A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.237Palabras clave:
História da Educação Matemática; Ensino primário; Saberes Elementares; Manuais Escolares; Aritmética.Resumen
Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática defendido em 2017, que teve por objetivo investigar os saberes elementares de Aritmética que circularam em manuais escolares e programas de ensino na cidade de Belém, no Estado do Pará, no período de 1900 a 1910. A investigação tomou como fontes privilegiadas os programas de ensino da época e de que forma eles influenciaram os manuais escolares de Aritmética do período em questão. Dentre os manuais analisados, apresentamos neste artigo a analise do manual intitulado “Arithmetica Primaria” do autor Cezar Pinheiro, datado de 1902. A análise norteou-se pelos seguintes critérios: os aspectos físicos do manual e a abordagem dos conteúdos, além de verificar se o mesmo está de acordo com o Programa de ensino do período em questão. Nesta perspectiva, adotamos as 4 funções desenvolvidas por Choppin (2000) como elementos de categorização e análise. Como fundamentação teórica e metodológica utilizamos os estudos que discorrem sobre a história de uma disciplina, assim como sobre os manuais escolares e sobre a cultura escolar. Neste sentido, adotamos os tipos de pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se da análise que o manual apresenta alguns dos requisitos propostos no Regulamento Geral do Ensino Primário de 1903, entre os requisitos estão: os conteúdos abordados e a proposta de um compendio resumido em suas definições. Na análise realizada, percebemos que o manual publicado no período republicano paraense, momento de grandes reformas no ensino, seguiu em partes as orientações do programa de ensino delimitado no período de 1900 a 1910, além de contribuir para a literatura parense como um manual de um autor da própria região.