A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936

Palabras clave:

História da Matemática, Ensino de Matemática, Rabdologiae, John Napier, Aritmética de Localização

Resumen

Recentemente, tornou-se notável o crescimento de pesquisas, na área da Educação, que buscam meios para auxiliar o professor em formação inicial e continuada, facilitando o processo de ensino dentro de sala de aula. Em relação ao ensino de matemática, alguns estudos relatam a respeito da construção de uma interface entre história e o ensino de matemática, que permite uma forma de buscar na História a compreensão dos conceitos e teorias. Uma das formas de construir-se essa interface é através dos instrumentos matemáticos, que por sua vez têm se mostrado grandes potencializadores didáticos. Com base nisso, essa pesquisa busca expor um estudo sobre o instrumento Aritmética Linear, precisamente no processo de conversão de seus números, contido no método de Aritmética de Localização de John Napier. Tal instrumento está compreendido no tratado Rabdologiae publicado em 1617, contudo esse estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho documental a partir da tradução de William Frank Richardson, de 1990, publicada por Rice, González-Velasco e Corrigan em 2017. A partir dessa pesquisa, percebemos que para começar a se apropriar do instrumento, precisamos entender os métodos de conversões dos números manipulados no mesmo. Portanto, reconhecemos alguns conhecimentos matemáticos, como o cálculo das operações, progressões geométricas e o uso de números binários, que podem contribuir para a interface entre história e ensino da Matemática

Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Rabdologiae. John Napier. Aritmética de Localização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jeniffer Pires de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Citas

ALBUQUERQUE, L.; GONTIJO, C. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 4 out. 2013.

ALMEIDA, J. P. D.; PEREIRA, A. C. C. A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 6, n. 2, p. 43 - 56, 31 dez. 2020. Disponível em: http://www.rhmp.com.br/index/index.php/rhmp/article/view/115. Acesso em: 1 de fev. de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GUIMARÃES, Ueudison Alves; MARINHEIRO, Carlos Alberto. A História da Matemática no Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 16, pp. 05-11, março de 2017. ISSN: 2448-0959

NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 14, p. 109-122, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225/174. Acesso em: 1 fev. 2021.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, v. 13, n. 25, p. 342-372, 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p.

SAITO, Fumikazu. DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89- 111, mar. 2013. Quadrimestral.

SAITO, Fumikazu. Construindo Interfaces Entre História e Ensino da Matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29002. Acesso em: 1 fev. 2021.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4936. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática