Ethnomathematics and History of Mathematics: a mapping of SNHM works from 1995 to 2023

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402

Keywords:

History of Mathematics, Ethnomathematic, Systematic mapping

Abstract

The History of Mathematics and Ethnomathematics are trends in Mathematics Education that seek more meaningful mathematics teaching. The objective of this article is to map SNHM works that combine ethnomathematics and the History of Mathematics that can contribute to the teaching of mathematical content in basic education. To achieve this objective, we used Systematic Mapping as a methodological proposal, analyzing the works approved in the Oral/Scientific Communications of the SNHM annals from editions from 1995 to 2023. It is possible to perceive in the works found a concern with valuing and understanding the knowledge/doing of peoples and communities and seek, in some way, to bring this knowledge into the classroom, demonstrating the different ways of doing mathematics and demystifying the idea that mathematics is a difficult subject to learn, ahistorical and acculturated. There is still a long way to go, Ethnomathematics and the History of Mathematics have many points in common and can, together, make mathematics teaching more enjoyable, less obsolete and abstract, and more useful in students' lives.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ananda Itsu Moraes Conceição, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Biomedicina pela Faculdade Estácio de São Luís(2018). Especialista em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada pela Faculdade Monte Pascoal (2022). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA, Campus São Luís Monte Castelo (2022). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do IFMA GEPEM. Membro do grupo de estudo GAMEM.Tem experiência em Educação, Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem em Matemática, Metodologia do Ensino de Matemática.

Carolina Pereira Aranha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Mestre em Física pela UFMA (2011) e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (2023). Professora Adjunta da Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (gPEC). Coordenou o Laboratório de Ensino de Ciências (LEC) do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa), da UFMA, de 2018 a 2020. Atua na vice-coordenação do Laboratório de Pesquisa em Digital para Ciências (PEDIC) CCBa/UFMA e coordena o espaço FormAção, que compõe o Espaço Ciência Maria Laura Lopes (ECMLL), em funcionamento no CCBa-UFMA desde outubro de 2022. Atua como representante do Nordeste na Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Trabalha com Divulgação Científica e Formação Docente em Ciências e Matemática com Tecnologias Digitais.

References

BANDEIRA, Francisco. Conhecimentos matemáticos de uma comunidade: uma análise à luz da etnomatemática. In: Seminário Nacional de História da Matemática, VI, 2005, Brasília. Anais, Brasília, editor: Lígia Arantes Sad, p. 279-285. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

BANDEIRA, Francisco. Ação e reflexão em etnomatemática: um caso concreto com um grupo social específico. In: Seminário Nacional de História da Matemática, VII, 2009, Belém. Anais eletrônicos, Belém, 2009, p. 268- 275. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

BANDEIRA, Francisco. Pedagogia etnomatemática: reflexões e ações pedagógicas em matemática do ensino fundamental. Rio Grande do Norte: Edufrn, 2016.

BARONI, Rosa Lúcia; TEIXEIRA, Marcos Vieira; NOBRE, Sérgio Roberto. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 153-171, 2011. Disponível em:

< https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5742>. Acesso em 17 nov. 2023.

BARTON, Barton. Dando sentido à etnomatemática: etnomatemática fazendo sentido. In: RIBEIRO, José; DOMITE, Maria; FERREIRA, Rogério. Etnomatemática: papel, valor e significado. São Paulo: Zouk, 2004.

CARDOSO, Virgínia Cardia. História da matemática e formação de professores: uma relação possível a partir de pesquisas acadêmicas. In: XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. 2019. Disponível em: <https://conferencia.ciaem-redumate.org/index.php/xvciaem/xv/paper/view/86>. Acesso em: 19 nov. 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Editora Ática, 1990.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e pesquisa, v. 31, p. 99-120, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/TgJbqssD83ytTNyxnPGBTcw/ > Acesso em 29 nov. 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática e História da Matemática. In:

FANTINATO, Maria Cecília de Castello Branco (org). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: UFF, 2009.

D'AMBROSIO, Ubiratan. A interface entre história e Matemática uma visão histórico-pedagógica. Revista história da matemática para professores, v. 7, n. 1, p. 41-64, 2021. Disponível em: <https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/67>. Acesso em 17 nov. 2023.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática-elo entre as tradições e a modernidade. 6 ed., 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

FALBO, Ricardo de Almeida. Mapeamento sistemático. Retrieved October, v. 7, 2018. Disponível em: <http://claudiaboeres.pbworks.com/w/file/fetch/133747116/Mapeamento%20Sistem%C3%A1tico%20%20v1.0.pdf >. Acesso em 01 dez.2023.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen; LIMA, Rosana. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012.Campinas: FE/UNICAMP, 2016.

GERDES, P. Etnomatemática e educação matemática: uma panorâmica geral. Quadrante, v. 5, n. 2, p. 105-138, 1996.

