Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4890

Palabras clave:

Educação Financeira Crítica, Sala de aula invertida, Ambientes virtuais

Resumen

Em busca de aulas que contribuam para o protagonismo aos estudantes, metodologias de aprendizagem vêm sendo pesquisadas como estratégias para propiciar uma aprendizagem com significado e que contemple todos os estudantes. Esta pesquisa faz parte de um estudo de caso exploratório que está investigando uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, na rede particular de ensino, que está tendo aula no formato do Ensino Remoto Emergencial, e que pretendemos trabalhar no contexto de sala de aula invertida (SAI). Compreendemos que a (SAI) por si só não é suficiente para garantir qualidade na aprendizagem. Preocupados em garantir uma educação que promova a criticidade e a reflexão dos estudantes em relação à Matemática, estamos planejando atividades Educação Financeira com objetivo de estudar os conteúdos de Função Exponencial e Logarítmica em uma perspectiva crítica. Utilizamos para pesquisa a metodologia estudo de caso, em uma escola de rede particular de ensino, na cidade de Leopoldina-MG, com turma do primeiro ano do ensino médio. Investigamos o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI), e inserção de temas financeiro-econômicos. Utilizamos as ferramentas de apoio: o Google classroom, Google meet, WhatsApp, Youtube e Edpuzzle. Essas ferramentas auxiliaram significativamente na comunicação entre estudantes e professor. 

Palavras-chave: Educação Financeira Crítica – Sala de Aula Invertida – Ambientes Virtuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Izabela Badaro Machado de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e e Pesquisadora

do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF)

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro-SP). Pesquisador do Departamento de Matemática (UFJF) e do CAEd-UFJF

Citas

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida – uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro. 2016.

BERGMANN, J. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa. 1ª. Ed. São Paulo. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio). Brasília: MEC, 2000a.

CALHEIROS, K. J. M. Colaboração na Metodologia da Sala de Aula Invertida: apoiando a comunicação no ensino de Geometria. Dissertação. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2019.

CAMPOS, R. C; COUTINHO, C, Q E S. O juro real no contexto da educação financeira crítica. Tangram: Revista de Educação Matemática, Dourados - MS, v.2, n.2,, p. 67-86. (2019).

DZIADZIO, S. J. Modelagem Matemática: potencializando a sala de aula invertida. Dissertação. Paraná: UNICENTRO, 2018.

GARCIA, T. C. M.; MORAIS I. R. D.; ZAROS, L. G.; REGO, M. C. F. D.; Ensino Remoto Emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em <https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf> Acesso em 08 de janeiro de 2021.

HONÓRIO, H. L. G. Sala de aula invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2017.

HORN, M. B.; STAKER H. Blended: Usando a Inovação Disruptiva para aprimorar a Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KING, A. (1993). “A partir de um sábio no palco a guia no Side.” A faculdade de ensino Vol. 41, No. 1 (Inverno), pp. 30 – 35.

KISTEMANN JR., M. A. Sobre a Produção de Significados e a Tomada de Decisão de Indivíduos-Consumidores. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro, SP: UNESP, 2011.

MATOS, V. C. Sala de aula invertida: uma proposta de ensino e aprendizagem em matemática. Dissertação. UNB, 2018.

MORRISON, C. D. "De 'sábio no palco' para 'Guia no lado': um bom começo," Jornal Internacional para a Bolsa de Ensino e Aprendizagem. Vol. 8: Nº. 1, o art. 4, janeiro de 2014. Disponível em: < http://digitalcommons.georgiasouthern.edu/ij-sotl/vol8/iss1/4.>. Acesso em 10 de junho de 2019.

OLIVEIRA, E. da S. G. de. Indicativos para a formação continuada de professores incentivadora da apropriação das tecnologias. Múltiplas Leituras, vol. 4, n. 1, p. 99-114. 2011. Disponível em < https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/ML/article/view/2571/2520 > Acesso em 29 junho 2019.

OLIVEIRA, I. B. M; KISTEMAN JR., M. A; A “nova normalidade” educacional e o uso de tecnologias em diversos ambientes promovedores de mediação docente, metodologias de mediação docente, metodologias ativas e aprendizagens significativas. Revista Pesquisa e Ensino Barreiras. V.1, ed202045, p. 1-31, Bahia : UFOP. 2020.

SANTANA, H. E. M. Uma proposta de aplicação das fórmulas de moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da Sala de Aula Invertida. Dissertação. UFAM, 2018.

SILVA, L. J.; CARVALHO F. J. R. de. Pensando a Robótica na Educação Básica. Revista de Investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 1,p. 137-159, jan./jun. 2018. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27369/18817>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2021.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA, Rio Claro, SP, ano 13, n. 14, p . 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: A questão da democracia. São Paulo: Papirus. 2001.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

OLIVEIRA, I. B. M. de; KISTEMANN JUNIOR, M. A. . Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 877–891, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4890. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4890. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância