Conhecimento em saúde no Enade como indicador da qualidade da formação em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022015

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Física, Avaliação em larga escala, Saúde

Resumo

A expansão do Ensino Superior no Brasil trouxe a necessidade de constante avaliação para garantir a qualidade da formação. Destarte, o estudo objetivou verificar o conhecimento na temática saúde dos estudantes de bacharelado em Educação Física no Enade. Tratou-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter documental. Foram identificadas 12 questões de saúde nas provas de 2010, 2013 e 2016, tendo sido verificado o desempenho a partir do relatório síntese de área. Havia itens discursivos e objetivos, os quais apresentaram níveis de acertos diferentes. Na média, o nível de conhecimento foi considerado satisfatório, mas a quantidade de questões de saúde foi baixa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Maia Ferreira Júnior, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Ensino de Educação Física e colaborador do Grupo de estudos em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA-Uece) desde 2017.

Referências

AGAPITO, A. P. F. Ensino Superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, Brasília (DF), ano 16, n. 32, p. 123-140. 2016. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5910924>. Acesso em: 19 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p123-140

BAUER, A. É possível relacionar avaliação discente e formação de professores? A experiência de São Paulo. Educação em Revista, v.28, n.02, p.61-82, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n2/a04v28n2>. Acesso em: 04 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000200004

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101764.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2019: notas estatísticas. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>. Acesso em: 19 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 21 fev. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 mar. 2021.

BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html>. Acesso em: 22 fev. 2021.

BRASIL. Resolução n° 7, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=139051-rces007-04&category_slug=janeiro-2020&Itemid=30192>. Acesso em: 07 nov. 2022.

BROCH, C.; TEIXEIRA, F. C.; SOUZA, J.; RINALDI, I. P. B. A expansão da Educação Física no Ensino Superior brasileiro. Journal of Physical Education, v. 31, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3143 DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3143

CARVALHO, F. F. B. Recommendations of physical activity for (public) health: reflections in search of new horizons. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 2, 30 Aug. 2019. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i2.1199. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i2.1199

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100011 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100011

GATTI, B. A. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Revista de Ciências da Educação, v. 9, p. 7-18, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/SMLMT2>. Acesso em: 04 mar. 2021.

GOMES, C. C. O. B. O Enade em foco: uma análise das questões discursivas do componente formação geral. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Taubaté. Disponível em: <http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/950>. Acesso em: 12 mar. 2021.

GRIBOSKI, C. M. O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Estudos em avaliação educacional, v. 23, n. 53, p. 178-195, 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121920 DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121920

MANSKE, G. S.; OLIVEIRA, D. A formação do profissional de Educação Física e o Sistema Único de Saúde. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 191-210, 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p19 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p191

MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, v. 8, n. 15, p. 47-59, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.18316/2237-8049-2016.5 DOI: https://doi.org/10.18316/2237-8049-2016.5

MEDEIROS FILHO, A. E. C.; ROSEIRA, I. B. R.; PONTES JÚNIOR, J. A. F. Perfil socioeconômico e desempenho de estudantes de licenciatura em educação física no ENADE/BRASIL. Tendências pedagógicas, n. 35, p. 90-101, 2020. DOI: https://doi.org/10.15366/tp2020.35.008 DOI: https://doi.org/10.15366/tp2020.35.008

OLIVEIRA, R. C.; ANDRADE, D. R. Formação profissional em Educação Física para o setor da saúde e as diretrizes curriculares nacionais. Pensar a Prática, v. 19, n. 4, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42255 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42255

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

RABELO, I. S. R.; MEDEIROS FILHO, A. E. C.; GOMES, R. C. N. T. Perfil de desempenho dos estudantes de Educação Física na prova do Enade nas questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente. Revista IMPA, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020008 DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020008

REIS, R. G. A formação do educador físico na área da saúde: considerações para uma prática pedagógica crítica. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2016. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFF-2_8c5d492e92747c24c2e7c215827883be>. Acesso em: 27 fev. 2021.

SANTIAGO, M. L. E.; PEDROSA, J. I. S.; FERRAZ, A. S. M. A formação em saúde à luz do projeto pedagógico e das Diretrizes Curriculares da Educação Física. Movimento, v. 22, n. 2, pp. 443-457. 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115345745007>. Acesso em: 08 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.57988

Publicado

2023-04-10

Como Citar

FERREIRA JÚNIOR, P. M. Conhecimento em saúde no Enade como indicador da qualidade da formação em Educação Física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e022015, 2023. DOI: 10.51281/impa.e022015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8596. Acesso em: 20 abr. 2024.