Acesso e permanência no Ensino Superior: mapeamento de projetos custeados pelo FECOP no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025012Palavras-chave:
Política Universitária, Investimento em Educação, Fundo PúblicoResumo
O artigo mapeia projetos custeados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), no estado do Ceará, enfocando iniciativas de promoção do acesso e da permanência no Ensino Superior. Para isso, neste estudo documental de abordagem qualitativa, foram analisadas planilhas institucionais de um período de 20 anos (2005-2024). Sobre os projetos identificados, especificou-se o objetivo e o público-alvo, a secretaria estadual executora, o período de investimento e os recursos financeiros aprovados para cada proposta. Com um total de 6 propostas aprovadas, destacam-se um projeto de formação de professores e a concessão de bolsas para estudantes universitários. O levantamento permitiu traçar um panorama dos impactos do FECOP no combate às desigualdades no Ensino Superior, mas ressalta a necessidade de maior transparência em relação ao alcance das ações.
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Referências
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