Uma Revisão de Literatura sobre a proposição de sequências didáticas para o ensino de probabilidade na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12182Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino de Probabilidade, Levantamento Bibliográfico, Sequência DidáticaResumo
O objetivo desse trabalho foi realizar um mapeamento de estudos sobre o ensino de probabilidade na Educação Básica a partir da proposição de sequências didáticas desenvolvidas em modalidades como teses, dissertações e artigos publicados em periódicos. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Nessa revisão de literatura, visitamos as plataformas de armazenamento de pesquisas, tais como o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Portal de Periódicos da Capes, onde encontramos 10 (dez) pesquisas na modalidade dissertação e 08 (oito) pesquisas na modalidade artigo. Esses dados foram coletados considerando os trabalhos publicados em um recorte temporal de 11 anos, isto é, de 2013 a 2023. Os resultados obtidos apontam para uma crescente no número de pesquisas que propõe sequências didáticas para o ensino de probabilidade na Educação Básica, com maior concentração de estudos no Ensino Médio. No entanto, apesar de já haver discussões, ainda que em ascensão, em torno da temática abordada, através da análise de dados é permitido dizer que há uma demanda para a construção de novas propostas didáticas para o trabalho docente com a probabilidade no ensino básico, sejam nos anos iniciais ou finais ou no Ensino Médio. No intuito de aproximar o aluno de sua realidade, ressaltamos que a elaboração de novas propostas tenha por finalidade trabalhar a probabilidade através do contexto social do aluno, prezando pela interdisciplinaridade entre as áreas de formação, a fim de desenvolver no estudante o interesse de investigação e autonomia para construção do próprio conhecimento.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, C. M. C. Um modelo didático de referência para o ensino de probabilidade. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
ALVES, L. P. S. Ensino de probabilidade: uma proposta de sequência didática com uso dos jogos Bozó e Coup. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis, Rio de Janeiro, 2021.
BATANERO, C.; HENRY M.; PARZYSZ, B. The nature of chance and probability. In: JONES, G. A. (Org.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and Learning. New York, NY: Springer, 2005. p. 15-37.
BATANERO, C. Razonamiento probabilístico en la vida cotidiana: un desafío educativo. In: FLORES, P.; LUPIÁÑEZ, J. (Ed.). Investigación en el aula de matemática. Estadística y Azar. Granada: Sociedad de Educación Matemática Thales, 2006.
BATANERO, C. et al. Conocimiento matemático de profesores de primaria em formación para la enseñanza de la probabilidad: um estudio exploratório. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p.11-34, 2015.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação. – Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
CAPES. Brasil - Catálogo De Teses E Dissertações Da Capes, Dados Das Teses E Dissertações Da Pós-Graduação 2017 A 2020. Disponível Em: . Acesso Em: 25, Set. 2023.
CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Disponível em: . Acesso em: 16, Ago. 2023.
CARVALHO, A.T.; GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. Pensamento crítico e criativo no ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educação e Pesquisa, v. 49, p. 01- 24, 2023.
CASTILHO, C. R. O Ensino de Probabilidade Baseado em uma Sequência Didática para o Exercício de Literacia Probabilística. Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020.
CAVALCANTE, J. L.; ANDRADE, V. L. V. X.; RÉGNIER, J. C. O conceito de probabilidade na formação docente: uma reflexão apoiada pela análise estatística implicativa. VIDYA, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 441-455, 2016.
FISCHBEIN, E. The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht, The Netherlands: Reidel, 1975.
GAL, I. Towards probability literacy for all citizens: Building blocks and instructional dilemmas. In: JONES, G. A. (Org.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning. New York, NY: Springer, p. 39-63, 2005.
JESUITA, F. T. P. Can’t Stop: Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Probabilidade. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Instituição de Ensino: Universidade Federal Rural do Semiárido, Rio de Janeiro, 2022.
