Uma demonstração do Teorema de Pitágoras sob o ponto de vista de Raimundo Teixeira Mendes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.12987

Palabras clave:

Teorema de Pitágoras, Geogebra, Educação, Análise Documental

Resumen

A presente pesquisa é uma análise detalhada da demonstração do Teorema de Pitágoras sob o ponto vista de Teixeira Mendes, conforme documentos físicos que constam duas demonstrações do Teorema de Pitágoras, sendo uma de autoria de Gustavo A. Silveira e a outra pelo autor supracitado, ambas transcritas por Araão Reis. A fonte primária para esta análise foi encontrada no acervo do Museu Casa Benjamin Constant, especificamente no Fundo B.C. Série Instituto Politécnico Brasileiro BC/IPT, REG 533. Para atingir esse objetivo, procedemos da seguinte maneira: Inicialmente, examinamos minuciosamente os passos da demonstração do Teorema de Pitágoras presentes neste documento histórico. Em seguida, utilizamos a ferramenta Geogebra para a construção das figuras e recriamos os passos da demonstração de Teixeira Mendes. Estas construções comentadas auxiliam na análise do documento proposto por esse brasileiro, uma vez que os conceitos geométricos são visualizados de forma intuitiva. Assim, este trabalho não apenas descreve a demonstração deste autor do Teorema de Pitágoras, mas também oferece uma experiência prática e visual, tornando-a mais acessível a compreensão das ideias e a construção sugerida e apresentada por este matemático brasileiro. Este estudo contribui para o enriquecimento do conhecimento sobre a história da matemática no Brasil, destacando a importância de Teixeira Mendes e sua abordagem única na demonstração de um dos teoremas mais conhecidos e citados da geometria euclidiana e ressalta a relevância de preservar e estudar documentos históricos, como os presentes no acervo do Museu Casa Benjamin Constant, para entender o desenvolvimento da matemática em um contexto nacional e histórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcia Aparecida Garcia Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre em Matemática [PROFMAT] pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD,2018).Especialista em Ensino da Matematica pela Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD,2015).Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS,1991). Atualmente é professor convocado do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Compasso/MS.

Irene Magalhães Craveiro, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

É professora titular da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modulações digitais casadas a grupos, Matemática Discreta e Combinatória.

Citas

ROSA, Euclides. Mania de Pitágoras. Revista do Professor de Matemática, v. 02, p. 34-39, Rosa, 2007.

BARBOSA, João L. M. Geometria Euclidiana Plana,11 ed. Rio de Janeiro, RJ. 2012.

MUSEU CASA DE BENJAMIN CONSTANT, Ibram. Fundo BC. Série Instituto Politécnico Brasileiro BC/IPB, REG 533.

Publicado

2025-01-17

Cómo citar

TEIXEIRA, M. A. G.; CRAVEIRO, I. M. Uma demonstração do Teorema de Pitágoras sob o ponto de vista de Raimundo Teixeira Mendes. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–19, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.12987. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12987. Acesso em: 21 ene. 2025.