Estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática: para todos ou para cada um?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11405

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência Visual, Matemática, Tecnologias Assistivas, Formação de Professores

Resumo

Neste artigo, abordo os desafios e as estratégias associadas à inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática. O foco da educação matemática inclusiva é garantir que todos os alunos, independentemente de suas capacidades visuais, possam acessar o currículo de matemática de maneira eficaz e significativa. Exploro as tecnologias assistivas e as metodologias pedagógicas que podem potencializar a participação e o rendimento acadêmico desses estudantes nesta disciplina. Além disso, enfatizo a importância da capacitação docente para atender às necessidades específicas desses alunos, instigando uma reflexão crítica sobre se a educação deve ser orientada - Para todos ou para cada um?

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Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos SANTOS, Universidade de São Paulo - USP

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

SANTOS, D. M. A. de A. P. dos. Estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática: para todos ou para cada um?. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.11405. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11405. Acesso em: 21 nov. 2024.