HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Emilio Celso de Oliveira
  • Ana Chiummo

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.68

Palavras-chave:

Educação Matemática; História da Matemática; Formação de Professores.

Resumo

Este artigo apresenta a História da Matemática como disciplina essencial na formação de professores. O objetivo é discutir como esta disciplina pode concorrer para essa formação, as contribuições que ela pode dar na construção e significação dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses professores. As seguintes questões motivaram esse estudo sobre o curso de graduação: Por que estudar História da Matemática? Qual a percepção dos alunos acerca da importância de se estudar a História da Matemática? A metodologia de pesquisa empregada é uma pesquisa qualitativa, com amostra de respostas de alunos do 6º semestre da Universidade Paulista, que expressaram suas percepções sobre a vivência do estudo da disciplina no 1º semestre de 2015. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do valor didático da História da Matemática. A análise de conteúdo das respostas dos participantes indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, ao agregar conhecimentos sobre as teorias matemáticas e os grandes matemáticos, utilize a História também como um recurso didático. Indicam ainda que é fundamental ao futuro professor compreender a origem e a motivação para o desenvolvimento dos diversos conceitos matemáticos, para melhor atuação no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o conhecimento que o professor tem do que vai ensinar influencia suas escolhas e suas formas de ensinar, em particular, incorporando o recurso didático da História da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

OLIVEIRA, E. C. de; CHIUMMO, A. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 77–86, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v3i7.68. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/68. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.