Cadernos escolares de matemática: em realce a resolução de problemas/exercícios na alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10830Keywords:
Cadernos Escolares de Matemática, Resolução de Problemas, AlfabetizaçãoAbstract
Há tempos que os cadernos escolares são considerados materiais arqueológicos do ensino, estáticos e esquecidos após o ano letivo, o que não é diferente com os cadernos escolares de matemática (CEM). Investigações sobre esse importante instrumento escolar permitem que sejam repensados junto ao ensino de matemática, na tentativa de deslocar os CEM do espaço histórico para o espaço dinâmico dos processos de ensino sob “realce”. A pergunta da pesquisa é: o que está em realce nos CEM no tocante à resolução de problemas/exercícios para possíveis encaminhamentos em relação ao ensino da alfabetização? O objetivo geral é discutir sobre a resolução de problemas/exercícios de matemática nos CEM dos anos iniciais. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza da Análise Documental (AD), a qual possui uma especificidade de etapas, quais sejam: o contexto, a autoria, a autenticidade e confiabilidade do texto, a natureza do texto e sua análise. A AD aplicada aos CEM gera reflexões sobre o ensino de matemática na resolução de problemas/execução de exercícios de matemática. Dentre os resultados, a pesquisa indica encaminhamentos ao ensino na proposta de novos modos de ver e de problematizar os cadernos escolares de matemática.
Downloads
Metrics
References
CARDOSO, M. R. G.; Oliveira, G. S. A resolução de problemas para o ensino de
matemática nos anos iniciais. Cadernos da Fucamp, [s.l.], n. 18, v. 36, p. 68-94, 2019. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1941 Acesso em: 03 fev. 2022.
CHARTIER, A-M. Os cadernos escolares: organizar os saberes, escrevendo-os.
Revista de Educação Pública, n. 16, v. 32, p. 13-34, 2007. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ Acesso em: 03 fev. 2022.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J; DESLAURIES, J. P.; GROULX L-H; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, Á. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p.295-316.
ECHEVERRIA, M. P. P. A solução de problemas em Matemática. In POZO, J. I.
(Org.), A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1988, p.43-65.
GALLEGO, D. C. et al. Los cuadernos escolares: entre el texto y la Imagen. Murcia, España, Editum, 2017.
GUIMARÃES, J. S. M.; OLIVEIRA, G. S. Perspectiva teórica e histórica da
resolução de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais. Itinerarius Reflectionis, n. 17, v. 2, p.1–27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.62890 Acesso em: 03 fev. 2022.
HÉBRARD, J. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço
gráfico do caderno escolar (França – Séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, v. 1, p. 115-141, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38753 Acesso em: 03 fev. 2022.
KRULIK, S. ; REYS, R. E. (Orgs.). Resolução de problema na matemática escolar. São Paulo, SP: Atual, 1997.
LOPES, A. E. M.; POZZOBON, M. C.C. Números e operações com uma
turma de segundo ano do ensino fundamental: análise de um caderno. RELACult - Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade, n. 5, v. 4, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1145 Acesso em: 03 fev. 2022.
MIGNOT, A. C.V. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita. Rio de
Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008.
NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Orgs.). Educação matemática, leitura e escrita:
armadilhas, utopias e realidades. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
OLIVEIRA, S. A. de. ; PASSOS, C. L. B. Resolução de problemas e formação
continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. In: NUNES, C. P.; FAGUNDES, H. P. P. (Org.). Formação de professores: questões contemporâneas. Curitiba/PR: CRV, p. 69-89. 2014.
PERES, E. T. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação. In: RIOS, D. et al (Orgs.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 17-61.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro, RJ: Interciências, 1945.
POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
RAMOS GIUSTI, B. L.; GODOI, A. J.; COSTA, D. A. Cadernos escolares como
patrimônio da educação brasileira. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, n.2, v. 2, 2021, p. 315-333. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/27 Acesso em: 03 fev. 2022 Acesso em: 03 fev. 2022.
RIOS, D. et al (Org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação
matemática. São Paulo: Livraria da Física. 2017.
SCHROEDER, T.L.; LESTER JR., F.K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P.R.; SHULTE,A.P. (Eds.). New directions for elementar school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p.31-42.
SMOLE, K.S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Claudionor Renato da Silva, Eliette Neres de Souza Nascimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.