Estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática: para todos ou para cada um?
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11405Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Deficiência Visual, Matemática, Tecnologias Assistivas, Formação de ProfessoresResumo
Neste artigo, abordo os desafios e as estratégias associadas à inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática. O foco da educação matemática inclusiva é garantir que todos os alunos, independentemente de suas capacidades visuais, possam acessar o currículo de matemática de maneira eficaz e significativa. Exploro as tecnologias assistivas e as metodologias pedagógicas que podem potencializar a participação e o rendimento acadêmico desses estudantes nesta disciplina. Além disso, enfatizo a importância da capacitação docente para atender às necessidades específicas desses alunos, instigando uma reflexão crítica sobre se a educação deve ser orientada - Para todos ou para cada um?
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. Brasília, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Código matemático unificado para a língua portuguesa. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a língua portuguesa. Brasília, 2002.
BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Tradução de Mônica Pereira dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: LaPEADE, 2011.
GAUTHIER, Clermontet al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. 480p. ISBN 85-7429-003-3
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.