Conhecimento em saúde no Enade como indicador da qualidade da formação em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022015Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Física, Avaliação em larga escala, SaúdeResumo
A expansão do Ensino Superior no Brasil trouxe a necessidade de constante avaliação para garantir a qualidade da formação. Destarte, o estudo objetivou verificar o conhecimento na temática saúde dos estudantes de bacharelado em Educação Física no Enade. Tratou-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter documental. Foram identificadas 12 questões de saúde nas provas de 2010, 2013 e 2016, tendo sido verificado o desempenho a partir do relatório síntese de área. Havia itens discursivos e objetivos, os quais apresentaram níveis de acertos diferentes. Na média, o nível de conhecimento foi considerado satisfatório, mas a quantidade de questões de saúde foi baixa.
Métricas
Referências
AGAPITO, A. P. F. Ensino Superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, Brasília (DF), ano 16, n. 32, p. 123-140. 2016. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5910924>. Acesso em: 19 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p123-140
BAUER, A. É possível relacionar avaliação discente e formação de professores? A experiência de São Paulo. Educação em Revista, v.28, n.02, p.61-82, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n2/a04v28n2>. Acesso em: 04 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000200004
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101764.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2019: notas estatísticas. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 19 fev. 2021.
BRASIL. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 21 fev. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 mar. 2021.
BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html>. Acesso em: 22 fev. 2021.
BRASIL. Resolução n° 7, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=139051-rces007-04&category_slug=janeiro-2020&Itemid=30192>. Acesso em: 07 nov. 2022.
BROCH, C.; TEIXEIRA, F. C.; SOUZA, J.; RINALDI, I. P. B. A expansão da Educação Física no Ensino Superior brasileiro. Journal of Physical Education, v. 31, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3143 DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3143
CARVALHO, F. F. B. Recommendations of physical activity for (public) health: reflections in search of new horizons. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 2, 30 Aug. 2019. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i2.1199. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i2.1199
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100011 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100011
GATTI, B. A. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Revista de Ciências da Educação, v. 9, p. 7-18, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/SMLMT2>. Acesso em: 04 mar. 2021.
GOMES, C. C. O. B. O Enade em foco: uma análise das questões discursivas do componente formação geral. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Taubaté. Disponível em: <http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/950>. Acesso em: 12 mar. 2021.
GRIBOSKI, C. M. O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Estudos em avaliação educacional, v. 23, n. 53, p. 178-195, 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121920 DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121920
MANSKE, G. S.; OLIVEIRA, D. A formação do profissional de Educação Física e o Sistema Único de Saúde. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 191-210, 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p19 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p191
MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, v. 8, n. 15, p. 47-59, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.18316/2237-8049-2016.5 DOI: https://doi.org/10.18316/2237-8049-2016.5
MEDEIROS FILHO, A. E. C.; ROSEIRA, I. B. R.; PONTES JÚNIOR, J. A. F. Perfil socioeconômico e desempenho de estudantes de licenciatura em educação física no ENADE/BRASIL. Tendências pedagógicas, n. 35, p. 90-101, 2020. DOI: https://doi.org/10.15366/tp2020.35.008 DOI: https://doi.org/10.15366/tp2020.35.008
OLIVEIRA, R. C.; ANDRADE, D. R. Formação profissional em Educação Física para o setor da saúde e as diretrizes curriculares nacionais. Pensar a Prática, v. 19, n. 4, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42255 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42255
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
RABELO, I. S. R.; MEDEIROS FILHO, A. E. C.; GOMES, R. C. N. T. Perfil de desempenho dos estudantes de Educação Física na prova do Enade nas questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente. Revista IMPA, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020008 DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020008
REIS, R. G. A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2016. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFF-2_8c5d492e92747c24c2e7c215827883be>. Acesso em: 27 fev. 2021.
SANTIAGO, M. L. E.; PEDROSA, J. I. S.; FERRAZ, A. S. M. A formação em saúde à luz do projeto pedagógico e das Diretrizes Curriculares da Educação Física. Movimento, v. 22, n. 2, pp. 443-457. 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115345745007>. Acesso em: 08 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.57988