Entre o público e o privado
Novas formas de organização do trabalho docente no âmbito educacional
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5554Mots-clés :
Formação docente, Pedagogia dos Multiletramentos, Ensino remotoRésumé
Considerando o contexto do ensino remoto, o objetivo deste ensaio é refletir acerca das novas formas de organização do trabalho no âmbito educacional tratando especificamente das instâncias pública e privada aqui entendidas como espaços sociais e historicamente constituídos: a casa/o lar, a escola/a sala de aula. Tomo como conhecidos fundamentos teóricos da Pedagogia dos Multiletramentos, proposta pelo Grupo de Nova Londres (1996), acerca da educação necessária a estudantes num mundo globalizado e em constante transformação tecnológica, para dar atenção ao mundo do trabalho do professor, lançando um olhar para as implicações da inserção das tecnologias como ferramenta de trabalho no contexto educacional, decorrentes da adoção do ensino remoto. Explorando os sentidos do par opositivo público e privado, destaco, como conclusão, que a ruptura das fronteiras dessas duas instâncias estão provocando a uberização do trabalho docente com o autofinanciamento de recursos para ministrar aula, a perda do espaço privado (lar e sala de aula) e da autonomia com o monitoramento do fazer docente no ensino remoto.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CARMO, C. R. S; CARMO, R. O. S. Tecnologias de informação e comunicação na educação a distância e no ensino remoto emergencial. Conhecimento & Diversidade, [S.l.], v. 12, n. 28, p. 24-44, dez. 2020. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v12i28.7152.
CADZEN, C. et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge , 2000.
CRUZ, L. R; VENTURINI, J. R.. Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1060-1085, 2020.
GARCIA, A.; LUKE, A.; SEGLEN, R. Looking at the Next 20 Years of Multiliteracies: A Discussion with Allan Luke, Theory Into Practice, 57: 1, 72-78, 2018. DOI: 10.1080 / 00405841.2017.1390330
KALATZIS, M; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Trad. Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
OLIVEIRA, M. B. F.; SZUNDY, P. T. C.. Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2, p. 184-205, 2014.
PINHEIRO, Petrilson Alan. Sobre O Manifesto” a Pedagogy Of Multiliteracies: Designing Social Futures”-20 Anos Depois. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, n. 2, p. 525-530, 2016.
SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
SILVA, M. A. et al. Ensino emergencial a distância durante pandemia de COVID-19: Perspectivas sobre uso da ferramenta Google Classroom e privacidade de dados. SCIAS-Educação, Comunicação e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 211-230, 2020. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5019
TODOROV, T. Mikhail Bakhtine, le principe dialogique suivi de Ecrits du Cercle de Bakhtine. Paris: Seuil, 1981.
ZUBOFF, S. “Big Other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação”. In: BRUNO, F. et al. Tecnopolíticas da vigilância: Perspectivas da margem. São Paulo, Boitempo, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rosângela Rodrigues Borges 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).