Metáfora Visual no Livro Didático de Português

Auteurs

  • Francisco Alexandre Sobreira de Souza
  • Ana Maria Pereira Lima

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3118

Mots-clés :

Letramento, Multimodalidade, Metáfora multimodal, Livro didático

Résumé

No presente trabalho, procuramos analisar como as metáforas visuais são desenvolvidas em atividades de leitura presentes no Livro Didático de Português (LDP) visando a um letramento visual crítico, se elas abordam um direcionamento para a percepção do processo de conceitualização metafórica, perpassando por seus elementos composicionais, nas construções textuais multimodais e se potencializam uma oportunidade para o descortinamento de intenções e valores velados. Para isso, embasamo-nos nos pressupostos teóricos da Metáfora Conceitual (LAKOFF & JOHNSON, 2002) e da Metáfora Multimodal (FORCEVILLE, 2009), aliados à teoria da multimodalidade (KRESS, 2009; 2010), (VAN LEUWEEN, 2005), (KRESS &VAN LEUWENN, 2006), visto que os textos multimodais constituem nossas práticas sociais cotidianas. Ademais, faremos um contraponto com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), a fim de perceber se essas atividades de leitura seguem as orientações das habilidades a elas relacionadas. Por fim, ainda notamos um tratamento secundário em relação à multimodalidade no LDP, mesmo sendo um de seus aspectos composicionais mais perceptíveis.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, B. G.; SIEBENEICHER, B. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. – 4. ed. 2. reimp. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011, p. 137-152.

_____________. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. Trad., revisão e prefácio: Izabel Magalhães. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.

FORCEVILLE, C. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: Agendas for research. In: FORCEVILLE, C; URIOS-APARISI, E. (Eds.) Applications of cognitive linguistics: Multimodal Metaphor. New York: Mounton de Gruyter, 2009, p. 19-42.

KRESS, G. What is mode? In: JEWITT, C. (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London: Routledge, 2009, p. 54-67.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 5. ed. London; New York: Routledge, 2006.

LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. (Coordenação da tradução: Mara Sophia Zanotto). Campinas, São Paulo: Mercado de Letras; São Paulo: Edpuc, 2002.

OLIVEIRA, T. A.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 9º ano. 5. ed. Barueri: IBEP, 2018.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

___________. Pedagogia dos multiletramentos diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. – 1. ed. 2. reimp. - São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p.11-31.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Trad.: Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da PUCRS. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. London; New York: Routledge, 2005.

VIEIRA, J. A.; MACEDO, D. S. Conceitos-chave em análise de discurso crítica. In: BATISTA JR. et al. (Orgs.). Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018. p.48-77.

VIEIRA, J. A. Discurso e metáforas visuais. In: VIEIRA, J.; SILVESTRE, C. Introdução à multimodalidade: contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. – Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015, p.75-92.

Téléchargements

Publiée

2020-05-12

Comment citer

DE SOUZA, F. A. S.; LIMA, A. M. P. Metáfora Visual no Livro Didático de Português. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 102–117, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3118. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3118. Acesso em: 4 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles