Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730

Palabras clave:

Anos Iniciais, Role Play Game, Educação Matemática

Resumen

Este trabalho buscou fazer uma revisão sistemática de pesquisas na área da Educação Matemática utilizando jogos de Role Play game-RPG. De início fizemos o levantamento utilizando as bases de dados da Scielo, do Google Acadêmico e Periódico Capes, por serem, mais conhecidas e utilizadas no meio acadêmico para disseminação de pesquisas e estudos. Focamos em produções do período de 2015 a 2021, utilizando as palavras-chave: Role Play Game, Educação Matemática e Anos Iniciais; Jogo de RPG e Educação Matemática; Jogo de RPG e Anos Iniciais. O objetivo geral desse trabalho foi analisar através das pesquisas encontradas nas bases de dados, o uso do RPG na Educação Matemática em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propomos ainda descrever a importância sobre jogos, em especial, jogos de RPG enquanto ferramenta pedagógica na educação, como também, analisar através das bases de dados se e quais pesquisas usam o RPG na Educação Matemática nos Anos Inicias e verificar como as pesquisas encontradas faziam uso do RPG. Durante as pesquisas nas bases de dados relatadas, obtivemos poucos trabalhos que utilizassem o RPG no Ensino Fundamental e que envolvesse Educação Matemática. Através das pesquisas vimos o potencial do uso do RPG na educação, e sua contribuição no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em especial, na Educação Matemática. Desta forma, é notória a importância de desenvolver pesquisas na área devido à escassez de produções.

Palavras-chave: Role Play Game; Educação Matemática; Anos Iniciais.

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Biografía del autor/a

Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns. Atualmente é Funcionária Pública no município de Paulista-PE - Professora Polivalente. Atua como Professora Formadora e Tutora Virtual Voluntária da disciplina de desenvolvimento de TCC do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade UAB/EAD - IFPE, orientando trabalhos do curso de especialização e graduação de 2017 até o presente momento. Tenho interesse em pesquisas na área de educação, com foco em: formação de professor, processo de ensino e aprendizagem, uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem, Educação Matemática e uso de jogos e materiais concretos no processo de aprendizagem.

Anderson Spinelli Valdevino da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFPE, Graduação em Licenciatura em Matemática pela UFRPE, Servidor público municipal da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, lecionando Matemática nas series finais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

SPINELLI, K. de L. A.; SILVA, A. S. V. da. Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 177–191, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4730. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4730. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental