Cadernos escolares de matemática: em realce a resolução de problemas/exercícios na alfabetização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10830

Palabras clave:

Cadernos Escolares de Matemática, Resolução de Problemas, Alfabetização

Resumen

Há tempos que os cadernos escolares são considerados materiais arqueológicos do ensino, estáticos e esquecidos após o ano letivo, o que não é diferente com os cadernos escolares de matemática (CEM). Investigações sobre esse importante instrumento escolar permitem que sejam repensados junto ao ensino de matemática, na tentativa de deslocar os CEM do espaço histórico para o espaço dinâmico dos processos de ensino sob “realce”. A pergunta da pesquisa é: o que está em realce nos CEM no tocante à resolução de problemas/exercícios para possíveis encaminhamentos em relação ao ensino da alfabetização? O objetivo geral é discutir sobre a resolução de problemas/exercícios de matemática nos CEM dos anos iniciais. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza da Análise Documental (AD), a qual possui uma especificidade de etapas, quais sejam: o contexto, a autoria, a autenticidade e confiabilidade do texto, a natureza do texto e sua análise. A AD aplicada aos CEM gera reflexões sobre o ensino de matemática na resolução de problemas/execução de exercícios de matemática. Dentre os resultados, a pesquisa indica encaminhamentos ao ensino na proposta de novos modos de ver e de problematizar os cadernos escolares de matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Jataí

Pedagogo e licenciado em Matemática e Letras. Especialista em Gestão Educacional. Mestre em Educação e Doutor em Educação Escolar. Pesquisador nos métodos da pesquisa bibliográfica, da análise documental e Grounded Theory. Docente e pesquisador na UFJ, curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro Associado da ABEC-BRASIL (Associação Brasileira de Editores Científicos), da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) - GT 23: Gênero, Sexualidade e Educação - e da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) - Área: Educação.

Eliette Neres de Souza Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Caiapônia, Goiás.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás UEG. Segunda Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Faculdade Integrada de Ariquemes FIAR.Especialização em Educação Inclusiva e Especial, Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Atendimento Educacional Especializado AEE - Universidade Candido Mendes, UCAM e Psicopedagogia Institucional e Clinica Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, FABEC, Brasil. Coordenadora Municipal da Educação Inclusiva e Especial (2013/2016), Formadora Local do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (2013/2018) Mestranda em Educação pela UFJ. Professora efetiva da rede municipal de educação de Caiapônia-Go e atualmente Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Citas

CARDOSO, M. R. G.; Oliveira, G. S. A resolução de problemas para o ensino de

matemática nos anos iniciais. Cadernos da Fucamp, [s.l.], n. 18, v. 36, p. 68-94, 2019. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1941 Acesso em: 03 fev. 2022.

CHARTIER, A-M. Os cadernos escolares: organizar os saberes, escrevendo-os.

Revista de Educação Pública, n. 16, v. 32, p. 13-34, 2007. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ Acesso em: 03 fev. 2022.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J; DESLAURIES, J. P.; GROULX L-H; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, Á. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p.295-316.

ECHEVERRIA, M. P. P. A solução de problemas em Matemática. In POZO, J. I.

(Org.), A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1988, p.43-65.

GALLEGO, D. C. et al. Los cuadernos escolares: entre el texto y la Imagen. Murcia, España, Editum, 2017.

GUIMARÃES, J. S. M.; OLIVEIRA, G. S. Perspectiva teórica e histórica da

resolução de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais. Itinerarius Reflectionis, n. 17, v. 2, p.1–27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.62890 Acesso em: 03 fev. 2022.

HÉBRARD, J. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço

gráfico do caderno escolar (França – Séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, v. 1, p. 115-141, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38753 Acesso em: 03 fev. 2022.

KRULIK, S. ; REYS, R. E. (Orgs.). Resolução de problema na matemática escolar. São Paulo, SP: Atual, 1997.

LOPES, A. E. M.; POZZOBON, M. C.C. Números e operações com uma

turma de segundo ano do ensino fundamental: análise de um caderno. RELACult - Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade, n. 5, v. 4, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1145 Acesso em: 03 fev. 2022.

MIGNOT, A. C.V. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita. Rio de

Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008.

NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Orgs.). Educação matemática, leitura e escrita:

armadilhas, utopias e realidades. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

OLIVEIRA, S. A. de. ; PASSOS, C. L. B. Resolução de problemas e formação

continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. In: NUNES, C. P.; FAGUNDES, H. P. P. (Org.). Formação de professores: questões contemporâneas. Curitiba/PR: CRV, p. 69-89. 2014.

PERES, E. T. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação. In: RIOS, D. et al (Orgs.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 17-61.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro, RJ: Interciências, 1945.

POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

RAMOS GIUSTI, B. L.; GODOI, A. J.; COSTA, D. A. Cadernos escolares como

patrimônio da educação brasileira. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, n.2, v. 2, 2021, p. 315-333. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/27 Acesso em: 03 fev. 2022 Acesso em: 03 fev. 2022.

RIOS, D. et al (Org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação

matemática. São Paulo: Livraria da Física. 2017.

SCHROEDER, T.L.; LESTER JR., F.K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P.R.; SHULTE,A.P. (Eds.). New directions for elementar school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p.31-42.

SMOLE, K.S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Publicado

2024-01-06

Cómo citar

SILVA, C. R. da; NASCIMENTO, E. N. de S. Cadernos escolares de matemática: em realce a resolução de problemas/exercícios na alfabetização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.10830. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10830. Acesso em: 21 nov. 2024.