História da Matemática em sala de aula

um olhar histórico para uma das plêiades da matemática

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5120

Schlagworte:

Ensino e História da Matemática, Hipátia de Alexandria, Educação Matemática

Abstract

Há, em diversos estudos produzidos por pesquisadores em Educação Matemática, muitos argumentos voltados à adoção da História da Matemática como recurso pedagógico e metodológico. Este artigo consiste em um desdobramento de uma pesquisa do Grupo de Estudo em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (GEMPAE), com o propósito de explicitar a história de Hipátia, a mais famosa e antiga matemática, astrônoma, filósofa e dirigente do Museu que abrigava a famosa Biblioteca de Alexandria. Para tanto, assume-se uma postura qualitativa para realização de um estudo bibliográfico, buscando pelo que dizem matemáticos e educadores matemáticos sobre a temática aqui discutida. Ao realizamos tal abordagem, concluímos e sugerimos a necessidade de inserir na sala de aula de matemática temáticas que também evidenciem e provoquem reflexões a respeito da presença e contribuição de mulheres ao longo da história até os dias atuais na Matemática.

Palavras-chave: Ensino e História da Matemática; Hipátia de Alexandria; Educação Matemática.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Juscimar da Silva Araujo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestre em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Assistente I na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Adjunto I na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Literaturhinweise

BARONI, Rosa L. S.; TEIXEIRA, Marcos V.; NOBRE, Sérgio R. A Investigação científica em história da matemática e suas relações com o programa de pós-graduação em educação matemática. In: BICUDO, Maria Ap. V.; BORBA Marcelo C. (Orgs.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004, v. 1, p. 164-185.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção em Educação Matemática).

BOYER, Carl B. História da matemática. São Paulo: Blucher, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2000.

CAJORI, Florian. Uma história da Matemática. Rio de Janeiro: Moderna, 2007.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexões na educação matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1996. P. 97-115.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática da teoria à prática. 16. ed. Campinas: Papirus, 2008.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática – arte de explicar e conhecer. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.

DEAKIN, Michael A.B. (2013) Theano: the world's first female mathematician?, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 44:3, 350-364, DOI:10.1080/0020739X.2012.729614

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicmap, 2004.

FERNANDEZ, Cecília de Souza; AMARAL, Ana Maria Luz Fassarella; VIANA, Isabela Vasconcelos. A história de Hipátia e de muitas outras matemáticas. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2019.

GORMAN, P. Pythagoras: A Life, Routledge, London, 1979.

MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: Sbhmat, 2016. 124 p.

MIGUEL, A.; BRITO, A. J. A história da matemática na formação do professor de matemática. In: FERREIRA, Eduardo Sebastiani (Org.) Cadernos Cedes 40. Campinas: Papirus, 1996.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: propostas e desafios. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

ONU - Organização das Nações Unidas. Progrees of the world´s women 2019-220. Disponível em : https://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2019/06/Progress-of-the-worlds-women-2019-2020-en.pdf. Acesso em :19 abril 2021.

PACHECO, Edilson R. História da Matemática em abordagens pedagógicas. In: BURAK, Dionísio; PACHECO, Edilson R.; KLUBER, Tiago E. (Orgs.). Educação Matemática: reflexões e ações. 1. ed. Curitiba: CRV, 2010, v. 1, p. 27-43.

PACHECO, Edilson R.; PACHECO, Enilda das G. Práticas de leitura em tópicos de História da Matemática. (Coleção História da Matemática para Professores). Natal: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2011. Publicação do IX Seminário Nacional de História da Matemática. Aracajú. SE: SBHMAT, 2011. 69p.

RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. Mulheres Educadas na Colônia. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano Mendes de Faria; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 Anos de Educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000, p. 79-94.

ROQUE, Tatiana. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 511 p.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

SILVA, Maria Beatriz Nizza. A Educação da Mulher e da Criança no Brasil Colônia. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil, Vol. I: Séculos XVI-XVIII. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 131- 145.

STRUIK, D. J. Por que estudar história da matemática? Trad. C.R.A. Machado & Ubiratan D’Ambrosio. In: GAMA, R. (Org.). História da técnica e da tecnologia. Queiroz & EDUSP, São Paulo, 1985.

VALENTE, W. R. Por uma história comparativa da educação matemática. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 145, p. 162-179, 2012.

Veröffentlicht

2021-06-17

Zitationsvorschlag

ARAUJO, J. da S.; PINHEIRO, J. M. L. História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 565–578, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5120. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5120. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática