Internacionalização na Rede Federal Tecnológica
Uma análise das ações previstas na política de internacionalização do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8365Palavras-chave:
Política de Internacionalização, Rede Federal, Educação TecnológicaResumo
Diante dos processos de integração e estreitamento do contato entre povos, especialmente durante a pandemia Sars-Cov 19, é fundamental a compreensão do papel da internacionalização no âmbito da educação pública. Neste trabalho, voltamos nosso olhar para as ações de internacionalização explicitadas no documento que norteia o seu processo: a Política de Internacionalização, especificamente no contexto da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, que tem se destacado no cenário nacional e internacional, cumprindo um papel importante para o desenvolvimento da educação profissional no país. Objetivamos neste artigo apresentar resultados da análise da Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que foi realizada tendo como fundamento os pressupostos teóricos da pesquisa de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Além disso, as análises fundamentam-se em autores que versam sobre internacionalização abrangente (HUDZIK, 2011) e sob a luz da definição adaptada de internacionalização proposta pelo grupo de pesquisa GPLIES (Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior), segundo a qual “a internacionalização na Educação é um movimento articulado [...] que busca promover o compartilhamento de ideias, de culturas, de práticas inovadoras, [...] de forma a permitir um posicionamento decolonial e crítico, reposicionando as demandas locais diante da necessidade de inserção em um contexto internacional”.
Downloads
Referências
AGUIAR PEREIRA, Elisabete Monteiro. Internacionalização na universidade contemporânea: uma visão da internacionalização em uma universidade pública paulista. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, 2019.
BARDIN, Laurence. (1977). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, Martins Fontes, 1977.
BORDIN, Tamara Maria et al. A internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica: uma abordagem sobre a estrutura administrativa. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 3, n. 1, p. 58-74, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/190-secretarias-112877938/setec-1749372213/13175-centenario-da-rede-federal-de-educacao-profissional-e-tecnologica. Acesso em: 1º fev. 2022.
CALVO, Luciana Cabrini Simões C. S.; ALONSO, Milena Paula de Oliveira. The Internationalization of Higher Education and English in Brazil: a state-of-the-art study. In: CALVO, Luciana Cabrini Simões C. S; EL KADRI, Michele; PASSONI, Taísa Pinetti (orgs.). Languages Policies and Internationalization of Higher Education Institutions in Brazil: contributions from Applied Linguists. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 14-24.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DELGADO-MÁRQUEZ, Bianca. L.; HURTADO-TORRES, Nuria E. Internationalization of Higher Education: Theoretical and Empirical Investigation of Its Influence on University Institution Rankings. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento – RUSC, v. 8, n. 2, p. 265-284, 2011.
DE WIT, Hanz. Evolving concepts, trends, and challenges in the internationalization of higher education in the world. Educational Studies, Higher School of Economics, n. 2, p. 8-34, 2019.
DE WIT, Hans. Repensando o conceito de internacionalização. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 70, p. 69-71, 2013.
FINARDI, Kyria R. Produção, avaliação e circulação do conhecimento na América Latina: o papel da internacionalização e das línguas. In: 68º Seminário do GEL, 2021. Evento Online.
HUDZIK, John K. Comprehensive internationalization: From concept to action. Washington, DC: NAFSA: Association of International Educators, v. 44, 2011.
IFSP. Política de Internacionalização do Instituto Federal de São Paulo. São Paulo: MEC/IFSP, 2019. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/arinter/docs/DEZ_PORT_4557_Poltica_de_internacionalizacao_IFSP_2019_Arinter_GAB_2.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
IFSP. Política Linguística do Instituto Federal de São Paulo. São Paulo: MEC/IFSP, 2019. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/arinter/docs/DEZ_PORT_4722_Institui_Politica_Linguistica_de_Ensino_Pesquisa_e_Extenso_ARINTER_IFSP_1.pdf . Acesso em: 20 jul. 2021.
KNIGHT, Jane An Internationalization Model: Responding to New Realities and Challenges. In: DE WIT, Hans et al. (Ed.). Higher education in Latin America: The international dimension. The World Bank, 2005.
KNIGHT, Jane. Knowledge Diplomacy in Action. London: British Council, 2008.
PACHECO, Elieser. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2010.
PENNYCOOK, Alastair. Linguística aplicada pós-ocidental. In: CORACINI, Maria José; BERTOLDO, Ernesto Sérgio (Orgs.) O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula. São Paulo: Mercado da letras, 2003, p. 21-54.
PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics: a critical introduction. Londres: Routledge, 2001.
RAJAGOPALAN, Kanavillil 2003. Por uma linguística crítica: linguagem,identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 78, p. 3-46, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. Educação, sociedade & culturas, n. 23, p. 137-202, 2005.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. -- Brasília : UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311 Acesso em: 13 fev. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Viviane Cristina Garcia de Stefani, Isadora Valencise Gregolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).