Internacionalização na Rede Federal Tecnológica

Uma análise das ações previstas na política de internacionalização do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8365

Palavras-chave:

Política de Internacionalização, Rede Federal, Educação Tecnológica

Resumo

Diante dos processos de integração e estreitamento do contato entre povos, especialmente durante a pandemia Sars-Cov 19, é fundamental a compreensão do papel da internacionalização no âmbito da educação pública. Neste trabalho, voltamos nosso olhar para as ações de internacionalização explicitadas no documento que norteia o seu processo: a Política de Internacionalização, especificamente no contexto da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, que tem se destacado no cenário nacional e internacional, cumprindo um papel importante para o desenvolvimento da educação profissional no país. Objetivamos neste artigo apresentar resultados da análise da Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que foi realizada tendo como fundamento os pressupostos teóricos da pesquisa de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Além disso, as análises fundamentam-se em autores que versam sobre internacionalização abrangente (HUDZIK, 2011) e sob a luz da definição adaptada de internacionalização proposta pelo grupo de pesquisa GPLIES (Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior), segundo a qual “a internacionalização na Educação é um movimento articulado [...] que busca promover o compartilhamento de ideias, de culturas, de práticas inovadoras,  [...] de forma a permitir um posicionamento decolonial e crítico, reposicionando as demandas locais diante da necessidade de inserção em um contexto internacional”. 

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Biografia do Autor

Viviane Cristina Garcia de Stefani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua no ensino de línguas (espanhol, português e inglês) nos níveis de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação. Seus interesses de pesquisa incluem “formação de professores”,  “ensino de línguas”, “multiletramentos” e “tecnologias educacionais”. E-mail: vivigarcia@ifsp.edu.br

Isadora Valencise Gregolin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professora da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, São Carlos-SP. E-mail isadora@ufscar.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/1015869228676997 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9345-3126

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

STEFANI, V. C. G. de; GREGOLIN, I. V. . Internacionalização na Rede Federal Tecnológica: Uma análise das ações previstas na política de internacionalização do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 158–178, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8365. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8365. Acesso em: 15 nov. 2024.