O USO DO FEEDBACK AUTOMÁTICO NO APLICATIVO EDUCACIONAL BUSUU E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Palavras-chave:
Feedback automático, Aplicativos gamificados, Aprendizagem de línguasResumo
A tecnologia permeia a aprendizagem de línguas há muitos anos e de várias formas. É o caso do aplicativo Busuu, que possibilita a aprendizagem de 12 idiomas, colaborativa e gratuitamente, contando com 4 milhões de usuários no Brasil. Percebendo esse alcance do Busuu, observamos como se constitui o seu feedback automático, pois essa é sua principal forma de interação com o usuário, sendo essencial no processo de aquisição de uma LE. A base para a análise são as categorias de feedback de Leffa (2003) para AVAs, que são: genérico, situado e estratégico. Realizamos todos os modelos de tarefas do aplicativo em busca das formas de feedback que ele disponibiliza e de como o usuário as recebe. Constatamos que o feedback mais utilizado é o genérico, que pouco proporciona estratégias de aprendizagem e, em menor proporção, o feedback situado, o qual oferece dicas ao usuário para ajudá-lo a chegar na resposta correta.
Downloads
Referências
BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. 3rd edition. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice Hall, 1993a.
_____. TESOL at twenty-five: what are the issues. In: SILBERSTEIN, S. (Ed.) State of the Art TESOL Essays, Alexandria, Virginia: Teachers of English to Speakers of Other Languages, Inc., p. 593-782, 1993b.
CARDOSO, A. C. S. Feedback em contextos de ensino-aprendizagem on-line. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 2, p. 17-34, 2011.
CARNEIRO, M. L. F.; GELLER, M.; PASSERINO, L. Navegando em Ambientes Virtuais: Metodologias e Estratégias para o Novo Aluno. Material elaborado para o Curso de Formação em Serviço de Professores e Informática na Educação Especial. PROINESP/UFRGS, 2005.
ELLIS, R. Instructed second language acquisition. Blackwell, 1990.
_____, R. A Typology of Written Corrective Feedback Types. ELT Journal, v. 63, n. 2, p. 97-107, 2009.
FERREIRA, A. S. Interações em Curso de Inglês Instrumental mediado pelo computador: expectativas e resultados. 1998. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
FIGUEIREDO, A. F.; MARZARI, G. Q. A língua inglesa ao longo da história e sua ascensão ao status de língua global. In: XVI simpósio de ensino, pesquisa e extensão: Aprender e empreender na educação e na ciência, v. 3, 2012, Santa Maria, RS, Brasil, 2012. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/6753.pdf Acesso em: 01 de setembro de 2016.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
KIELTY, L. Feedback in Distance Learning: Do students perceptions of corrective feedback affect retention in Distance Learning? Theses and Dissertations. Paper 1114. University of South Florida, 2004. Disponível em: http://scholarcommons.usf.edu/etd/1114 Acesso em: 10 out 2016.
LARSEN-FREEMAN, D.; LONG, M. An Introduction to Second Language Acquisition Research. New York: Longman: 1991.
LEFFA, V. Análise Automática da Resposta do Aluno em Ambiente Virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003.
LEVY, M. Computer-assisted language learning. Oxford: Oxford University Press, 1997.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. 13 ed. São Paulo: Editora 34, 2004.
LIGHBOWN, P.; SPADA, N. How Languages are Learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.
MASON, B.; BRUNING, R. Providing Feedback in Computer-based Instruction: What the Research tells us, CLASS Project Research Report No. 9, Center for Instructional Innovation, University of Nebraska-Lincoln, p. 2-20, 2001.
MCLAUGHLIN, B. Theories of Second-Language Learning. London: Edward Arnold, 1987.
PAIVA, V.L.M.O. A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 1, n.1, p.93-116, 2001.
_____. Feedback em ambiente virtual. In: LEFFA.V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 219-254.
_____. Modelo fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, F.C. (Org.) Reflexão e Prática em Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. São Paulo: Editora Clara Luz, 2005, p. 23-36.
PYKE, J.; SHERLOCK, J. A closer look at instructor-student feedback on-line: a case study analysis of the types and frequency. MERLOT Journal of Online Learning and teaching, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: http://jolt.merlot.org/vol6no1/pyke_0310.pdf Acesso em: 19 out 2016.
MOBILE TIME. Revista Eletrônica. Brasil é o maior mercado do app de idiomas Busuu, com 4 milhões de usuários. [Editorial], 2015. Disponível em: http://www.mobiletime.com.br/06/03/2015/ brasil-e-o-maior-mercado-do-app-de-idiomas-busuu-com-4-milhoes-de-usuarios/406284/news.aspx Acesso em: 14 dez 2016.
SHUTE, V. Focus on formative feedback. ETS Research and Development. Princeton, NJ, 2007. Disponível em: www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11.pdf Acesso em: 19 out 2016.
SOUZA. E. Aulas de inglês: veja 5 aplicativos grátis de celular que ensinam o idioma. Revista Eletrônica Techtudo. Rio de janeiro, 2016. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/07/aulas-de-ingles-veja-5-aplicativos-gratis-de-celular-que-ensinam-o-idioma.html
Acesso em: 27 de agosto de 2016.
VETROMILLE-CASTRO, R. A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: v. 3, n.2, p.9-23, 2003.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WERBACH, K.; HUNTER, D. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business? E-book: Wharton Digital Press: Philadelphia, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Gisele M. Nunes, Vilson J. Leffa, Juarez A. Lopes, Vinicius O. Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).