SABERES DOCENTES PARA A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DO POTENCIAL DE UM CURSO DE EXTENSÃO

Autores

  • Adriana de Bortoli Faculdade de Tecnologia Professor Antonio Seabra-FATEC de Lins

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4320

Palavras-chave:

História da Matemática; Tecnologia da Comunicação e Informação; Formação de Professores; Ensino de Matemática; Funções.

Resumo

Desde a década de 1990 tanto a História da Matemática (HM) como as Tecnologias de Informação (TIC’s) foram incorporadas como possibilidades metodológicas dentro do movimento da Educação Matemática. Adicionalmente, foram desenvolvidas pesquisas direcionadas à formação de professores que ensinam Matemática numa perspectiva a utilizar tais tendências. Contudo, no que se refere a possibilidades de articulações entre essas duas tendências, as pesquisas são recentes e diminutas. Com o objetivo de promover a aproximação entre essas tendências construímos e viabilizamos um curso de extensão para professores que ensinam Matemática na rede pública estadual de ensino da região de Lins (SP), o qual foi encaminhado pelo conceito função. Dessa forma, a partir desse curso, nos propomos neste artigo, apresentar as possíveis manifestações de mobilização de saberes docentes emergentes ao longo do referido curso alicerçadas nas tarefas propostas no decorrer do mesmo. Os dados foram produzidos por meio de observação dos encontros (vídeo gravações e diário de campo), bem como questionários que foram aplicados antes e durante o curso. Ademais foram utilizados como fonte, os registros produzidos pelas participantes ao longo do curso. A análise dos dados ocorreu à luz do referencial adotado: História da Matemática no ensino de Matemática, Tecnologias da Comunicação e Informação e, Formação de Professores. Abaliza-se indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica que demostra ensejo em empregar a conjunção entre História da Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação. Adicionalmente, nessa nossa primeira tentativa de articulação entre as duas tendências, pudemos verificar o potencial das ações extensionistas para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BORBA, M.C. Softwares e internet na sala de aula de Matemática. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

BORBA, M.C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRITO, A. J.; SANTOS, K. E. S.; TEIXEIRA, M. R. G. A história nos planos de ensino de futuros professores de matemática. Horizontes. v.27, n.1, p.115-120, 2009.

CALDATTO, M. E; RIBEIRO, C. M. Especificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógica. Revista Brasileira de Educação. v.5, e250031, p.1-26, 2020

DEJIĆ, M. MIHAJLOVIĆ, A. M. History of Mathematics and Teaching Mathematics. Teaching Innovations, v.27, n.3, p.15-30, 2014.

FAUVEL, J.; MAANEN, J. van. History in Mathematics Education: The ICMI Study. Dordrecht/Boston/London: Kluwer Academic Publishers, v. 6, p.201-240, 2002.

FURINGHETTI. F. History and Epistemology in mathematics education. In Vagn Lundsgaard Hansen & Jeremy Gray (Eds.), History of Mathematics, in Encyclopedia of Life Support Systems (EOLSS), Developed under the Auspices of the UNESCO. Oxford, UK: Eolss Publishers. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315665208_2012_-_History_and_epistemology_in_mathematics_education. Acesso em 30 de out. 2020.

JANKVIST, U.T. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educ Stud Math, v. 71, p.235-261, 2009. DOI 10.1007/s10649-008-9174-9.

MIGUEL, A. Três Estudos Sobre história. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Campinas. Campinas. 1993. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253114. Acesso em 15 nov 2018.

MIGUEL, A. MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MIGUEL, A.; BRITO, A. J.: LUCCHESI, D.C; MENDES, I. A. História da Matemática em atividades didáticas. 2.ed. São Paulo: Livraria da Física. 2009.

MOITA, F.M. G.S.C; ANDRADE, F.C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 41 maio/ago. p. 269- 280, 2009.

MOSVOLD, R. JAKOBSEN. A; JANKVIST, U. T.How Mathematical Knowledge for Teaching May Profitfrom the Study of History of Mathematics. Sci & Educ. v.23, p.47-60, 2013. https://doi.org/10.1007/s11191-013-9612-7

POWELL, B. A. (org.). Métodos de pesquisa em educação matemática usando escrita, vídeo e internet. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

RICHIT, A., BENITES, V. C., ESCHER, M. A., MISKULIN, R. G. S. Contribuições do software geogebra no estudo de cálculo diferencial e integral: uma experiência com alunos do curso de geologia. 2012. Disponível: < http://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8385/6941>. Acesso: 03/05/2015.

ROMANELLO, L. A.; MALTEMPI M. V. A utilização do smartphone no ensino de função: a visão dos alunos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais XII Encontro Nacional de Educação Matemática, p.1-12, 2016.

SAITO, F. A Pesquisa Histórica e Filosófica na Educação Matemática. Revista Eventos Pedagógicos. Edição Especial Temática: História, Filosofia e Educação Matemática Sinop, v. 9, n. 2 (24. ed.), p. 604-618, ago./out. 2018.

SANTOS, S. C. A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: O caso da geometria euclidiana espacial. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, 2006. 144 f. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91097. Acesso em: 01 nov. 2020.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, jun. 2014. ISSN 2237-9983. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293>. Acesso em: 02 nov. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293.

SOUSA, G.C. de, GOMES, A.B. de A. Apoio à promoção de atividades históricas com tecnologia. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v.9, n.5, p.1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3206.

SOUSA, G.C. de, COSTA, A.E. J. da. Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologia de Informação e Comunicação, Por Meio De Um Levantamento Bibliográfico Em Eventos Internacionais De Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BCEHM) v.4, n.11, p.6-21, 2017.

SOUSA, G.C. Uso da História da Matemática e Tecnologias de Informação e da Comunicação: Alianças Possíveis e Potenciais Para o Ensino de Matemática. Anais XII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-13, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5924_3414_ID.pdf. Acesso em: 02 nov 2020.

TZANAKIS, C., & THOMAIDIS, Y. Integrating the close historical development of mathematicsand physics in mathematics education: Some methodological and epistemological remarks. Forthe Learning of Mathematics, v.20, n.1, p.44-55, 2000.

VIEIRA, L. A. História da Matemática e Tecnologia da Informação e da Comunicação no Ensino de Função. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática ) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN), Natal. 2017, 249. f.

YOUSCHKEVITCH, A. P. The Concept of Function up to the Middle of the 19 th Century. Moscow: Institute for History of Science and Technology, 1976.

WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Investigação Matemática: possíveis articulações com a História da Matemática, TIC e Resolução de Problemas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.21, n.2, p. 539-561, 2019. Disponível em: revistas.pucsp.br/emp/article/download/42231/pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-27

Como Citar

DE BORTOLI, A. SABERES DOCENTES PARA A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DO POTENCIAL DE UM CURSO DE EXTENSÃO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 19–33, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v8i22.4320. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4320. Acesso em: 28 mar. 2024.