Como melhorar a imagem da Matemática através da leitura de textos históricos

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8430

Schlagworte:

História da Matemática como recurso pedagógico;, Leitura de textos históricos;, Atitudes para com a matemática.

Abstract

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visa determinar possíveis mudanças de atitude do aluno para com a matemática devido a ele ter experienciado uma intervenção utilizando a leitura de textos históricos na sala de aula. A intervenção foi informada por uma conceituação hermenêutica que inclui uma provocação inicial e a leitura de recortes de textos primários e, para ajudar a desenvolver as habilidades interpretativas do aluno, secundários. As fontes escolhidas rezavam sobre o conceito da classe dos números inteiros. As mudanças de atitude foram determinadas pela comparação de um questionário inicial e um questionário final. O questionário inicial atestou que embora os participantes considerassem a matemática como uma ciência importante e até muito presente na vida quotidiana das pessoas, concebiam a mesma como difícil e desinteressante; também tinham pouca confiança nas suas próprias habilidades matemáticas. As respostas do questionário final indicaram que as opiniões dos participantes sobre a importância da matemática não sofrerem mudanças, mas passaram a contemplar a matemática como algo mais interessante e menos difícil, sendo algo ao alcance deles. Mesmo assim, ficaram reticentes sobre a eficácia da leitura de fontes históricas para a sua preparação para o ENEM.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Juan Felipe de Azevedo Falcão, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, campus Campina Grande (2018). Mestrando em Educação Matemática sob linha de pesquisa História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - UEPB, campus Campina Grande. Desde Janeiro de 2018 é professor do colégio Rosa Mística , Campina Grande-PB. Possui trabalhos publicados em anais e eventos Regionais e Nacionais. Possui experiência com os seguintes temas de pesquisa: Educação Matemática com ênfase em História da Matemática, História da Matemática no Ensino e Hermenêutica. Atualmente está desenvolvendo uma pesquisa sobre a utilização de Textos Originais em sala de aula no ensino de Números Reais.

John A. Fossa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Filosofia pela College Of The Holy Cross(1972), mestrado em Filosofia pela Fordham University(1974) e doutorado em Educação Matemática pela Texas A&M University System(1994). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Matemática, Intuicionismo, Construtivismo Radical.

Literaturhinweise

FOSSA, John A. Leitura de textos históricos na sala de aula. Paradigma (Venezuela). V. XLI, n. Extra 1 (abril), p. 116-132, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p116-132.id834. Acesso em: 10 de junho de 2022.

FOSSA, John A. Matemática, história e compreensão. Revista Cocar v. 2, n. 4, p. 7-15, 2008.

FOSSA, John A. Características de atividades para o Ensino da Matemática. In: FERNANDES, George Pimentel (Org.). Educação Básica. Crato (CE): Editora da Universidade Regional do Cariri, 2000.

GLAUBITZ, M. R. The use of original sources in the classroom: Empirical research findings. In: History and Epistemology in Mathematics Education – Proceedings of the Sixth European Summer University – ESU 6. Viena: HPM, 2012.

GLAUBITZ, M. R. The use of original sources in the classroom: Theoretical Perspectives and Empirical Evidence. In: History and Epistemology in Mathematics Education – Proceedings of the 5th European Summer University – ESU 5. Prague: HPM, 2010.

JAHNKE, H. The historical dimension of mathematical understanding: objectifying the subjective. In: Proceedings of the Eighteenth International Conference for the Psychology of Mathematics Education, v. I. Lisbon: University of Lisbon, 1994, p. 139-156.

Veröffentlicht

2022-07-07

Zitationsvorschlag

FALCÃO, J. F. de A. .; FOSSA, J. A. Como melhorar a imagem da Matemática através da leitura de textos históricos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–13, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i27.8430. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8430. Acesso em: 22 nov. 2024.