IA e novas mediações

formação crítica de estudantes de jornalismo para produções multimodais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13224

Palavras-chave:

inteligência artificial, multimodalidade, jornalismo, mediação, ensino superior

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre a formação universitária contemporânea de jornalistas, a partir da produção multimodal de textos informativos em um cenário permeado pela presença de modelos e ferramentas de inteligência artificial (IA). Trabalhamos com o conceito de multimodalidade de Kress (2003) e somamos as reflexões de Ribeiro (2016) sobre produções multimodais, que já são muito presentes – com tendência de aumento no número desses produtos – no cotidiano dos conteúdos jornalísticos produzidos e consumidos. Para alcançar esse objetivo, analisamos os Planos Pedagógicos (PPCs) – documentos norteadores para o curso superior, elaborados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ministério da Educação – de cursos de jornalismo de duas universidades de Minas Gerais, sendo uma privada e uma pública. A partir desses documentos, ambos de 2023, são feitos apontamentos de desafios e  oportunidades da inserção de temas relacionados à IA, de forma a oferecer uma formação técnica e ética que possibilite uma atuação dos egressos no mercado profissional que se (re)configura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Teixeira de Souza Cruz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas)

Doutora e mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. É jornalista graduada pela PUC Minas e tem licenciatura em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas na área de Edição e Tecnologia, Comunicação Digital, Desinformação, Plataformização do Texto, Linguística Textual. É pesquisadora no INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Leciona nos cursos de pós-graduação em Criação Publicitária e Produção Audiovisual; Produção em Jornalismo Digital; Comunicação Estratégica nas Organizações; Estratégias de Alta Performance em Comunicação Digital do IEC PUC Minas e PUC Minas Virtual. 

Eliziane Cristina da Silva Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG)

Doutora em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Pesquisadora do Grupo EPEJA - Estudos de Poéticas, Edições, Jogos e Artes (CEFET-MG).

Referências

BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D.; ARAGAO, C. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, p. 623-650, 2016. DOI https://doi.org/10.1590/1984-639820169909. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/pM68n9gfxmRZZzVVRzvdSBC/. Acesso em: 29 ago. 2024.

CARPES, G. O mínimo que um jornalista precisa saber sobre inteligência artificial para começar 2024. Farol Jornalismo. Disponível em: https://faroljornalismo.cc/arquivos/Guia%20IA%20Farol%20jornalismo.pdf. Acesso em 27 mai 2024.

COSTA VAL, M. da G. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, J. C. de. Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 34-51.

CRUZ, L. T. de S. Plataformização do texto: reconfiguração de práticas de escrita e edição a partir de mediações algorítmicas do Google. 2023. 280f. Tese (Doutorado em Estudo de Linguagens) - Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023.

DALBEN, S. Uso de inteligência Artificial nas Redações Jornalísticas na Guerra Contra a Corrupção na América Latina. In: CANAVILHAS, J.; RODRIGUES, C.; MORAIS, R.; GIACOMELLI, F. (eds.). Mobilidade e inteligência Artificial. Os Novos Caminhos do jornalismo. Covilhã: Livros LabCom, 2022. p. 421-44.

KAUFMAN, D. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.

KAUFMAN, D. Inteligência artificial: repensando a mediação. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 67621-67639, 2020. DOI https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-264. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1648. Acesso em 24 mai 2024.

KRESS, G. Literacy in the new media age. Londres: Routledge, 2003.

LEAL, B. S. Do texto à textualidade na comunicação: contornos de uma linha de investigação. In: LEAL, B. S.; CARVALHO, C. A.; ALZAMORA, G. Textualidades midiáticas. Belo Horizonte: PPGCom/UFMG, 2018. p. 17-34.

LEMOS, A. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia (São Paulo), n. 43, p. 54-66, jan/abri 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1982-25532020143970. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/DvNQBjKxf4hBZf3cQHBL5FL/. Acesso em: 29 ago. 2024.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista l@ el em (dis-) curso, v. 3, n. 1, p. 87-101, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/97469010/O_G%C3%AAnero_Textual_Infogr%C3%A1fico_leitura_de_um_g%C3%AAnero_textual_multimodal_por_alunos_da_1a_s%C3%A9rie_do_Ensino_M%C3%A9dio. Acesso em: 29 ago. 2024.

REPORTERS SANS FRONTIÈRES. Paris Charter on AI and Journalism. 2023. Disponível em: https://rsf.org/sites/default/files/medias/file/2023/11/Paris%20Charter%20on%20AI%20and%20Journalism.pdf. Acesso em 30 jul. 2024.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SANTOS, M. F.; CERON, W. Inteligência Artificial na mídia: visões atuais e projeções futuras. In: CANAVILHAS, J.; RODRIGUES, C.; GIACOMELLI, F. Mobilidade e inteligência Artificial: os novos caminhos do jornalismo. Covilhã: Labcom, 2022. p. 445-474.

SANTAELLA, L. Pensar a inteligência artificial: cultura de plataforma e desafios à criatividade. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2023a.

SANTAELLA, L. Para não perder o bonde do ChatGPT. In: Transobjeto. 2023b. Disponível em: https://transobjeto.wordpress.com/2023/01/30/para-nao-perder-o-bonde-do-chatgpt/. Acesso em 21 mai 2024.

SAYAD, A. L. V. Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2023. Disponível em: https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2023/06/01-Palavra-Aberta-A-inteligência-artificial-DIGITAL.pdf. Acesso em 24 mai 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

CRUZ, L. T. de S.; OLIVEIRA, E. C. da S. IA e novas mediações : formação crítica de estudantes de jornalismo para produções multimodais . Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 131–155, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13224. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13224. Acesso em: 24 nov. 2024.