Cadernos escolares de matemática: em realce a resolução de problemas/exercícios na alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10830

Palavras-chave:

Cadernos Escolares de Matemática, Resolução de Problemas, Alfabetização

Resumo

Há tempos que os cadernos escolares são considerados materiais arqueológicos do ensino, estáticos e esquecidos após o ano letivo, o que não é diferente com os cadernos escolares de matemática (CEM). Investigações sobre esse importante instrumento escolar permitem que sejam repensados junto ao ensino de matemática, na tentativa de deslocar os CEM do espaço histórico para o espaço dinâmico dos processos de ensino sob “realce”. A pergunta da pesquisa é: o que está em realce nos CEM no tocante à resolução de problemas/exercícios para possíveis encaminhamentos em relação ao ensino da alfabetização? O objetivo geral é discutir sobre a resolução de problemas/exercícios de matemática nos CEM dos anos iniciais. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza da Análise Documental (AD), a qual possui uma especificidade de etapas, quais sejam: o contexto, a autoria, a autenticidade e confiabilidade do texto, a natureza do texto e sua análise. A AD aplicada aos CEM gera reflexões sobre o ensino de matemática na resolução de problemas/execução de exercícios de matemática. Dentre os resultados, a pesquisa indica encaminhamentos ao ensino na proposta de novos modos de ver e de problematizar os cadernos escolares de matemática.

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Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Jataí

Pedagogo e licenciado em Matemática e Letras. Especialista em Gestão Educacional. Mestre em Educação e Doutor em Educação Escolar. Pesquisador nos métodos da pesquisa bibliográfica, da análise documental e Grounded Theory. Docente e pesquisador na UFJ, curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro Associado da ABEC-BRASIL (Associação Brasileira de Editores Científicos), da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) - GT 23: Gênero, Sexualidade e Educação - e da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) - Área: Educação.

Eliette Neres de Souza Nascimento , Secretaria Municipal de Educação de Caiapônia, Goiás.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás UEG. Segunda Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Faculdade Integrada de Ariquemes FIAR.Especialização em Educação Inclusiva e Especial, Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Atendimento Educacional Especializado AEE - Universidade Candido Mendes, UCAM e Psicopedagogia Institucional e Clinica Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, FABEC, Brasil. Coordenadora Municipal da Educação Inclusiva e Especial (2013/2016), Formadora Local do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (2013/2018) Mestranda em Educação pela UFJ. Professora efetiva da rede municipal de educação de Caiapônia-Go e atualmente Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

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Publicado

2024-01-06

Como Citar

SILVA, C. R. da; NASCIMENTO, E. N. de S. Cadernos escolares de matemática: em realce a resolução de problemas/exercícios na alfabetização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.10830. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10830. Acesso em: 22 dez. 2024.