Literatura Infantil Como Meio Articulador do Letramento Racial Crítico em Sala de Aula

Autores

  • Keila de Oliveira
  • Aparecida de Jesus Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2910

Palavras-chave:

Letramento Racial Crítico, Identidade(s) Raciais, Literatura Infantil

Resumo

A revisão teórica apresentada neste artigo é um recorte da dissertação de Mestrado e tem como objetivo realizar uma breve análise da relevância do Letramento Racial Crítico para promover discussões sobre identidades raciais das crianças a partir do uso de livros de Literatura Infantil. A pergunta motivadora do estudo foi: Quais pesquisas têm apresentado reflexões sobre o uso da Literatura Infantil em sala de aula para o ensino sobre questões de identidades raciais com a possível perspectiva de letramento racial crítico?  Para essas reflexões, foram considerados autores como Ferreira (2015), Jovino (2006, 2015), Souza, Dias e Santiago (2017), Araújo (2017), Rosa (2014), entre outros. Para a análise aqui proposta, apresentam-se algumas pesquisas que tratam da relevância do uso do livro de literatura infantil em sala de aula para possibilitar discussões sobre questões raciais, a partir do Letramento Racial Crítico. A partir dessa reflexão, compreende-se que a Literatura Infantil pode ser uma das possibilidades para discutir sobre raça e empoderar crianças sobre suas identidades raciais.

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Publicado

2020-03-23

Como Citar

DE OLIVEIRA, K.; FERREIRA, A. de J. Literatura Infantil Como Meio Articulador do Letramento Racial Crítico em Sala de Aula. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 33–45, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2910. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2910. Acesso em: 29 mar. 2024.