O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7111

Palavras-chave:

Ensino de Matem´atica, Práticas Ludo-pedagógicas, Práticas Pedagógicas Interativas

Resumo

O presente trabalho apresenta práticas e abordagens metodológicas no ensino da Matemática que ampliam o engajamento e aquisição do conhecimento de conceitos matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 2º e 3º anos da escola EEEP Francisca Castro de Mesquita, localizada na cidade de Reriutaba, pertencente a região da Ibiapaba na zona norte do Ceará. Essas atividades visam aproximar os discentes da Matemática através de práticas e metodologias dinâmicas, possibilitando aos alunos uma maior interação com as ferramentas computacionais e objetos de aprendizagem ludo-pedagógicos. Os resultados sinalizaram que essas práticas favorecem a aquisição e o entendimento de conceitos matemáticos através do raciocínio visual, contribuindo para uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem caráter descritivo por considerar essencial o ambiente escolar como fonte de dados. Esperamos com essa investigação discutir a importância da participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo desse estudo é discutir a utilização de atividades ludo-pedagógicas (jogos) no ensino da matemática a partir uma experiência nas séries do Ensino Médio da educação básica. Este artigo é fruto da Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará, ofertada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) e com o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP).

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Biografia do Autor

José Fábio Vieira de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professor da rede estadual do Ceará e está lotado, atualmente, na EEEP Francisca Castro de Mesquita em Reriutaba-Ce. Rua Coração de Jesus, Barro Vermelho, Reriutaba-Ce. CEP: 62260-000. E-mail: josefabiooliveira2015@gmail.com

Edvalter da Silva Sena Filho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2016), seguido de estágio de pós-doutorado na Matemática na Universidade Federal do Ceará (2017), todos na área de Singularidade. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Avenida Mãe Rainha. Bairro Renato Parente, Sobral/CE. Cep: 62033-010. E-mail: edvalter.filho@hotmail.com

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. V. de; SENA FILHO, E. da S. O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 35–49, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.7111. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7111. Acesso em: 18 abr. 2024.

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