Multiplication through John Napier's chessboard: an experience in basic education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373

Keywords:

Multiplication Operation, Chessboard, History of Mathematics in Teaching, Mathematical Instrument

Abstract

The difficulties surrounding the multiplication operation have motivated research that develops resources to assist their teaching. Among these studies are those who use the history of mathematics as a field of knowledge that has methods, techniques and instruments that can be treated didactically for use in basic education. Thus, this report presents an experience in which it used a historical mathematical apparatus, called chessboard, developed by John Napier. With this device, it is possible to perform the four basic arithmetic operations and root extraction. In this sense, we aim to describe an applying John Napier's chessboard with high school students. To this end, theoretical quotations are presented around the instrument and the proposal of class used. In this experience, it was observed that the students identified the commutative and distributive properties, as well as understood an idea associated with the distinct multiplication of the sum of equal installments. Therefore, the historical approach in the classroom through a mathematical instrument contributed positively to the construction of students' mathematical knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Jeniffer Pires de Almeida, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Licenciada em Matemática (2022) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Desenvolve pesquisa na área de História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática, em particular na confecção de atividades para o ensino de Aritmética, via instrumentos matemáticos históricos, voltado para formação de professores de matemática.

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve pesquisa na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ezequiel de Paula da Silva Filho, Secretária de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e em Gestão escolar. Professor de Matemática da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. É Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática da Universidade Estadual do Ceará (GPEHM/UECE).

References

ALMEIDA, Jeniffer Pires de. A operação de multiplicação no Tabuleiro de Xadrez de John Napier para o estudo de conceitos matemáticos na formação do professor. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2022) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A Aritmética de Localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–56, 2020.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 2, p. e1022, 1–10, 2023.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma proposta de atividade envolvendo o tabuleiro de xadrez de John Napier para o ensino de multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–10, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, Mercedes. Docentes dos anos iniciais conhecimentos sobre o campo multiplicativo. In: IV Colóquio internacional educação e contemporaneidade, 4., 2010, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2010. p. 1-11.

CAVALARI, Mariana Feiteiro; MORAES, Silvia Raquel Aparecida de; CALÁBRIA, Angélica Raiz; BONFIM, Sabrina Helena. História da Matemática na Formação de Professores: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 8, p. 1–24, 2022.

MARTINS, Eugeniano Brito. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado) -Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal do Ceará, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2019.

MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. As Barras de Calcular de Napier: Percepções de uma primeira manipulação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 53–64, 2019.

NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per VirgulasLibri Duo: cum appendice de expeditíssimo multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. Edimburgo: Andrew Hart, 1617.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales. Um estudo da operação de multiplicação por meio da manipulação do Promptuario de John Napier por licenciandos em matemática da UECE. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2023) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; CAVALCANTE, Davi Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O procedimento de construção das varetas do Promptuario de John Napier (1550-1617). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 21, p. 112-121, 2020.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 4, n. 5, p. 38-56, 2023b.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2021.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista Impa, v. 4, n. 1, p. e023000, 2023a.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, p. 1094-1107, 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Bauru: Ciência e Educação, 2013.

SAITO, Fumizaku. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

Published

2024-05-01

How to Cite

ALMEIDA, J. P. de; RIBEIRO, P. H. S.; SILVA FILHO, E. de P. da. Multiplication through John Napier’s chessboard: an experience in basic education. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–16, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12373. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12373. Acesso em: 24 nov. 2024.