EQUAÇÕES QUADRÁTICAS

UMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Autores

  • Fabius Bonnet Mestre

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3559

Palavras-chave:

Ensino, História da Matemática, Equações quadráticas

Resumo

Sabemos que a maioria dos tópicos matemáticos ensinados na escola são esquecidos pelos alunos, mas nem tudo. Por exemplo, todo aluno do ensino médio recorda que estudou equações do 2º grau, pois quando é interrogado lembra dizendo: “Usa aquela fórmula do delta” outros dizem: “Aplica a fórmula de Bhaskara.” Na verdade, essa fórmula está arraigada à mente de alunos e ex-alunos porque todo professor ensina tais equações usando a fórmula de Bhaskara, e, além disso, a maioria pensa que é o único método para resolver as equações quadráticas completas. Contrariando esse pensamento, o objetivo deste artigo é apresentar uma nova fórmula resolutiva e também uma proposta didática adequada à mesma. Esta nasceu há duas décadas e costumo chamá-la de Proposta histórico-didática, visto que resulta da história das equações combinada com uma conjectura didática. Nesse contexto acadêmico, creio que vale dizer que a conjectura eu a formulei e defendi (1995) numa dissertação de Mestrado em Educação Matemática na UNESP, enquanto a nova fórmula foi uma simples redescoberta (2000) quando eu analisava os vários métodos de resoluções de equações quadráticas e cúbicas usados por Pacioli, Tartaglia e Cardano, matemáticos do século XVI. Por outro lado, a referida proposta didática foi lentamente elaborada, na medida em que eu reconhecia os obstáculos epistemológicos tratados na conjectura. Finalmente, ela consolidou-se em 2003 no trabalho de conclusão de curso (TCC) de um aluno de Graduação em Matemática da Universidade estadual Vale do Acaraú - UVA. Três anos depois ela foi aplicada em sala de aula. É que a proposta foi transformada em monografia de Especialização em Didática da Matemática pelo Centro Universitário Inta - UNINTA, cuja pesquisa consistiu em comparar a aprendizagem dos alunos na resolução de equações quadráticas com duas fórmulas diferentes, mas ensinadas pelo mesmo professor. Os resultados didáticos mostraram que a nova fórmula é mais fácil de ser usada pelo aluno.

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Referências

BOYER, C. História da Matemática. São Paulo, Edgard Blucher, 1996.

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CARDANO, H. The reles of álgebra( Ars Magna). NY, Dover, 1993.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, Ed. Da Unicamp, 2004.

SMITH, D.E. A source book in mathematics, NY, Dover, 1959.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

BONNET, F. EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: UMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 459–464, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.3559. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3559. Acesso em: 24 nov. 2024.