LOPES, C. A. E. A probabilidade e a estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
LOPES, C. A. E. O ensino da estatística e da probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, Campinas, v.28, n.74, p.57-73, 2008.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2004.
MOURA, T. J. Probabilidade e Jogos Digitais: Uma Experiência com o Software GeoGebra no Ensino Médio. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Instituição de Ensino: Universidade Federal de Goiás, Rio de Janeiro, 2020.
RIBEIRO, J. P. M. Aplicação do Modelo de Mudança Conceitual como Forma de Introduzir o Conteúdo de Probabilidade. Boletim Cearense De Educação e História Da Matemática (Online), v. 8, n. 22, p. 71–86, 2020.
SAMÁ, S.; SILVA, R. C. S. Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da Base Nacional Comum Curricular. Zetetiké, Campinas, v. 28, p. 1-21, 2020.
SANTANA, O. A.; PEIXOTO, L. R. T. O impacto do Portal Capes nas referências de artigos científicos sobre ciências biológicas e saúde na Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 13, p. 352-362, 2010.
SANTOS, J. A. F. L. O movimento do pensamento probabilístico mediado pelo processo de comunicação com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado). Itatiba, SP: Universidade São Francisco, 2010.
SANTOS, I. P.; CARVALHO, J. I. F. Uma revisão sistemática sobre o ensino de probabilidade na Educação Básica. Revista Educ. Matemática em Foco, v. 7, n. 3, 2018.
SANTOS, P. G. P.; PINTO, S. M.; SILVA, M. S. Porrinha: Quando as probabilidades estão além de dados e moedas. Revista – Estação científica, Macapá, v. 4. n. 1, p. 97 - 105, 2014.
SILVA, M. J.; ALVES, F. J. C.; NORONHA, C. A. O ensino de probabilidade com questões sociais. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v.2, n.2, p. 47-66, 2019.
SOARES, M. B. O Ensino de Probabilidade por meio de Atividades. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Instituição de Ensino: Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
SOUZA, A. S; OLIVEIRA; G. S; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, 20(43), 2021.
SOUZA, J. V. Sala de Aula Invertida: Uma Proposta para o Ensino de Probabilidade. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, 2019.
SOUZA, J. P. V; BARBOSA, N. M. “Uma Experimentação Com Metodologia Ativa: Sala De Aula Invertida Como Modelo Para o Ensino De Probabilidade.” Revista Eletrônica De Educação Matemática, v. 15, n. 2, p. 1–23, 2020.
SOUZA, R. D. Uma Sequência Didática para o Ensino da Matemática probabilística na Terceira Série do Ensino Médio com apoio de dispositivos móveis. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Severino Sombras, Vassouras, Minas Gerais, 2015.
STRUMINSKI, L. A. F. Uso de Jogos no Ensino de Matemática: uma Proposta de Sequência Didática para o trabalho com probabilidade. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Rio de Janeiro, 2016.
TEIXEIRA, P. J. M. “Pulando Amarelinha”: Um Jogo Para Fomentar a Determinação De Um Espaço Amostral Não Equiprovável Em Um Experimento Aleatório.” Perspectivas Em Diálogo, v. 10, n. 22, p. 289–312, 2023.
VIANA, S. L. S; LOZADA, C. O. “Aprendizagem Baseada Em Problemas Para o Ensino De Probabilidade No Ensino Médio e a Categorização Dos Erros Apresentados Pelos Alunos.” Educação Matemática Debate, v. 4, n. 4, 2020, p. e202017, 2023.
VIEIRA, L. D. O ensino de probabilidade no contexto da BNCC e à luz dos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade de Passo Fundo, 2020.
VIEIRA, L. D.; DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. O ensino de probabilidade no contexto da BNCC e à luz dos princípios da teoria da aprendizagem significativa crítica. ENCITEC- Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista, v. 13, n. 1, p. 330-340, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mateus de Moura Maciel, Edelweis José Tavares Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.