Acesso e permanência no Ensino Superior: mapeamento de projetos custeados pelo FECOP no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025012

Palavras-chave:

Política Universitária, Investimento em Educação, Fundo Público

Resumo

O artigo mapeia projetos custeados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), no estado do Ceará, enfocando iniciativas de promoção do acesso e da permanência no Ensino Superior. Para isso, neste estudo documental de abordagem qualitativa, foram analisadas planilhas institucionais de um período de 20 anos (2005-2024). Sobre os projetos identificados, especificou-se o objetivo e o público-alvo, a secretaria estadual executora, o período de investimento e os recursos financeiros aprovados para cada proposta. Com um total de 6 propostas aprovadas, destacam-se um projeto de formação de professores e a concessão de bolsas para estudantes universitários. O levantamento permitiu traçar um panorama dos impactos do FECOP no combate às desigualdades no Ensino Superior, mas ressalta a necessidade de maior transparência em relação ao alcance das ações.

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Biografia do Autor

Antonio Cleiton Lino de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação (PPGE/UECE). Licenciado em Química (UECE) e especialista em Ensino de Química (UFPI). Membro do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq).

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

SOUSA, A. C. L. de. Acesso e permanência no Ensino Superior: mapeamento de projetos custeados pelo FECOP no Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025012, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15803. Acesso em: 5 dez. 2025.