Interseccionalidade nas universidades públicas do Ceará: práticas pedagógicas sob o olhar de mulheres negras universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024011

Palavras-chave:

Educação Superior, Raça, Gênero, Práticas pedagógicas

Resumo

Esse trabalho busca avaliar práticas pedagógicas sob o olhar de universitárias autodeclaradas negras que ingressaram na universidade por meio de cotas ou são assistidas por algum tipo de bolsa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com dez universitárias em duas universidades públicas no Ceará e a técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. As experiências relatadas revelam situações nas quais as alunas entendem que tiveram seu direito de fala cerceado ou foram tratadas de forma discriminatória, sendo subestimadas ou enfrentando avaliações humilhantes. O desgaste emocional é recorrente, evidenciando a importância da promoção de redes de apoio psicológico específicas. Verificou-se também que os currículos utilizados são eurocentrados. Portanto, conclui-se que é fundamental repensar novas práticas pedagógicas para construir uma educação mais equitativa, baseada em epistemologias que reflitam a diversidade étnico-cultural brasileira, a fim de descolonizar a universidade pública cearense.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Castro Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela UFC. Professora do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior na UFC. Atualmente coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e pela FUNCAP que investigam vivências acadêmicas de mulheres negras em universidades públicas.

Natália Viviane Santos de Menezes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Nutricionista, doutoranda no PPG em Educação da UFC, atua com ênfase em cultura alimentar afrodiaspórica e políticas públicas em educação. Servidora pública e pesquisadora no projeto “Mulheres Negras Cotistas na Universidade”.

Tainah Pinheiro Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da UFC. Servidora pública e pesquisadora no projeto “Mulheres Negras Cotistas na Universidade”.

Tamylle Kellen Arruda Prestes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicóloga, mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior na UFC. Servidora pública, psicóloga escolar educacional na UFC e pesquisadora no projeto “Mulheres Negras Cotistas na Universidade”.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF. 2012.

BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/msNmfGf74RqZsbpKYXxNKhm.

Acesso em: 29 jun. 2024.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CARVALHO, José Raimundo; OLIVEIRA, Victor Hugo. Violência Doméstica e seu Impacto no Mercado de Trabalho e na Produtividade das Mulheres. Relatório Executivo II e III. Primeira Onda - 2017 da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDF). Programa de Pós Graduação em Economia (CAEN).

COLLINS. Patricia Hill. Pensamento Feminista Negro: conhecimento, consciência e a política de empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

GERMANO, Grazielly dos Santos; COSTA, Kênia Gonçalves. Representação social das mulheres, relação de gênero, raça e classe: o que as cotas têm a ver com isso. Revista Humanidades e Inovação, Palmas - Tocantins, v. 6, n. 3, p. 177-187, abr. 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1018. Acesso em: 29 jun. 2024.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico de 2022: população e domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102011.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.

GERMANO. Grazielly dos Santos; COSTA, Kênia Gonçalves. Representação social das mulheres, relações de gênero, raça e classe: o que as cotas têm a ver com isso? Revista Humanidades e Inovação, v.6, n. 3. Palmas – TO. 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1018. Acesso em: 28 jun. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019. 244p.

MAIA, Heribaldo. Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades. Recife: Ruptura, 2022. 176p.

MARCONDES, Mariana Mazzini et al (org.). Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no brasil. Brasília: Ipea, 2013. 160 p. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=20978 Acesso em 29 jun. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.), Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 3a reimpressão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020.

NOGUEIRA, Simone Gibran; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Que educação das relações étnico-raciais queremos no século XXI? Uma leitura psicossocial e crítica da desumanização eurocêntrica e racista. Revista da ABPN, v.9, n. 22, p. 409-431, mar/jun. 2017. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/375. Acesso em 30 jun. 2024.

OLIVEIRA, Myrla Alves de; PRESTES, Tamylle Kellen Arruda. Saúde mental e a produção do sofrimento psíquico na educação. In: ALBUQUERQUE, Cynthia Studart et al (org.). Educação, Subjetividade e Saúde Mental na Realidade Brasileira. Fortaleza: EdUece, 2021. p. 127-137. Disponível em: https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2021/12/Ebook-Educação-Subjetividade-e-saúde-mental-VersãoFinal.pdf Acesso em: 29 jun. 2024.

SILVA, Kelly da; FERRARI, Anderson. Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 24, n. 44, p. 212-229, 29 dez. 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130 Acesso em 11 jun. 2024.

SILVA, Maurício. Da educação eurocêntrica à educação antirracista: uma introdução. Dialogia, São Paulo, n. 38, p. 1-10, e20213, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20213 Acesso em 30 jun. 2024.

Publicado

2024-09-14

Como Citar

ARAÚJO, A. C.; MENEZES, N. V. S. de; MOREIRA, T. P.; PRESTES, T. K. A. Interseccionalidade nas universidades públicas do Ceará: práticas pedagógicas sob o olhar de mulheres negras universitárias. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024011, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13598. Acesso em: 26 set. 2024.