A UTILIZAÇÃO DO EXCEL COM ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS PARA O TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES EM CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA

Autores

  • José Cirqueira Martins Júnior
  • Leandro Vieira dos Santos Universidade do Estado da Bahia – UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i12.23

Palavras-chave:

Aprendizagem; Estatística; Excel; Atividades Exploratórias.

Resumo

Esse artigo aborda algumas contribuições de atividades exploratórias com conteúdos de Estatística num curso Técnico em Comércio de uma escola estadual de ensino profissionalizante. Os principais objetivos da pesquisa foram possibilitar a construção de tabelas, gráficos e conceitos de média, mediana, moda e desvio padrão a partir de situações presentes no cotidiano dos alunos com o auxílio do software Excel e avaliar se o Excel contribui para um melhor entendimento desses conteúdos de Estatística quando associados à aplicação de atividades exploratórias. A metodologia utilizada foi a qualitativa de caráter exploratório e os instrumentos para a coleta dos dados consistiram em registros das atividades exploratórias e os das planilhas do Excel gravadas no computador. Desse modo, o estudo apontou que as atividades exploratórias quando associadas ao Excel podem proporcionar uma compreensão mais significativa de alguns conteúdos de Estatística para os alunos, indicando ser uma alternativa didática para a formação de posturas críticas e reflexivas nas aulas de Matemática.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
727
Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202625
|

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

MARTINS JÚNIOR, J. C.; SANTOS, L. V. dos. A UTILIZAÇÃO DO EXCEL COM ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS PARA O TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES EM CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 14–25, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i12.23. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/23. Acesso em: 28 abr. 2025.