AS MANIFESTAÇÕES DAS IDENTIDADES EM UMA PARCERIA TELETANDEM (PORTUGUÊS/ ESPANHOL)

Autores

  • Ana Maria Barbosa Varanda Ricciolli
  • Denize Gizele Rodrigues

Palavras-chave:

Identidade, Diferença, Aprendizagem de línguas In-Teletandem

Resumo

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), indivíduos dispostos a aprenderem uma língua estrangeira passam a ter oportunidades de estabelecer contato linguístico-cultural com todo o mundo. Por meio de projetos telecolaborativos como o Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos 10 são formadas parcerias entre aprendizes dispostos a aprenderem uma língua em contexto telecolaborativo. Este estudo verificou as manifestações de identidades nas interações por Teletandem, entre uma argentina e sua parceira brasileira. O ambiente telecolaborativo Teletandem se mostrou profícuo ao proporcionar a aproximação entre pessoas, culturas e línguas distintas, favorecendo a emergência de novas identidades construídas no contato interativo entre as parceiras. A construção de identidades se constituiu pelo contato social das práticas discursivas das participantes, inseridas em um processo de aprendizagem telecolaborativo, a fim de aprenderem uma língua estrangeira. As identidades, considerando a ideia de identidade múltipla, puderam ser criadas e/ou recriadas nos momentos de contato interativo por Teletandem e, por isso, podemos dizer que tal aproximação foi instrumento mediador dos processos de identificação dos sujeitos sociais (uma parceria português/ espanhol) envolvidos na prática social (KLEIMAN, 1998) de aprendizagem de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. In: ___. Etnografia da prática escolar. 4. ed. Campinas: Papirus, 2000.
HALL, S. Quem precisa de identidade. In: SILVA, T. T. da (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103 – 133.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. 143 p.
________. A construção de identidades e a política de representação. In: FERREIRA, M. M. A.; ORRI-CO, E. G. D. (Org.). Linguagem, identidade e memória social: novas fronteiras, novas articulações. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 77-87.
SILVA, T. T. da. (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 133 p.
KLEIMAN, A. B. A construção de identidade em sala de aula: um enfoque interacional. In: SIGNORINI, I. (Org). Língua(gem) e Identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998, p. 267-302.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (Org. e trad.); HALL, S.; WOODWARD, K.. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

Downloads

Publicado

2019-09-20

Como Citar

RICCIOLLI, A. M. B. V.; RODRIGUES, D. G. AS MANIFESTAÇÕES DAS IDENTIDADES EM UMA PARCERIA TELETANDEM (PORTUGUÊS/ ESPANHOL). Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 37–50, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1891. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos