A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902

Autor/innen

  • Ana Paula Nascimento Couto

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.237

Schlagworte:

História da Educação Matemática; Ensino primário; Saberes Elementares; Manuais Escolares; Aritmética.

Abstract

Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática defendido em 2017, que teve por objetivo investigar os saberes elementares de Aritmética que circularam em manuais escolares e programas de ensino na cidade de Belém, no Estado do Pará, no período de 1900 a 1910. A investigação tomou como fontes privilegiadas os programas de ensino da época e de que forma eles influenciaram os manuais escolares de Aritmética do período em questão. Dentre os manuais analisados, apresentamos neste artigo a analise do manual intitulado “Arithmetica Primaria” do autor Cezar Pinheiro, datado de 1902. A análise norteou-se pelos seguintes critérios: os aspectos físicos do manual e a abordagem dos conteúdos, além de verificar se o mesmo está de acordo com o Programa de ensino do período em questão. Nesta perspectiva, adotamos as 4 funções desenvolvidas por Choppin (2000) como elementos de categorização e análise. Como fundamentação teórica e metodológica utilizamos os estudos que discorrem sobre a história de uma disciplina, assim como sobre os manuais escolares e sobre a cultura escolar. Neste sentido, adotamos os tipos de pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se da análise que o manual apresenta alguns dos requisitos propostos no Regulamento Geral do Ensino Primário de 1903, entre os requisitos estão: os conteúdos abordados e a proposta de um compendio resumido em suas definições. Na análise realizada, percebemos que o manual publicado no período republicano paraense, momento de grandes reformas no ensino, seguiu em partes as orientações do programa de ensino delimitado no período de 1900 a 1910, além de contribuir para a literatura parense como um manual de um autor da própria região.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Veröffentlicht

2018-08-25

Zitationsvorschlag

COUTO, A. P. N. A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 167–180, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.237. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/237. Acesso em: 22 nov. 2024.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in