Estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática: para todos ou para cada um?
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11405Palabras clave:
Educação Inclusiva, Deficiência Visual, Matemática, Tecnologias Assistivas, Formação de ProfessoresResumen
Neste artigo, abordo os desafios e as estratégias associadas à inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática. O foco da educação matemática inclusiva é garantir que todos os alunos, independentemente de suas capacidades visuais, possam acessar o currículo de matemática de maneira eficaz e significativa. Exploro as tecnologias assistivas e as metodologias pedagógicas que podem potencializar a participação e o rendimento acadêmico desses estudantes nesta disciplina. Além disso, enfatizo a importância da capacitação docente para atender às necessidades específicas desses alunos, instigando uma reflexão crítica sobre se a educação deve ser orientada - Para todos ou para cada um?
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. Brasília, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Código matemático unificado para a língua portuguesa. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a língua portuguesa. Brasília, 2002.
BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Tradução de Mônica Pereira dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: LaPEADE, 2011.
GAUTHIER, Clermontet al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. 480p. ISBN 85-7429-003-3
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos SANTOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.