Literatura Infantil Como Meio Articulador do Letramento Racial Crítico em Sala de Aula
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2910Mots-clés :
Letramento Racial Crítico, Identidade(s) Raciais, Literatura InfantilRésumé
A revisão teórica apresentada neste artigo é um recorte da dissertação de Mestrado e tem como objetivo realizar uma breve análise da relevância do Letramento Racial Crítico para promover discussões sobre identidades raciais das crianças a partir do uso de livros de Literatura Infantil. A pergunta motivadora do estudo foi: Quais pesquisas têm apresentado reflexões sobre o uso da Literatura Infantil em sala de aula para o ensino sobre questões de identidades raciais com a possível perspectiva de letramento racial crítico? Para essas reflexões, foram considerados autores como Ferreira (2015), Jovino (2006, 2015), Souza, Dias e Santiago (2017), Araújo (2017), Rosa (2014), entre outros. Para a análise aqui proposta, apresentam-se algumas pesquisas que tratam da relevância do uso do livro de literatura infantil em sala de aula para possibilitar discussões sobre questões raciais, a partir do Letramento Racial Crítico. A partir dessa reflexão, compreende-se que a Literatura Infantil pode ser uma das possibilidades para discutir sobre raça e empoderar crianças sobre suas identidades raciais.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Débora Cristina de. Quem escolhe o que ler na escola? Refletindo sobre a diversidade étnico-racial na literatura infantil e juvenil. e-hum - Revista Científica das áreas de História, Letras, Educação e Serviço Social do Centro Universitário de Belo Horizonte, v. 10, n. 1, Jan./Jul. 2017.
BRETANHA, S.; JUNIOR, A. M. de L.; MARINS, I. M. M. “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural. Conexões Culturais – Revista de Linguagens, Artes e Estudos em Cultura, v. 1, n. 2, p. 122-138, 2015.
CAVALLEIRO, E. dos S. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: Racismo, preconceito e discriminação na educação Infantil. 1998. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1998.
FERÉ, Liz. O poder das palavras: relações de alteridade no seio do povo brasileiro, entre branquitude e negritude. Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, Porto Alegre, v. 11, n. esp. (supl. 1), p. s83-s99, set. 2018. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/30903/17315>. Acesso em: 04 jan. 2019.
FERREIRA, A. de J. Racismo no Brasil?: é coisa da sua cabeça: histórias de racismo e empoderamento no ambiente familiar, escolar e nas relações sociais. Ponta Grossa, PR: Estudio Texto, 2017.
FERREIRA, A. de J. Narrativas Autobiográficas de Professoras/es de Línguas na Universidade: Letramento Racial Crítico e Teoria Racial Crítica. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus. Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015a. p. 127-160.
FERREIRA, A. de J. Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015b.
GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade: Brasília 2005. p. 39-62.
GUINIER, L. From racial liberalism to racial literacy: Brown v. Board of Education and the interest-divergence dilemma. The Journal of American History, v. 91, n. 1, p. 92-118, 2004.
JOVINO, I. da S.; QUADROS, T. de. Literatura infanto-juvenil no contexto pós lei 10.639: representações de negros e negras em debate. In: XXV Encontro Anual de Iniciação Científica. II Encontro Anual de Iniciação Científica Junior. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2006, 4, Ponta Grossa. Resumos... Ponta Grossa: UEPG, 2006. Disponível em: <http://apps.uepg.br/propesp/pesquisa/eaic/public/storage/uploads/2016/09192792952/2016-09-26_16-40-40.pdf >. Acesso em: 13 jul. 2018.
JOVINO, I. da S. Crianças negras na história: Fontes e discursos sobre a breve infância permitida pelo escravismo oitocentista brasileiro. Revista Eletrônica de Educação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 189-226, 2015. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/view/19/showToc>. Acesso em: 04 abr. 2018.
JOVINO, I. da S. Crianças negras nas imagens, imagens de crianças negras: infância e raça na iconografia do século XIX. In: FERREIRA, A. J. (Org.). Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. [online]. Editora UEPG, 2014. p. 37-64. Available from SciELO Books.
LUZ, M. A. P. de C. Representações dos personagens negros e negras na literatura infantil brasileira. 2018. 128 f. Tese (Doutorado) – Universidade Nove de Julho- UNINOVE: São Paulo, 2018.
MOSLEY, M. That really hit me hard’: moving beyond passive anti-racism to engage with critical race literacy pedagogy. Race Ethnicity and Education, v. 13, n. 4, p. 449-471, 2010.
OLIVEIRA, K. de. A (não) representatividade de personagens femininas negras na literatura infantil e o impacto observado na (re)construção da identidade racial das meninas. Trabalho apresentado oralmente no III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2018.
PERES, F. C.; MARINHEIRO, E. de L.; MOURA, S. M. A literatura infantil na formação da identidade da criança. Revista Eletrônica Pró-Docência, UEL, v. 1, n. 1, jan.-jun. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope>. Acesso em: 04 abr. 2018.
ROSA, D. C. A construção da identidade racial de crianças negras na educação infantil. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
SANTOS, F. dos. Identidade negra e Literatura Infantil. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, Universidade Federal de Sergipe, v. 24, p. 45-60, mai.-ago. 2017.
SILVA Eduardo Dias da; SOUZA-DIAS, Romar. Letramento racial mediado pela literatura infanto juvenil na educação básica. Revista InterteXto, v. 10, n. 2, 2017.
SOUZA, E. G. L.; DIAS, L. R.; SANTIAGO, F. Educação infantil e desigualdades raciais: tessituras para a construção de uma educação das/nas relações étnico-raciais desde a creche. Humanidades & Inovação, v. 4, p. 1-146, 2017.
SKERRETT, A. English teachers’ racial literacy knowledge and practice. Race Ethnicity and Education, v. 14, n. 3, p. 313-330, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Keila de Oliveira, Aparecida de Jesus Ferreira 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).