Literatura Infantil Como Meio Articulador do Letramento Racial Crítico em Sala de Aula

Autores

  • Keila de Oliveira
  • Aparecida de Jesus Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2910

Palavras-chave:

Letramento Racial Crítico, Identidade(s) Raciais, Literatura Infantil

Resumo

A revisão teórica apresentada neste artigo é um recorte da dissertação de Mestrado e tem como objetivo realizar uma breve análise da relevância do Letramento Racial Crítico para promover discussões sobre identidades raciais das crianças a partir do uso de livros de Literatura Infantil. A pergunta motivadora do estudo foi: Quais pesquisas têm apresentado reflexões sobre o uso da Literatura Infantil em sala de aula para o ensino sobre questões de identidades raciais com a possível perspectiva de letramento racial crítico?  Para essas reflexões, foram considerados autores como Ferreira (2015), Jovino (2006, 2015), Souza, Dias e Santiago (2017), Araújo (2017), Rosa (2014), entre outros. Para a análise aqui proposta, apresentam-se algumas pesquisas que tratam da relevância do uso do livro de literatura infantil em sala de aula para possibilitar discussões sobre questões raciais, a partir do Letramento Racial Crítico. A partir dessa reflexão, compreende-se que a Literatura Infantil pode ser uma das possibilidades para discutir sobre raça e empoderar crianças sobre suas identidades raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Débora Cristina de. Quem escolhe o que ler na escola? Refletindo sobre a diversidade étnico-racial na literatura infantil e juvenil. e-hum - Revista Científica das áreas de História, Letras, Educação e Serviço Social do Centro Universitário de Belo Horizonte, v. 10, n. 1, Jan./Jul. 2017.

BRETANHA, S.; JUNIOR, A. M. de L.; MARINS, I. M. M. “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural. Conexões Culturais – Revista de Linguagens, Artes e Estudos em Cultura, v. 1, n. 2, p. 122-138, 2015.

CAVALLEIRO, E. dos S. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: Racismo, preconceito e discriminação na educação Infantil. 1998. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1998.

FERÉ, Liz. O poder das palavras: relações de alteridade no seio do povo brasileiro, entre branquitude e negritude. Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, Porto Alegre, v. 11, n. esp. (supl. 1), p. s83-s99, set. 2018. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/30903/17315>. Acesso em: 04 jan. 2019.

FERREIRA, A. de J. Racismo no Brasil?: é coisa da sua cabeça: histórias de racismo e empoderamento no ambiente familiar, escolar e nas relações sociais. Ponta Grossa, PR: Estudio Texto, 2017.

FERREIRA, A. de J. Narrativas Autobiográficas de Professoras/es de Línguas na Universidade: Letramento Racial Crítico e Teoria Racial Crítica. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus. Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015a. p. 127-160.

FERREIRA, A. de J. Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015b.

GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade: Brasília 2005. p. 39-62.

GUINIER, L. From racial liberalism to racial literacy: Brown v. Board of Education and the interest-divergence dilemma. The Journal of American History, v. 91, n. 1, p. 92-118, 2004.

JOVINO, I. da S.; QUADROS, T. de. Literatura infanto-juvenil no contexto pós lei 10.639: representações de negros e negras em debate. In: XXV Encontro Anual de Iniciação Científica. II Encontro Anual de Iniciação Científica Junior. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2006, 4, Ponta Grossa. Resumos... Ponta Grossa: UEPG, 2006. Disponível em: <http://apps.uepg.br/propesp/pesquisa/eaic/public/storage/uploads/2016/09192792952/2016-09-26_16-40-40.pdf >. Acesso em: 13 jul. 2018.

JOVINO, I. da S. Crianças negras na história: Fontes e discursos sobre a breve infância permitida pelo escravismo oitocentista brasileiro. Revista Eletrônica de Educação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 189-226, 2015. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/view/19/showToc>. Acesso em: 04 abr. 2018.

JOVINO, I. da S. Crianças negras nas imagens, imagens de crianças negras: infância e raça na iconografia do século XIX. In: FERREIRA, A. J. (Org.). Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. [online]. Editora UEPG, 2014. p. 37-64. Available from SciELO Books.

LUZ, M. A. P. de C. Representações dos personagens negros e negras na literatura infantil brasileira. 2018. 128 f. Tese (Doutorado) – Universidade Nove de Julho- UNINOVE: São Paulo, 2018.

MOSLEY, M. That really hit me hard’: moving beyond passive anti-racism to engage with critical race literacy pedagogy. Race Ethnicity and Education, v. 13, n. 4, p. 449-471, 2010.

OLIVEIRA, K. de. A (não) representatividade de personagens femininas negras na literatura infantil e o impacto observado na (re)construção da identidade racial das meninas. Trabalho apresentado oralmente no III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2018.

PERES, F. C.; MARINHEIRO, E. de L.; MOURA, S. M. A literatura infantil na formação da identidade da criança. Revista Eletrônica Pró-Docência, UEL, v. 1, n. 1, jan.-jun. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope>. Acesso em: 04 abr. 2018.

ROSA, D. C. A construção da identidade racial de crianças negras na educação infantil. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.

SANTOS, F. dos. Identidade negra e Literatura Infantil. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, Universidade Federal de Sergipe, v. 24, p. 45-60, mai.-ago. 2017.

SILVA Eduardo Dias da; SOUZA-DIAS, Romar. Letramento racial mediado pela literatura infanto juvenil na educação básica. Revista InterteXto, v. 10, n. 2, 2017.

SOUZA, E. G. L.; DIAS, L. R.; SANTIAGO, F. Educação infantil e desigualdades raciais: tessituras para a construção de uma educação das/nas relações étnico-raciais desde a creche. Humanidades & Inovação, v. 4, p. 1-146, 2017.

SKERRETT, A. English teachers’ racial literacy knowledge and practice. Race Ethnicity and Education, v. 14, n. 3, p. 313-330, 2011.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Como Citar

DE OLIVEIRA, K.; FERREIRA, A. de J. Literatura Infantil Como Meio Articulador do Letramento Racial Crítico em Sala de Aula. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 33–45, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2910. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2910. Acesso em: 22 dez. 2024.