A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393Palabras clave:
Formação inicial de professores de matemática, História da Matemática, Instrumentos Matemáticos, Sector de Thomas HoodResumen
O estudo apresentado tem como base um recurso histórico intitulado Sector, idealizado pelo estudioso das matemáticas Thomas Hood (1556-1620), que foi descrito na obra The making and use of the geometricall instrument, called a Sector, de 1598, na Inglaterra. Esse instrumento matemático era utilizado, na época, para a mensuração de terras, problemas geométricos e aritméticos, além disso, possuía três escalas, sendo uma delas a de cordas, que era utilizada para obtenção de polígonos inscritos em circunferências. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e explorar a percepção sobre aspectos geométricos de licenciandos em matemática sobre a utilização do instrumento Sector, a partir da sua escala de cordas, por meio de um curso de extensão universitária, aplicado na Universidade Estadual do Ceará, no período de junho de 2023. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho descritivo, com base em uma pesquisa documental, além de utilizar pressupostos metodológicos a partir da pesquisa-ação. Diante disso, neste trabalho são expostos conhecimentos em torno do Sector de Thomas Hood e sua utilização, características sobre o lócus e participantes da pesquisa, aspectos sobre o curso de extensão universitária e as considerações sobre os conhecimentos matemáticos realizados pelos licenciandos. Dessa forma, reflete-se sobre as possíveis potencialidades didáticas que emergiram da utilização do instrumento, por meio da aplicação do curso.
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