GUIMARÃES, Magda; GUIMARÃES FILHO, Olímpio; OLEIVEIRA, Antônio. A representação numérica dos índios RAMKÓKAMEKRA do Maranhão. In: Seminário Nacional de História da Matemática, V, 2003, Rio Claro. Anais, Rio Claro, editores: Marcos Teixeira e Sergio Nobre, 2001, p. 331-339. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

LARA, Isabel; SANTOS, Juliana. A História da Matemática e Etnomatemática: articulações possíveis para o ensino do Teorema de Tales. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XIV, 2021, Maceió. Anais eletrônicos, Maceió, editora: SBHMat, 2023, p. 1- 16. Disponível em: < https://snhm.com.br/anais/ > Acesso em 30 de outubro de 2023.

LARA, Isabel; SANTOS, Juliana. História da Matemática e Etnomatemática: ações pedagógicas para o ensino de Progressão Aritmética. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XIV, 2021, Maceió. Anais eletrônicos, Maceió, editora: SBHMat, 2023, p. 1- 15. Disponível em: < https://snhm.com.br/anais/ > Acesso em 30 de outubro de 2023.

LORENZONI, Claudia de Araujo. “A história de cesto é assim”: Etnomatemática dos Guarani do Espírito Santo. In: Seminário Nacional de História da Matemática, VII, 2009, Belém. Anais eletrônicos, Belém, 2009, p. 128- 139. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

LORENZONI, Claudia de Araujo; MARCILINO, Orzilei Teresa. Adjaka Regwa: Matemática e Cestaria Guarani no Espírito Santo. In: Seminário Nacional de História da Matemática, VII, 2009, Belém. Anais eletrônicos, Belém, 2009, p. 116- 127. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em história da Educação Matemática no Brasil em três dimensões. 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160929>. Acesso em: 17 nov. 2023.

MIGUEL, Antônio. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores p. 73-106 (Primeira Parte: 73-89). Zetetiké. v. 2, 1997. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646848 > Acesso em: 29 nov. 2023.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, n. 36, p. 177-203, 2002. Disponível em:

<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-46982002000200011&script=sci_abstract>. Acesso em: 19 nov. 2023.

ROSA, Milton. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: the case of mathematics. Tese de Doutorado. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento – CSUS, 2010. Disponível em: <https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3807>. Acesso em 17 nov. 2023.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Ethnomathematics: the cultural aspects of mathematics. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de La Educación Matemática, v. 4, n. 2, p. 32-54, 2011. Disponível em:

<http://funes.uniandes.edu.co/3079/1/Rosa2011Ethnomathematics.pdf> . Acesso em: 19 out. 2023.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Fragmentos históricos do programa etnomatemática. Anais/Acta do 6o. Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, p. 335-358, 2014. Disponível em: <https://cead.ufop.br/images/NOTICIAS_2014/23-06-14_Fragmentos%20historicos%20Milton%20Daniel.pdf>. Acesso em: 19 out. 2023.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Estado da arte da produção científica dos congressos brasileiros em etnomatemática. Ensino Em Re-Vista, v.25, n. 3, p. 543-564, 2018. Disponível em:

<https://repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11377/1/ARTIGO_EstadoArteProdu%c3%a7%c3%a3o.pdf> . Acesso em 19 out. 2023.

SANTOS, Juliana; LARA, Isabel. O ensino de logaritmos a partir da articulação entre História da Matemática e Etnomatemática. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XIV, 2021, Uberaba. Anais eletrônicos, Uberaba, editoração: Mônica Martines e Cristiane Oliveira, 2021, p. 850- 866. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

SCANDIUZZI, Pedro Paulo. Arranhadeira, uma construção histórica dentro do processo de medir. In: Seminário Nacional de História da Matemática, II, 1997, Águas de São Pedro. Anais, Águas de São Pedro, editor: Sergio Nobre, 1997, p. 323- 326. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

SCANDIUZZI, Pedro Paulo. Táticas do povo brasileiro: a revolta do quebra-quilos continua. In: Seminário Nacional de História da Matemática, III, 1999, Vitória. Anais, Vitória, editor: Circe Mary Silva da Silva, 1999, p. 338-344. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A História da geometria não contada nas escolas. In: Seminário Nacional de História da Matemática, IV, 2001, Natal. Anais, Natal, editora SBHMat, 2001, p. 340-345. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

SOUTO, Romelia Mara Alves. História na Educação Matemática–um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. Boletim de Educação Matemática, v. 35B, pág. 515-536, 2010. Disponível em:

<https://www.redalyc.org/pdf/2912/291260024014.pdf>. Acesso em 17 out. 2023.

TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Um panorama para a investigação em história da matemática: surgimento, institucionalização, pesquisas e métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, n. 8, p. 189-212, 2016. Disponível em:

<http://funes.uniandes.edu.co/29940/1/Trivizoli2015Um.pdf>. Acesso em 17 nov. 2023.

VIZOLLI, Idemar. Partes: um modo de efetuar e partilha do pescado. In: Seminário Nacional de História da Matemática, VII, 2009, Belém. Anais eletrônicos, Belém, 2009, p. 332- 340. Disponível em: <https://www.crephimat.com.br/snhm>, Acesso em 17 de outubro de 2023.

Published

2024-05-01

How to Cite

CONCEIÇÃO, A. I. M.; ARANHA, C. P. Ethnomathematics and History of Mathematics: a mapping of SNHM works from 1995 to 2023. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–19, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12402. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12402. Acesso em: 22 jul. 2024.