Racismo algorítmico e inteligência artificial

uma análise crítica multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13108

Palavras-chave:

racismo algorítmico, inteligência artificial, multimodalidade

Resumo

A convergência entre Inteligência Artificial (IA) e questões raciais é um tema cada vez mais relevante no contexto contemporâneo de constante avanço tecnológico e desenvolvimento de algoritmos. Diante disso, neste artigo, temos por objetivo analisar as estratégias multimodais utilizadas na construção de uma imagem racista gerada por IA, destacando as complexas interações entre os diferentes modos de representação e os efeitos ideológicos decorrentes dessa interligação. Para alcançar esse propósito, fundamentamo-nos teoricamente em estudos críticos sobre algoritmos (O’Neil, 2020; Prado, 2022), racismo algorítmico (Noble, 2021; Silva, 2022) e multimodalidade (Kress, 2003; Jewitt, 2014). Por meio de uma análise crítica multimodal, foi possível realizarmos uma investigação aprofundada da imagem em questão. Os resultados obtidos demonstram a urgência da implementação de políticas públicas e regulamentações que responsabilizem as empresas envolvidas no desenvolvimento e aplicação de algoritmos com viés racista. Tais medidas são essenciais para garantir a proteção e a equidade dos grupos étnico-raciais afetados pela propagação de conteúdos discriminatórios, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

 

 

 

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Biografia do Autor

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Pós-doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Professor Titular no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL) e do Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: Fake News, desinformação, discurso de ódio, gêneros textuais digitais, letramentos digitais críticos, novos letramentos, escrita acadêmica, letramentos acadêmicos, ensino remoto e EaD. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. 

Júlio Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando e Mestre em Estudos da linguagem, área Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2024). Graduado em Pedagogia pela (UFRN/2004), especialista em Pedagogia estratégica pela Universidade Potiguar (UnP/2009) e em Literatura e ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (IFRN/UAB/ 2012). Professor dos anos iniciais do ensino fundamental, efetivo, nos municípios de Natal/RN desde 2004 e Parnamirim/RN desde 2009. Atualmente exerce suas funções profissionais como coordenador pedagógico dos anos iniciais do ensino fundamental em escola pública municipal de Parnamirim/RN. 

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

ARAÚJO, J.; ARAÚJO, J. C. D. de. Racismo algorítmico e inteligência artificial: uma análise crítica multimodal. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 89–109, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13108. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13108. Acesso em: 21 nov. 2024.