O USO DO FEEDBACK AUTOMÁTICO NO APLICATIVO EDUCACIONAL BUSUU E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores

  • Gisele M. Nunes
  • Vilson J. Leffa
  • Juarez A. Lopes
  • Vinicius O. Oliveira

Palavras-chave:

Feedback automático, Aplicativos gamificados, Aprendizagem de línguas

Resumo

A tecnologia permeia a aprendizagem de línguas há muitos anos e de várias formas. É o caso do aplicativo Busuu, que possibilita a aprendizagem de 12 idiomas, colaborativa e gratuitamente, contando com 4 milhões de usuários no Brasil. Percebendo esse alcance do Busuu, observamos como se constitui o seu feedback automático, pois essa é sua principal forma de interação com o usuário, sendo essencial no processo de aquisição de uma LE. A base para a análise são as categorias de feedback de Leffa (2003) para AVAs, que são: genérico, situado e estratégico. Realizamos todos os modelos de tarefas do aplicativo em busca das formas de feedback que ele disponibiliza e de como o usuário as recebe. Constatamos que o feedback mais utilizado é o genérico, que pouco proporciona estratégias de aprendizagem e, em menor proporção, o feedback situado, o qual oferece dicas ao usuário para ajudá-lo a chegar na resposta correta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOHN, V.C.R. How the web 2.0 can help teachers in English language teaching: some suggestions. 2007. 36 f. Monografia (Bacharelado em Língua Inglesa). Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. 3rd edition. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice Hall, 1993a.
_____. TESOL at twenty-five: what are the issues. In: SILBERSTEIN, S. (Ed.) State of the Art TESOL Essays, Alexandria, Virginia: Teachers of English to Speakers of Other Languages, Inc., p. 593-782, 1993b.
CARDOSO, A. C. S. Feedback em contextos de ensino-aprendizagem on-line. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 2, p. 17-34, 2011.
CARNEIRO, M. L. F.; GELLER, M.; PASSERINO, L. Navegando em Ambientes Virtuais: Metodologias e Estratégias para o Novo Aluno. Material elaborado para o Curso de Formação em Serviço de Professores e Informática na Educação Especial. PROINESP/UFRGS, 2005.
ELLIS, R. Instructed second language acquisition. Blackwell, 1990.
_____, R. A Typology of Written Corrective Feedback Types. ELT Journal, v. 63, n. 2, p. 97-107, 2009.
FERREIRA, A. S. Interações em Curso de Inglês Instrumental mediado pelo computador: expectativas e resultados. 1998. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
FIGUEIREDO, A. F.; MARZARI, G. Q. A língua inglesa ao longo da história e sua ascensão ao status de língua global. In: XVI simpósio de ensino, pesquisa e extensão: Aprender e empreender na educação e na ciência, v. 3, 2012, Santa Maria, RS, Brasil, 2012. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/6753.pdf Acesso em: 01 de setembro de 2016.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
KIELTY, L. Feedback in Distance Learning: Do students perceptions of corrective feedback affect retention in Distance Learning? Theses and Dissertations. Paper 1114. University of South Florida, 2004. Disponível em: http://scholarcommons.usf.edu/etd/1114 Acesso em: 10 out 2016.
LARSEN-FREEMAN, D.; LONG, M. An Introduction to Second Language Acquisition Research. New York: Longman: 1991.
LEFFA, V. Análise Automática da Resposta do Aluno em Ambiente Virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003.
LEVY, M. Computer-assisted language learning. Oxford: Oxford University Press, 1997.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. 13 ed. São Paulo: Editora 34, 2004.
LIGHBOWN, P.; SPADA, N. How Languages are Learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.
MASON, B.; BRUNING, R. Providing Feedback in Computer-based Instruction: What the Research tells us, CLASS Project Research Report No. 9, Center for Instructional Innovation, University of Nebraska-Lincoln, p. 2-20, 2001.
MCLAUGHLIN, B. Theories of Second-Language Learning. London: Edward Arnold, 1987.
PAIVA, V.L.M.O. A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 1, n.1, p.93-116, 2001.
_____. Feedback em ambiente virtual. In: LEFFA.V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 219-254.
_____. Modelo fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, F.C. (Org.) Reflexão e Prática em Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. São Paulo: Editora Clara Luz, 2005, p. 23-36.
PYKE, J.; SHERLOCK, J. A closer look at instructor-student feedback on-line: a case study analysis of the types and frequency. MERLOT Journal of Online Learning and teaching, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: http://jolt.merlot.org/vol6no1/pyke_0310.pdf Acesso em: 19 out 2016.
MOBILE TIME. Revista Eletrônica. Brasil é o maior mercado do app de idiomas Busuu, com 4 milhões de usuários. [Editorial], 2015. Disponível em: http://www.mobiletime.com.br/06/03/2015/ brasil-e-o-maior-mercado-do-app-de-idiomas-busuu-com-4-milhoes-de-usuarios/406284/news.aspx Acesso em: 14 dez 2016.
SHUTE, V. Focus on formative feedback. ETS Research and Development. Princeton, NJ, 2007. Disponível em: www.ets.org/Media/Research/pdf/RR-07-11.pdf Acesso em: 19 out 2016.
SOUZA. E. Aulas de inglês: veja 5 aplicativos grátis de celular que ensinam o idioma. Revista Eletrônica Techtudo. Rio de janeiro, 2016. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/07/aulas-de-ingles-veja-5-aplicativos-gratis-de-celular-que-ensinam-o-idioma.html
Acesso em: 27 de agosto de 2016.
VETROMILLE-CASTRO, R. A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: v. 3, n.2, p.9-23, 2003.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WERBACH, K.; HUNTER, D. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business? E-book: Wharton Digital Press: Philadelphia, 2012.

Downloads

Publicado

2019-08-18

Como Citar

NUNES, G. M.; LEFFA, V. J.; LOPES, J. A.; OLIVEIRA, V. O. O USO DO FEEDBACK AUTOMÁTICO NO APLICATIVO EDUCACIONAL BUSUU E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 25–38, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1531. Acesso em: 25 abr. 2024.