Internacionalização no Paraná

Um olhar para a mobilidade acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8373

Palavras-chave:

Internacionalização, Terminologia, Variação terminológica, Linguística de Corpus

Resumo

Embora seja um processo que ocorre há muitos anos, a internacionalização do ensino superior intensificou-se nas últimas duas décadas devido ao avanço da globalização junto às tecnologias de comunicação. No cenário brasileiro, ela ganhou maior destaque na última década com a criação do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF), o que contribuiu para que um número maior de instituições de ensino superior acelerasse suas agendas de internacionalização. Inserida neste contexto, a mobilidade é uma das principais atividades desse processo e promove uma interação cultural e cognitiva entre universidades e nações. Nos últimos anos, as universidades paranaenses destacaram-se em rankings sul-americanos e mundiais por adotarem práticas que visam à internacionalização das suas atividades. Inserido nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar como a mobilidade é apresentada nos documentos oficiais das sete universidades estaduais paranaenses. Para atingirmos tal objetivo, guiamo-nos pelos estudos da internacionalização, como o de Knight (2004, 2012), De Wit (2015, 2019) e Finardi (2015); pela Terminologia de Krieger e Finatto (2020), Barros (2004), Barbosa (1998, 2004) e Faulstich (2001). A metodologia escolhida foi a Linguística de Corpus (BERBER-SARDINHA, 2004), utilizando-se o software Sketch Engine. O corpus de estudo é composto pelos documentos de política ou plano de internacionalização das instituições estaduais do Paraná. Após a análise, constatamos que o termo “mobilidade” ocorre como hiperônimo e seus hipônimos demonstram como ela é tratada nos documentos institucionais.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

STEMPOSKI FILHO, M.; CASTAÑEDA ZANETTE, R. I. Internacionalização no Paraná: Um olhar para a mobilidade acadêmica. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 95–114, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8373. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8373. Acesso em: 25 nov. 2024.