs.). Educação Matemática: reflexões e ações. 1. ed. Curitiba: CRV, 2010, v. 1, p. 27-43.
PACHECO, Edilson R.; PACHECO, Enilda das G. Práticas de leitura em tópicos de História da Matemática. (Coleção História da Matemática para Professores). Natal: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2011. Publicação do IX Seminário Nacional de História da Matemática. Aracajú. SE: SBHMAT, 2011. 69p.
RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Mulheres Educadas na Colônia. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano Mendes de Faria; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 Anos de Educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000, p. 79-94.
ROQUE, Tatiana. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 511 p.
SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
SILVA, Maria Beatriz Nizza. A Educação da Mulher e da Criança no Brasil Colônia. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil, Vol. I: Séculos XVI-XVIII. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 131- 145.
STRUIK, D. J. Por que estudar história da matemática? Trad. C.R.A. Machado & Ubiratan D’Ambrosio. In: GAMA, R. (Org.). História da técnica e da tecnologia. Queiroz & EDUSP, São Paulo, 1985.
VALENTE, W. R. Por uma história comparativa da educação matemática. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 145, p. 162-179, 2012.