Interseccionalidade nas universidades públicas do Ceará: práticas pedagógicas sob o olhar de mulheres negras universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024011

Palavras-chave:

Educação Superior, Raça, Gênero, Práticas pedagógicas

Resumo

Esse trabalho busca avaliar práticas pedagógicas sob o olhar de universitárias autodeclaradas negras que ingressaram na universidade por meio de cotas ou são assistidas por algum tipo de bolsa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com dez universitárias em duas universidades públicas no Ceará e a técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. As experiências relatadas revelam situações nas quais as alunas entendem que tiveram seu direito de fala cerceado ou foram tratadas de forma discriminatória, sendo subestimadas ou enfrentando avaliações humilhantes. O desgaste emocional é recorrente, evidenciando a importância da promoção de redes de apoio psicológico específicas. Verificou-se também que os currículos utilizados são eurocentrados. Portanto, conclui-se que é fundamental repensar novas práticas pedagógicas para construir uma educação mais equitativa, baseada em epistemologias que reflitam a diversidade étnico-cultural brasileira, a fim de descolonizar a universidade pública cearense.

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Biografia do Autor

Adriana Castro Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela UFC. Professora do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior na UFC. Atualmente coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e pela FUNCAP que investigam vivências acadêmicas de mulheres negras em universidades públicas.

Natália Viviane Santos de Menezes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Nutricionista, doutoranda no PPG em Educação da UFC, atua com ênfase em cultura alimentar afrodiaspórica e políticas públicas em educação. Servidora pública e pesquisadora no projeto “Mulheres Negras Cotistas na Universidade”.

Tainah Pinheiro Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da UFC. Servidora pública e pesquisadora no projeto “Mulheres Negras Cotistas na Universidade”.

Tamylle Kellen Arruda Prestes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicóloga, mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior na UFC. Servidora pública, psicóloga escolar educacional na UFC e pesquisadora no projeto “Mulheres Negras Cotistas na Universidade”.

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Publicado

2024-09-14

Como Citar

ARAÚJO, A. C.; MENEZES, N. V. S. de; MOREIRA, T. P.; PRESTES, T. K. A. Interseccionalidade nas universidades públicas do Ceará: práticas pedagógicas sob o olhar de mulheres negras universitárias. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024011, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13598. Acesso em: 7 dez. 2024.