Avaliação de percepção em formação docente: um estudo psicométrico do instrumento de coleta de dados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025011

Palabras clave:

Formação de professores., Instrumentos de Avaliação, Programas de Avaliação Educacional.

Resumen

Este artigo apresenta o processo de validação psicométrica de um questionário elaborado para avaliar a percepção de professores sobre formações continuadas realizadas em 2024. O instrumento, composto majoritariamente por itens estruturados em escala do tipo Likert, foi aplicado a uma amostra voluntária de docentes e analisado com base em procedimentos estatísticos e psicométricos. Foram empregados o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item-total corrigida, estatísticas descritivas, o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e a correlação de Spearman. Os resultados obtidos apontam para uma consistência interna satisfatória e sugerem que o questionário possui estrutura coerente entre os blocos temáticos, bem como capacidade de captar padrões homogêneos de resposta. Esses achados indicam que o instrumento é metodologicamente robusto e apresenta potencial para aplicação em avaliações institucionais voltadas à análise da efetividade de ações formativas. O estudo contribui com a literatura ao oferecer uma ferramenta validada que pode subsidiar a avaliação de políticas e práticas de formação continuada no contexto educacional.

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Biografía del autor/a

Francisco Felipe Moura Fontele, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Física (IFCE), mestre em Ensino de Física e doutorando em Educação (UECE), com especializações em áreas da educação e gestão. Atua como professor da rede pública do Ceará, com experiência em coordenação pedagógica. Pesquisa formação docente, avaliação, subjetividade e adoecimento profissional.

Francisco Marcones Moura Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (MAIE/FAFIDAM – Limoeiro do Norte/CE). Atua na área de formação docente e práticas educativas.

Milena da Costa Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É mestre em Ciências Físicas Aplicadas (UECE), licenciada em Física e especialista em Ensino de Física (em curso). Professora efetiva da SEDUC-CE, com experiência em Física da Atmosfera e formação de professores.

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Publicado

2025-08-05

Cómo citar

FONTELE, F. F. M.; SILVA, F. M. M.; SOUSA, M. da C. Avaliação de percepção em formação docente: um estudo psicométrico do instrumento de coleta de dados. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025011, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15748. Acesso em: 5 dic. 2025.