Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730Schlagworte:
Anos Iniciais, Role Play Game, Educação MatemáticaAbstract
Este trabalho buscou fazer uma revisão sistemática de pesquisas na área da Educação Matemática utilizando jogos de Role Play game-RPG. De início fizemos o levantamento utilizando as bases de dados da Scielo, do Google Acadêmico e Periódico Capes, por serem, mais conhecidas e utilizadas no meio acadêmico para disseminação de pesquisas e estudos. Focamos em produções do período de 2015 a 2021, utilizando as palavras-chave: Role Play Game, Educação Matemática e Anos Iniciais; Jogo de RPG e Educação Matemática; Jogo de RPG e Anos Iniciais. O objetivo geral desse trabalho foi analisar através das pesquisas encontradas nas bases de dados, o uso do RPG na Educação Matemática em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propomos ainda descrever a importância sobre jogos, em especial, jogos de RPG enquanto ferramenta pedagógica na educação, como também, analisar através das bases de dados se e quais pesquisas usam o RPG na Educação Matemática nos Anos Inicias e verificar como as pesquisas encontradas faziam uso do RPG. Durante as pesquisas nas bases de dados relatadas, obtivemos poucos trabalhos que utilizassem o RPG no Ensino Fundamental e que envolvesse Educação Matemática. Através das pesquisas vimos o potencial do uso do RPG na educação, e sua contribuição no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em especial, na Educação Matemática. Desta forma, é notória a importância de desenvolver pesquisas na área devido à escassez de produções.
Palavras-chave: Role Play Game; Educação Matemática; Anos Iniciais.
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