Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12202

Schlagworte:

Equações Lineares, GeoGebra, Teoria Antropológica do Didático

Abstract

Sabemos que a integração das tecnologias digitais vem se apresentando como um importante instrumento que auxilia o processo educativo. Nesse sentido, o artigo em questão aborda, em sua estrutura, um recorte de uma pesquisa desenvolvido por meio de um mapeamento bibliográfico e tem como principal objetivo, realizar um levantamento de pesquisas envolvendo a Teoria Antropológica do Didático (TAD), sistemas de equações lineares e o GeoGebra. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a realização do estudo, nos amparamos na metodologia adaptada por Cavalcanti (2015), a qual aborda uma forma descritiva do mapeamento vertical e horizontal, para seleção dos territórios pesquisados.Vale destacar que esse modelo é proposto pela autora Biembengut (2008), que apresenta o Mapeamento na Pesquisa Educacional. Nesse sentido, destacamos que nenhum dos territórios nos quais realizamos a busca aborda a temática de sistemas de equações lineares, com a utilização do software GeoGebra, sob um olhar da TAD, com a finalidade de analisar as praxeologias apresentadas da passagem do campo algébrico para o geométrico, com alunos do ensino médio. Consideramos a temática pertinente, pois aponta contribuições significativas para pesquisadores que almejam aprofundar-se nesse viés.

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Autor/innen-Biografien

Talyta Sampaio Figueiredo, Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que se localiza na cidade de Brejo Santo/CE. Especialização em Ensino da Matemática na Faculdade Única de Ipatinga. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGCM), pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Possui experiência como bolsista articuladora do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), como também no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), com o enfoque no projeto de pesquisa sobre a Análise da conformidade do Modelo Epistemológico de Referência: O ensino da Função Quadrática para a Licenciatura em Matemática e no Projeto sobre Saberes docentes e tecnologias digitais no ensino da Matemática: Construção de um Modelo Epistemológico de Referência. Participou do projeto minha escola é da comunidade da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor José Teles de Carvalho do Estado de Ceará, além da tutoria para a iniciativa foco na aprendizagem vinculada ao programa de bolsas de monitoria e tutoria realizada na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Belarmino Lins de Medeiros do Estado de Ceará, como também foi monitora do projeto SPAECE em Ação realizado no município de Abaiara-CE. Participou como monitora e posteriormente formadora no Programa Pacto pela Aprendizagem em parceria com o município de Abaiara-CE, na escola da rede básica de Ensino Rosa Tavares Leite. Além disso, é integrante do grupo de pesquisa em Ensino das Ciências da Natureza e Matemática e também no grupo de Ensino e Aprendizagem da Matemática.

Fernando Emilio Leite de Almeida, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Possui Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Formação dos Professores de Belo Jardim (1998), Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e Doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira e professor colaborador na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: teoria das situações didáticas, teoria antropológica do didático, prática reflexiva, ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores, análise de livro didático. Esteve como Coordenação do PIBID (2011 - 2014), Residência Pedagógica (2018 - 2020 / 2020 - 2022) e coordenador da Licenciatura em Matemática do IFPE (2018 -2020). Atualmente é Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (EPeDiMa), membro da Rede de Estudos em Didática da Matemática (REDE) e Coordena o PIBID. 

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2024-08-09

Zitationsvorschlag

FIGUEIREDO, T. S.; ALMEIDA, F. E. L. de; RODRIGUES, R. F. Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 1–20, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i33.12202. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12202. Acesso em: 24 aug. 2024.