CATEGORIZAÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL DE REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POPULAR BRASILEIRA

Auteurs

  • Francis Arthuso Paiva Coltec-UFMG

Mots-clés :

Multimodalidade, Gêneros jornalísticos, Infográficos

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar um exemplar do gênero multimodal infográfico extraído da revista Superinteressante no tocante a sua integração multimodal de informações, com base na Gramática Visual de Kress e Van Leeuwen (2006 [1996]) e Gramática Sistêmico-funcional de Halliday e Matthiessen (2004). Em vários textos multimodais como nos infográficos, o leitor é exposto simultaneamente a todas as informações, cabendo a ele tomar a decisão sobre o que ler. Essa análise confirmou não apenas essa simultaneidade como também reforçou a noção de integração das modalidades em um infográfico. Constatamos haver uma categoria de infográficos na revista Superinteressante a que demos o nome de infográficos de orientação ao conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CABRAL, Danilo Cezar et al. Insurgência máxima. Superinteressante, v. 258, p. 50-51, nov. 2008.
COSCARELLI, Carla Viana. Espaços hipertextuais.Anais do II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, jun. 2003, FAE - UFMG, BH. Coord.: Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luiza B. Smolka. ISBN: 85-86091 (CD- ROM)
HALLIDAY, M. A. K., & Matthiessen, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3. ed. Edition, London: Arnold, 2004.
KRESS, Gunther. Multimodalidade e aprendizagem: novas perspectivas do conhecimento, representação e comunicação. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Palestra proferida na Visitas internacionais, promovida Pelo IEAT-UFMG, em Belo Horizonte, em 14/08/2008. Disponível em: http://www.ufmg.br/ieat/index.php?option=com_content&task=view&id=374&Itemid=9, Acesso em 20 out. 2008.
KRESS, Gunther e VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006 (original de 1996).
MARCUSCHI, LuizAntônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Parte I: Suportes teóricos e práticas de ensino. IN: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. (orgs.) Gêneros textuais & ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2002. P.19-36.
PAIVA, Francis Arthuso. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. 2007. 78 f. Monografia (Especialização em Leitura e
Produção de textos) – Instituto de Educação Continuada, Pontifícia Universidade Católica, 2008.

Téléchargements

Publiée

2019-09-15

Comment citer

PAIVA, F. A. CATEGORIZAÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL DE REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POPULAR BRASILEIRA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 115–128, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1852. Acesso em: 23 nov. 2024.